8 vantagens incríveis do controle odontológico de prevenção

Todo mundo sabe que prevenir é melhor do que remediar. Afinal, antes evitar o problema do que ter que tratá-lo, não é verdade? Por isso, o controle odontológico de prevenção é tão importante para manter a saúde bucal em dia.

Muitas pessoas só buscam o dentista quando não tem mais jeito e a dor é insuportável. Essa prática traz prejuízos, muitas vezes, irreversíveis. Então, nada de procurar ajuda em último caso. Quer saber quais são as vantagens de fazer a prevenção odontológica? Continue a leitura e descubra!

Benefícios do controle odontológico de prevenção

1. Evita problemas bucais

Os especialistas dizem que o ideal é visitar o dentista de 6 em 6 meses quando a saúde bucal está boa (quando o paciente está em tratamento a frequência varia de acordo com o tipo de problema). Isso porque nesse tempo podem surgir alguns problemas que serão identificados na próxima consulta.

O dentista é capaz de avaliar e detectar inconvenientes no início, antes mesmo do paciente perceber que há algo de errado, e já indicar a solução. Por exemplo, um ponto de cárie que ainda não está dolorido, o profissional faz um procedimento que sela o dente e ali não evoluirá para algo pior.

Imagina que essa pessoa passe alguns anos sem ir ao consultório odontológico: só vai se dar conta do problema quando as dores aparecerem. Isso acontece com diversas outras doenças bucais, e essa é mais uma razão da importância da profilaxia.

2. Mantém a saúde bucal em dia

Para manter dentes saudáveis não basta apenas manter uma escovação correta em casa, o ideal é também ir a consultas de rotina, em que além da avaliação dos dentes, o dentista, geralmente, faz uma limpeza profunda, removendo as placas bacterianas, algo que somente com a escova não é possível.

Esse procedimento é fundamental para a saúde dos dentes e gengivas, pois previne o acúmulo de tártaro e, com isso, outros problemas bucais, como gengivites, periodontites e cáries.

3. Deixa o sorriso bonito

Quem não gostaria de ter um sorriso bonito, claro e alinhado? No fim das contas, ele é o nosso cartão de visita e impressiona à primeira vista. Fazendo o controle odontológico de prevenção é possível manter os dentes sempre bonitos e saudáveis. Além disso, o dentista pode sugerir as correções necessárias, com o uso de aparelho ortodôntico, fazer clareamento, aplicar facetas de porcelana, lentes de contato dental etc. Ou seja, tudo para que você tenha o sorriso dos sonhos!

O bom disso é que aumenta a autoestima e autoconfiança que são sentimentos essenciais para o nosso bem-estar. Portanto, este é mais um motivo para não deixar de visitar o dentista regularmente.

4. É mais em conta

Muita gente acha que consultar o dentista 2 vezes por ano fica caro, mas saiba que sai muito mais em conta do que só procurar o profissional quando o problema já está avançado. Um tratamento de canal, por exemplo, custa muito mais do que uma limpeza profunda nos dentes, não é mesmo? Além do financeiro, há o prejuízo do incômodo, da dor e, até mesmo, a demanda de tempo para fazer um tratamento desse tipo de problema.

Então, antes de pensar que o controle odontológico de prevenção tem valor alto, imagine que passar por todos os inconvenientes de um procedimento mais invasivo é muito mais custoso e dispendioso.

5. Previne a perda dentária

Perder um ou mais dentes é um prejuízo, e dos grandes. Isso porque, além de antiestético, a falta dentária modifica toda a arcada, movimentando os dentes, e traz problemas na mastigação. Tudo isso afeta diretamente a qualidade de vida do paciente que, muitas vezes, não consegue consumir os alimentos que mais gosta e tem a autoestima rebaixada por não se sentir confiante para sorrir.

Ao visitar o dentista regularmente, ele avaliará e detectará possíveis doenças que levam à perda do dente e indicará o tratamento para evitar a extração. Como exemplo temos as gengivites, cáries, periodontites, traumas dentais e outros tantos.

6. Afasta o mau hálito

mau hálito pode ser um problema de saúde bucal ou estomacal e é um inconveniente que afeta tanto a saúde quanto a vida social do paciente, já que ele evita de se socializar por medo de notarem o mau hálito. Ou seja, além de um problema de saúde o mau hálito pode ser um dos causadores da baixa autoestima.

Ele pode derivar de problemas bucais, como infecções, cáries, gengivites, periodontites etc. Condições essas que podem ser evitadas com o controle odontológico de prevenção.

7. Incentiva as crianças

É comum as crianças terem medo de dentista, principalmente porque veem os pais evitando as consultas odontológicas. No entanto, quanto mais cedo os pequenos forem ao profissional regularmente, menos receio eles terão dos tratamentos dentários.

Nas consultas para o público infantil, o odontopediatra examina e avalia a arcada dentária, prescreve tratamentos, se necessário, e orienta a criança como manter a higiene da boca em dia. Portanto, se você cresceu fugindo do dentista e sofreu por conta disso, nada é melhor do que incentivar o seu filho a cuidar da saúde bucal.

8. Cria boa relação com o dentista

Ter uma boa relação com o dentista é fundamental, pois nos deixa mais confiantes para passar pelos procedimentos. E como a gente consegue esse estreitamento com o profissional? Isso mesmo: passando pelas consultas de rotina!

Nada pior do que precisar de um dentista e não ter com quem contar, não é verdade? Imagine uma urgência e ter que passar por um profissional desconhecido porque você não tem nenhum outro de confiança em mente — é uma situação bem difícil.

Por conta disso, se você ainda não frequenta o dentista regularmente e não tem um profissional de confiança, busque por uma clínica odontológica que ofereça tecnologia de última geração e conte com especialistas competentes, como a Dentaly.

O controle odontológico de prevenção é a melhor maneira de evitar os problemas bucais e manter o sorriso bonito e radiante. Sendo assim, é imprescindível consultar o dentista regularmente para a avaliação da saúde bucal e profilaxia.

Já sabe onde encontrar uma clínica odontológica de confiança em Manaus? Conheça a Dentaly, um lugar que reúne os melhores profissionais com tecnologia de última geração. Ela oferece tratamentos estéticos e de saúde bucal para todas as idades. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!