carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Você sabe o que causa mau hálito? Confira neste post!

Você sabe o que causa mau hálito? Confira neste post!

10/10/2019

Saber o que causa mau hálito (halitose) é importante porque esse problema tem diversas causas e afeta pessoas de qualquer idade. Mas convenhamos que é muito desagradável e interfere negativamente nas relações pessoais e sociais.

Além disso, é importante ter atenção porque o odor ruim na boca muitas vezes indica que algo está errado e precisa de tratamento. Sendo assim, é fundamental entender quando ele pode ser considerado como normal e quando precisa de cuidados.

Neste artigo falaremos sobre as principais causa do mau hálito e apresentaremos algumas formas de combater esse problema. Continue lendo e veja como ter uma boca sempre saudável e com odor agradável!

O que causa mau hálito?

Como o que causa mau hálito são fatores muito distintos, é natural que essa condição se manifeste às vezes, mas ela passa espontaneamente quando fazemos a higiene bucal ou até mesmo bebemos água, por exemplo.

Mas é importante ter atenção se o odor ruim for persistente, porque nesse caso ele está indicando que algo está errado. O problema pode ser apenas com os hábitos ou apontar alguma doença bucal.

A seguir, listamos os principais fatores que levam à halitose para que você entenda quando ela é considerada normal ou não.

Má higiene bucal

Quando não realizamos uma boa higiene bucal os resíduos de alimento se acumulam na boca, sofrem fermentação e as bactérias se instalam ali, além de alterarem o pH da saliva. Tudo isso modifica o odor do hálito, deixando-o desagradável.

Cáries não tratadas

As cáries são causadas por bactérias que consomem resíduos de alimento e liberam ácidos, deteriorando o esmalte dentário. Quando essa lesão não é devidamente tratada, dependendo da sua extensão, também causa mau hálito.

Baixa produção de saliva

Beber pouca água desidrata as mucosas bucais porque reduz a produção de saliva, e isso facilita a proliferação de bactérias, além de alterar o pH da boca. A xerostomia (boca seca) também desencadeia o odor ruim, e pode ser causada pela desidratação, por medicamentos ou alterações nas glândulas salivares.

Inflamações e infecções bucais

Tecidos bucais doentes podem exalar um cheiro ruim, seja em função de bactérias, sangramentos ou da presença de pus. Por isso, condições como gengivite e periodontite causam alterações no cheiro da boca.

Problemas orgânicos

Mas não são apenas as inflamações e infecções na boca que causam mau hálito, pois quando elas afetam a garganta e as vias aéreas superiores isso também pode acontecer. Sendo assim, quadros de amigdalite, faringite e sinusite desencadeiam um odor ruim.

Ácidos estomacais na boca

Casos de refluxo gastroesofágico e bulimia alteram o odor da boca em função da presença de ácidos estomacais na cavidade bucal. Esses problemas exigem tratamento, porque além de alterarem o hálito, prejudicam o esmalte dos dentes.

Alguns alimentos

A explicação para o que causa mau hálito pode estar em nossos hábitos alimentares. É verdade que alimentos como leite e seus derivados, alho, cebola e repolho deixam um cheiro ruim na boca, mas nesse caso é um problema passageiro.

Jejum prolongado

Ficar muito tempo sem comer desencadeia reações em nosso organismo que levam à proliferação de gases mal cheirosos. Por isso, pela manhã é comum a boca estar com um cheiro ruim, o mesmo acontece quando pulamos uma refeição.

Como combater o mau hálito?

Entender o que causa o mau hálito em cada caso é a primeira medida para saber como combatê-lo. Isso pode exigir a ajuda de um dentista porque, como dito, esse problema pode ser sintoma de outro que precisa de tratamento.

De toda forma, a seguir listamos algumas formas de combater esse cheiro ruim na boca para deixar o hálito fresco e agradável. Confira!

Escove os dentes após cada refeição

Procure fazer a higiene bucal sempre que você consumir algum alimento. Isso evitará a formação da placa bacteriana e manterá o seu hálito mais fresco. Lembrando que essa é uma medida essencial para prevenir também outros problemas bucais, como as cáries, o tártaro e a gengivite.

Use o fio dental pelo menos uma vez por dia

A escovação precisa ser complementada com fio dental porque as cerdas da escova não alcançam os vãos entre os dentes. Ali também se acumulam resíduos de alimento que provocam os mesmos efeitos negativos de não higienizarmos os dentes.

Higienize a língua também

Não são apenas os dentes que acumulam resíduos de alimento porque eles também se depositam sobre a língua e provocam um problema chamado saburra lingual. Ela pode ser removida com a escova de dentes ou então usando um raspador específico.

Evite alguns alimentos

Como o consumo de alguns alimentos altera o odor da boca, você pode evitar o consumo deles quando tiver algum compromisso ou se estiver fora de casa. Outra alternativa é reduzir a quantidade ingerida e fazer a higiene bucal em seguida.

Beba bastante água

Beber bastante água ao longo do dia é a melhor forma de manter a hidratação do organismo. Assim, a produção de saliva estará adequada e o pH dela também, evitando o odor ruim e fazendo a prevenção de outros problemas bucais.

Trate problemas bucais e orgânicos

Se você for diagnosticado com algum problema bucal ou estiver passando por determinada condição orgânica, como o refluxo, é importante buscar o devido tratamento. Desse modo, além de ficar com o hálito mais agradável você evitará o agravamento dessas condições, levando a outras mais complexas.

Veja possibilidade de substituir sua medicação

Caso você faça uso de algum medicamento contínuo observe na bula se ele causa o problema de boca seca ou alterações na saliva. Converse com seu médico sobre a possibilidade de substituir a substância por uma que não provoque esses efeitos colaterais.

Saber o que causa mau hálito é importante assim como se cuidar em casa. Mas não se esqueça de que é fundamental ir ao dentista a cada seis meses. Ele avaliará sua boca, fará a limpeza de consultório para eliminar resíduos que a escova não remove e tratará possíveis problemas no começo, para que não abalem sua saúde bucal e você tenha sempre um belo sorriso.

Gostou deste post? Então siga nossas redes sociais para acompanhar outros temas interessantes como esse! Estamos no FacebookTwitterInstagram e YouTube!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil