Você sabe o que são lentes de contato odontológicos e quais suas vantagens?

Um sorriso bonito eleva a autoestima de qualquer pessoa e contribui para o desenvolvimento da autoconfiança nos relacionamentos interpessoais. Nesse sentido, a odontologia estética tem avançado muito, proporcionando experiências únicas de bem-estar aos pacientes.

As lentes de contato odontológica são um desses procedimentos, que conquistam aqueles que desejam cuidar da beleza bucal, com a vantagem de proporcionar um resultado rápido e natural — pois são feitas com um material que tem o mesmo brilho e coloração do esmalte dentário.

Pensando em esclarecer melhor sobre esse tratamento, elencamos alguns tópicos explicativos sobre os benefícios das lentes de contato, explicando como ocorre a sua aplicação e como funciona o mock-up nesse processo. Confira nosso post e saiba mais!

O que são lentes de contato odontológica?

São próteses de porcelana ou cerâmica extremamente finas, com espessura que varia de 0,2 a 0,4 mm. São fixadas sobre os dentes anteriores — aqueles que ficam visíveis ao falar e sorrir — para corrigir as imperfeições provenientes da forma, do tamanho e da cor da arcada dentária.

O procedimento para aplicar esses laminados é sempre prescrito por um dentista e indicado em situações de:

  • manchas excessivas nos dentes;
  • fraturas ou fissuras pequenas;
  • dentição irregular;
  • espaço entre os dentes, condição chamada de diastema.

Como é feita a aplicação desses laminados?

Vale lembrar que — antes de iniciar qualquer procedimento — o dentista estudará as condições da saúde bucal do paciente, a sua anatomia dentária e, principalmente, se a fixação das lentes de contato odontológica é o tratamento ideal para o caso.

Antes da aplicação, as próteses são confeccionadas em laboratório de acordo com moldes detalhados que indicam o posicionamento ideal dos dentes na arcada do paciente. Afinal, o objetivo é atribuir maior harmonia a todo o rosto.

Mas como saber se o resultado final vai agradar? O paciente pode ficar tranquilo, pois uma das etapas do procedimento é o chamado mock-up — termo em inglês que indica modelo ou maquete.

Como funciona o mock-up?

Podemos chamar de um test-drive do tratamento, por que o mock-up permite saber como ficará o sorriso do paciente após a colocação das lentes de contato. Para isso, é feito um molde da arcada, que utiliza imagens intraorais obtida por meio de um scanner, além de considerar as expectativas da pessoa em relação ao procedimento.

A partir disso, os laminados são confeccionados em um material simples (como resina), porém com a mesma coloração e forma da lente definitiva. Assim, são encaixados na boca do paciente para que ele consiga saber como será o resultado do tratamento. Se ele aprovar, as próteses em porcelana ou cerâmica são confeccionadas, garantindo a precisão do procedimento.

Depois de confeccionada, a lente é fixada sobre o dente, que foi anteriormente preparado com a aplicação de um ácido. Logo em seguida, o dentista aplicará um cimento adesivo, além de outros produtos que serão responsáveis por fixar a prótese a longo prazo.

O diferencial desse laminado é que, em muitos casos, nem é necessário o desgaste na superfície dental para sua colocação. Além disso, todo o tratamento pode ser feito em 4 ou 5 consultas.

Quais as vantagens do uso das lentes?

Quer saber se vale a pena fazer o procedimento com as lentes de contato odontológica? Veja a seguir as principais vantagens.

Melhora a estética do sorriso

As lentes de contato são uma ótima opção para quem deseja reduzir imperfeições nos dentes e deixar o sorriso mais branco, uniforme e bonito. A prótese melhora a aparência bucal, harmonizando e tornando mais simétricas as expressões faciais. E agora que você sabe como funciona o mock-up pode fazer o procedimento sem medo.

É resistente a manchas

As lentes de contato odontológica também são resistentes a manchas provenientes de alimentos pigmentados ou ácidos. Além de manter um aspecto branco por mais tempo, elas protegem os dentes do amarelamento pelo desgaste do esmalte.

Apresenta resultados rápidos

Apesar de serem importantes, em geral, os tratamentos odontológicos levam tempo para surtir efeito. Nesse sentido, um dos benefícios da aplicação das lentes é a apresentação imediata de resultados. As tecnologias envolvidas na fixação da prótese agilizam significativamente a satisfação do paciente.

Eleva a autoestima

Um sorriso bonito encanta a todos, eleva a autoestima e melhora os relacionamentos profissionais e pessoais. Por esse motivo, cada vez mais, busca-se alinhar os cuidados com a saúde aos tratamentos estéticos, como o da lente de contato.

Quanto tempo elas duram?

Apesar de ser um material extremamente resistente, muita gente tem a preocupação com a durabilidade desses laminados. A dúvida é comum entre os pacientes, pois eles precisam saber de quanto em quanto tempo devem fazer a troca.

Saiba que, se a pessoa tomar alguns cuidados, a lente de contato dental pode durar 15 anos ou mais. Para isso, além de escolher uma clínica de referência, com dentistas especializados, é preciso também ter algumas precauções quanto à alimentação, limpeza bucal e, até mesmo, com alguns hábitos.

Veja a seguir as recomendações para garantir uma durabilidade maior dessas próteses:

  • não comer alimentos muito duros, como torresmo ou amendoim;
  • não roer unhas ou morder tampas de canetas;
  • fazer a higienização bucal completa, mas com o cuidado de escolher uma escova de cerdas macias. Além disso, seja sempre gentil com sua boca e faça movimentos suaves nessa limpeza, ou seja, não precisa colocar força na escova.

Além disso, uma dica importante é realizar as consultas no dentista a cada 3 ou 6 meses para que ele avalie sua saúde bucal em geral e a condição das lentes de contato odontológica. Caso o laminado sofra algum dano, ou seja, fratura, você deve procurar o especialista para fazer a substituição por uma nova peça e, assim, manter seu sorriso sempre bonito.

As lentes de contato odontológica é o procedimento estético ideal para quem deseja resultado imediato e duradouro de uma aparência bucal impecável. Vale ressaltar a importância de buscar profissionais qualificados, que saibam como funciona o mock-up e façam o acompanhamento completo do procedimento de aplicação da prótese. Assim, você garante um resultado perfeito e natural.

Ficou interessado nesse tratamento? Quer esclarecer mais alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe e veja como as lentes de contato dental podem transformar seu sorriso de maneira rápida.