Veja os hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Todo mundo sabe que para manter a saúde bucal em dia é preciso escovar os dentes após as refeições e passar o fio dental diariamente. O que poucos conhecem é que alguns maus hábitos prejudicam, e muito, essa questão.

Tendo isso em vista, é importante saber como cuidar da boca para evitar os problemas e garantir um sorriso bonito e saudável por toda a vida. Afinal, quem não quer sorrir sem medo por aí, não é mesmo? Quer saber quais são os hábitos inimigos dos dentes? Então continue a leitura, pois neste post explicaremos tudo para você, confira!

Escovar os dentes com muita força

Muita gente acha que para deixar os dentes limpinhos é preciso empregar força na hora da escovação. Mas isso está muito errado! Quando fazemos isso, ocasionamos lesões nas gengivas que podem levar à retração gengival — condição em que a porção de gengiva que recobre o dente diminui expondo a raiz, e que não tem cura —, além de propiciar maior desgaste dos dentes.

Por isso, devemos escolher uma escova de cerdas macias e fazer movimentos suaves. O que vai deixar a boca e os dentes limpos é a higienização bucal correta com fio dental e escova interdental para alcançar os lugares mais difíceis.

Usar palito de dentes

Embora o nome do objeto seja palito de dentes, o uso correto dele é somente para espetar alimentos, como petiscos e etc. O hábito de palitar os dentes, além de desagradável quando é feito à mesa, traz danos à saúde bucal. Isso porque machuca as gengivas, deixando-as mais suscetíveis às inflamações e sendo porta de entrada para bactérias nocivas.

Dessa maneira, para retirar qualquer resto de comida dos dentes, o ideal é usar o fio dental. Assim, você não lesa a sua boca, a deixa mais limpa e longe das cáries e placas bacterianas.

Fumar

Está aí um hábito que tem diversas contraindicações, já que afeta todo o organismo. O tabagismo é o causador de diversas doenças que muita gente nem sabe que estão ligadas a ele, como a hipertensão. Focando na saúde bucal, é comum as pessoas pensarem que ele só é responsável pelo escurecimento dos dentes, o que já é bem ruim. Mas, na verdade, ele também causa gengivites, periodontites, retração da gengiva e, até mesmo, câncer oral.

Roer as unhas

Você sabia que roer as unhas não só as deixam mais fracas e com aparência desleixada, como também pode trazer riscos à saúde bucal? Pois é isso mesmo! Esse hábito tão comum e que parece inocente é mais ofensivo do que você imagina.

Quando se rói as unhas, ocorre um maior desgaste dos dentes. Além do mais, bactérias e fungos presentes nas mãos vão diretos para a boca, gerando infecções que a pessoa provavelmente não associa a esse hábito. Portanto, para não correr o risco, é melhor abandonar a mania.

Abrir garrafas com os dentes

Sempre tem um amigo ou conhecido que consegue abrir garrafas com os dentes e faz demonstrações dessa façanha. Apesar de muita gente achar isso legal, a saúde bucal fica prejudicada. Afinal, esse feito desgasta ou pode levar à perda ou à fratura dos dentes, além de machucados e cortes nas gengivas, língua e lábios.

Aliás, não só esse como em outros hábitos, em que as pessoas utilizam os dentes como algum tipo de ferramenta causam problemas. Portanto, se você é adepto dessa prática, é melhor buscar outro jeito de surpreender seus amigos, ok?

Não trocar a escova de dente

Você troca sua escova de dente de 3 em 3 meses? Se a resposta for sim, está de parabéns. Agora se for uma negativa, está colocando a saúde bucal mais uma vez em risco! Uma escova com cerdas desgastadas, além de não cumprir o seu papel como deveria (limpar os dentes e a língua), pode lesionar as gengivas e ser fonte de bactérias. Sendo assim, não se esqueça de ter uma escova reserva para fazer a troca no tempo adequado e preservar sua boca saudável.

Não beber água

Beber água na quantidade recomendada é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Isso inclui as funções bucais, pois a produção de saliva depende diretamente da hidratação.

Com poucos fluidos na boca, os dentes e gengivas ficam expostos às agressões, como cáries e outras bactérias, além de favorecer o mau hálito. Ao beber água você está ajudando a remover restos de alimentos que ficam entre os dentes. Portanto, deixe sempre uma garrafinha desse líquido à mão e não espere sentir sede para se hidratar.

Mastigar sempre com o mesmo lado

A maioria das pessoas tem um lado que gosta mais de mastigar, seja porque é mais confortável ou por costume mesmo. O que grande parte não sabe é que esse hábito faz com que haja um desgaste maior de um lado da arcada dentária do que do outro. Isso leva a um desajuste que atinge a articulação da mandíbula e os músculos orofaciais. Sabendo disso, preste mais atenção na hora de comer para variar os lados em que mastiga e não sofrer depois.

Não ir ao dentista com frequência

Qual foi a última vez que você foi ao dentista? Esperamos que a resposta seja de no máximo 6 meses. Tem gente que procura esse profissional somente quando a dor aperta. O que é um grande erro, pois pode ser tarde demais.

Consultar o dentista regularmente ajuda na prevenção de doenças bucais e no diagnóstico precoce delas, o que facilita o tratamento. Além disso, a limpeza realizada no consultório ajuda a manter dentes e gengivas saudáveis. Por conta disso, faça do dentista o seu maior aliado nessa missão.

Para ter uma boa saúde bucal é preciso ir além dos bons hábitos de higiene. É necessário também abandonar costumes que são prejudiciais aos dentes e a todas as estruturas da boca. Se você ainda pratica uma ou mais dessas atitudes, o melhor é se desfazer delas para garantir um sorriso ainda mais bonito e saudável.

Nosso post ajudou você? E que tal receber todas as nossas novidades diretamente na sua caixa de e-mail? Então, assine a nossa newsletter e saiba de tudo em primeira mão!