Você sabe quais são os tratamentos dentários para fumantes?

Devido à natureza pela qual a ação do tabagismo é realizada, é natural que a saúde bucal seja uma das áreas mais afetadas negativamente pelo ato. É muito importante, portanto, que um fumante tome cuidado extra com sua boca e dentes.

Um fumante pode impedir que os danos causados ​​pelo fumo causem mais problemas por meio do cuidado bucal adequado. Atualmente, existem vários tipos de tratamentos para fumantes para garantir a saúde bucal.

Fumar pode causar manchas nos dentes, doenças nas gengivas, perda dentária e, em casos mais graves, infecções. Assim, um dos efeitos do fumo é a coloração nos dentes devido à nicotina e ao alcatrão presentes no cigarro. Essas substâncias podem fazer com que seus dentes fiquem amarelados em um período de tempo muito curto.

É comum que fumantes pesados reclamem que seus dentes se tornaram quase marrons após alguns anos de tabagismo.Pensando nas frequentes reclamações, separamos alguns tratamentos dentários para que você possa voltar a sorrir sem ter vergonha de mostrar seus dentes. Confira!

Tratamento de clareamento

Clareamento dentário pode ser um modo muito eficiente de voltar à cor natural sem extrair qualquer superfície do dente. Não é possível realizar uma mudança de cor completa, mas pode-se clarear a tonalidade existente.

Converse com seu dentista antes de começar. Se você é um candidato, há três maneiras de colocar o brilho de volta em seu sorriso:

Clareamento com dentista profissional

Uma vantagem em ter um tratamento administrado pelo dentista é que a sua boca é geralmente limpa e examinada antes do tratamento. Os tratamentos clareadores profissionais podem tornar os dentes de quatro a seis tons mais brancos.

Outro benefício para o tratamento em consultório é que suas gengivas e boca estão protegidas enquanto os dentes são clareados.

Clareamento At-Home em dentista

Os produtos de branqueamento do tipo “faça-você-mesmo” também usam géis de peróxido, assim como outros ingredientes, incluindo agentes aromatizantes, água e glicerina. Seu dentista fará uma moldagem de sua boca e as reproduzirá para fazer moldeiras personalizadas. Você recebe um gel para aplicar nos dentes por meio das moldeiras e é instruído a usá-las algumas horas por dia durante um período de algumas semanas.

Clareamento natural

Seus dentes naturalmente amarelam com a idade, mas há algumas coisas que você pode fazer para evitar manchas nos dentes.

Limite de coloração de alimentos e bebidas

Café, vinho tinto, refrigerante e bagas escuras são infames para a coloração dos dentes.

Isso não indica que você deva evitá-los completamente, porém é preciso controlar a quantidade de tempo que essas substâncias ficam em contato com seus dentes.

Limite o açúcar em sua dieta

Se você deseja dentes mais claros, diminua seu consumo de açúcar. Uma dieta rica em açúcar acarreta o crescimento de bactérias Streptococcus mutans, o predominante tipo de bactéria causadora de placa e gengivite. Quando você consumir um alimento açucarado, escove os dentes logo depois de comer.

Obtenha bastante cálcio na sua dieta

Alguma descoloração dentária é provocada pelo esmalte que se desgasta e expõe a dentina por baixo, que possui a cor amarela. Logo, qualquer coisa que você realize para tonificar o esmalte dos seus dentes auxiliará a manter os dentes perolados e brancos.

Sempre lembrando que, o uso de uma boa pasta dental e escovação frequente fazem parte da manutenção do clareamento.

Tratamento de restaurações

Os procedimentos de restauração dentária são comuns aos dentistas em geral e envolvem o diagnóstico e tratamento de condições que afetam os dentes, as gengivas e as partes maxilofaciais.

A seguir, veja uma lista de procedimentos restaurativos comuns.

Coroa

Uma ponte dentária é um dispositivo personalizado ancorado a dentes vizinhos que substitui um ou mais dentes perdidos. Um dente — ou dentes — é substituído por uma prótese de aparência natural, que é mantida unida pelos dentes de cada lado.

Recheios Estéticos

Recheios de dentes estão entre os avanços mais modernos em odontologia. A colocação exata de compostos modernos permite que o dente seja o mais próximo possível de sua força original, da maneira mais conservadora.

Abrasão a ar e micro odontologia

A tecnologia de abrasão a ar usa um pó fino, chamado óxido de alumínio, sob pressão de ar para eliminar pequenas cavidades nos dentes sem a necessidade de anestesia ou agulhas.

Dentaduras Cosméticas

Dentaduras são um dispositivo restaurador comum usado para substituir dentes perdidos. Eles também podem ser usados ​​em bocas nas quais vários dentes precisam ser substituídos.

Tratamento com implantes dentários

A cirurgia de implante dentário é um procedimento que substitui as raízes dentárias por postes metálicos, semelhantes a parafusos e substitui os dentes danificados ou ausentes por dentes artificiais que parecem muito com os reais.

Ela pode oferecer uma alternativa satisfatória para pontes ou dentaduras que não se encaixam bem, sendo uma opção quando a falta de raízes de dentes naturais não permitem a substituição por próteses.

Tratamento das gengivas

A periodontia é conhecida principalmente por tratar de problemas relacionados à gengiva, porém ela trata de todos os tecidos e estruturas que promovem a fixação dos dentes e que os circundam.

Problemas como a gengivite e a periodontite são muito recorrentes nos consultórios. Além de tratar esses problemas, a periodontia também inclui a instrução do paciente sobre como prevenir problemas futuros.

Cuidar das gengivas e tecidos de sustentação dos dentes é extremamente importante, porque casos mais graves podem levar ao desgaste dos tecidos e à perda de dentes.

Geralmente, quem precisa mais desses procedimentos são os fumantes, pois os dentes ficam com uma cor indesejável, além de aumentar as bactérias bucais, e caso a pessoa não mantenha a higiene adequada o quadro pode se agravar. Então, não deixe de procurar um dentista de sua confiança para cuidar ou reparar algum problema decorrente do tabagismo.

Os tratamentos para fumantes devem ser tidos como uma situação séria, já que uma simples infecção de dente pode ocasionar a extração. Caso isso ocorra, existem restaurações que os deixam iguais aos naturais. Caso seja apenas uma cor mais amarelada, isso pode ser tratado com um procedimento mais brando.

Assim, você consegue todos esses procedimentos em nossa clínica, Dentaly, que já é referência e atende pacientes de forma eficaz por meio das mais altas tecnologias do mercado.

Gostou do post? Então receba as atualizações periódicas de nossos artigos ao assinar a nossa newsletter!