carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Tratamento da gengivite: quais as principais recomendações?

Tratamento da gengivite: quais as principais recomendações?

02/01/2019

Gengivite é a inflamação decorrente da infecção dos tecidos de sustentação dos dentes. O tratamento da gengivite, se realizado no estágio inicial da doença, não gera grande dano ou prejuízo. Entretanto, com o passar do tempo, pode causar graves complicações, desencadeando em doença periodontal e comprometendo a saúde do paciente.

Pensando na importância de saber identificar os sintomas da doença para tratá-la imediatamente, elencamos alguns esclarecimentos sobre as causas da inflamação e os tratamentos possíveis para curá-la. Não deixe de conferir!

Quais são as causas da gengivite?

Uma das principais causas da gengivite é a limpeza bucal deficiente. A higienização precária dos dentes viabiliza o acúmulo de placas bacterianas nas diferentes regiões da cavidade bucal, onde se armazenam os resíduos de alimentos e a mucosa da boca. Com o passar do tempo, essa proliferação de microrganismos pode se transformar em tártaro. A produção de toxinas pelas bactérias, consequentemente, irrita a gengiva e desencadeia o problema da gengivite.

Além dessa, há inúmeras outras causas que podem ser atribuídas à irritação no tecido de sustentação dentário. Alterações hormonais, por exemplo, fragilizam a gengiva e fazem com que o paciente fique mais suscetível ao problema. O mesmo ocorre pelo uso do cigarro ou de substâncias do gênero.

Quais são os sintomas da doença?

Um dos sintomas da inflamação é a mudança da tonalidade da gengiva para vermelha ou roxa. Além disso, é comum a região ficar mais sensível e sangrar com frequência, principalmente durante a escovação dos dentes ou pelo uso do fio dental. O toque, portanto, é uma forma de perceber se o tecido está irritado e identificar a doença. A presença de secreção e pus ao redor dos dentes também é indício comum do problema.

Por esse motivo, em algumas situações mais avançadas, o paciente pode perceber mau hálito ou o gosto ruim na boca, identificando anormalidade quanto à saúde dos dentes.

Como é o tratamento da gengivite?

O acúmulo de bactérias é a causa da infecção. Assim,  o tratamento da gengivite deve buscar, ao máximo, a higienização adequada da boca para evitar o desenvolvimento da doença para estágios periodontais.

Nesse sentido, torna-se indispensável o uso diário do fio dental e a escovação periódica de maneira cuidadosa para não machucar ainda mais a cavidade bucal. Além disso, é importante utilizar enxaguante com flúor, a fim de combater a proliferação de bactérias e reduzir a sensibilidade dentária. 

Vale lembrar que, apesar de todos os cuidados, o acompanhamento odontológico especializado é fundamental. Em qualquer hipótese, deve ser o dentista o responsável por verificar qual é a terapêutica mais adequada para o caso e fazer o acompanhamento da saúde do paciente.

O tratamento da gengivite é, em geral, fácil de ser realizado. Entretanto, é necessário que o paciente, ao identificar os sintomas, busque imediatamente auxílio com um especialista da saúde bucal. Somente dessa forma ele poderá receber as recomendações adequadas sobre como proceder com os cuidados diários e evitar o desenvolvimento da periodontite.

E então, gostou do nosso conteúdo? Então, comente no post e compartilhe conosco sua experiência pessoal!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil