carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Faça um tour virtual em nossa empresa

Toque ou clique e arraste para ver em volta.

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Veja os cuidados com os dentes durante a gestação

Veja os cuidados com os dentes durante a gestação

01/10/2018

A gravidez é um momento de grandes transformações para a vida das mulheres. Entre os preparativos, a expectativa para o futuro e os enjoos matinais, muitas mães podem acabar descuidando da saúde bucal — justo quando ela mais precisa de atenção. Para isso, a odontologia para gestantes indica cuidados com os dentes durante a gestação.

Mulheres grávidas podem ter pré-disposição para o surgimento de gengivites e outros problemas bucais. Alguns deles podem, inclusive, fazer mal para o bebê. Por isso, todo cuidado é necessário nesse momento tão especial. Confira as dicas para esse período e como garantir a tranquilidade durante ele!

Qual é a importância da odontologia para gestantes?

Durante a gravidez, é comum que as mulheres desenvolvam uma preocupação maior com a saúde. Porém, algumas podem levar esse receio ao extremo e acabar suspendendo as idas ao dentista por medo de complicações. No entanto, o efeito é justamente o contrário: além de um mito, a falta de acompanhamento da odontologia para gestantes pode levar a uma série de consequências negativas.

Para se ter ideia da gravidade, alguns estudos apontam indícios de uma relação entre a falta de higiene bucal e o parto prematuro. Outras condições possivelmente associadas são quadros de pressão alta e outros prejuízos para o bebê.

Por isso, é de suma importância visitar um consultório odontológico logo no início da gestação. Se possível, é recomendando fazer a consulta mesmo antes, assim que se tiver planos de engravidar. Isso porque é preciso fazer um check-up da saúde bucal e tratar possíveis problemas para garantir que a gravidez acontecerá sem maiores riscos.

Quais cuidados com os dentes se deve ter durante a gestação?

Ter os cuidados adequados com os dentes é essencial durante todas as fases da vida, da infância ao envelhecimento. Assim, não seria diferente durante um momento tão delicado como a gravidez. Para garantir que esse período seja repleto apenas de tranquilidade e felicidade, é importante seguir as seguintes dicas:

1. Escolher um creme dental adequado

Durante os primeiros meses de gestação, algumas mulheres podem experimentar enjoos pela manhã. Para evitar o agravamento dos sintomas, é recomendado o uso de cremes dentais com sabores suaves, que têm menos chances de causar ou piorar essa condição. Nesse caso, vale o teste até encontrar o produto ideal, além de pedir orientação para o seu dentista.

2. Fazer a correta higiene bucal

Dois problemas são muito comuns entre as grávidas: o surgimento de cáries e de doenças periodontais, como a gengivite. Isso se dá por uma série de fatores que incluem desde as mudanças hormonais sofridas pelas mulheres até o aumento de consumo de doces e a negligência com a saúde bucal durante esse período. Muitas gestantes aumentam o número de refeições durante a gravidez, mas não incorporam a adequada higiene bucal a esse novo comportamento.

É fundamental, portanto, fazer a escovação após cada alimentação, mesmo que seja apenas um "lanchinho". Além disso, o uso diário de fio dental e semanal de enxaguante (de preferência sem álcool e com sabores suaves) são dois aliados para garantir a correta limpeza da região e a prevenção de doenças.

Algumas mulheres podem apresentar um quadro de sensibilidade nos dentes durante a gravidez. Por isso, é recomendado o uso de uma escova macia que não desgaste o esmalte dentário. Além disso, como já foi dito, alguns quadros de gengivite podem estar associados a danos ao bebê e até mesmo à ocorrência de parto prematuro. Por isso, seguir corretamente esses cuidados é essencial.

3. Tomar cuidado com raio-X

Muitas pessoas acreditam que é proibido fazer raio-X durante a gestação. Porém, esse tipo de exame é liberado desde que sejam seguidas algumas recomendações.

Primeiramente, deve-se evitar a sua realização nos primeiros três meses da gravidez, salvo em casos especiais com a autorização do seu médico e dentista. Além disso, para quando esse procedimento é recomendado, é preciso usar durante a sessão proteção adequada com avental ou colete de chumbo. Na dúvida, sempre se oriente com profissionais da área da saúde.

4. Ter uma alimentação adequada

A ingestão de alguns alimentos, como doces e aqueles ricos em amido, pode levar a um quadro de excesso de ácido em contato com os dentes, desgastando o esmalte dentário e aumentando as chances de aparecimento de cáries.

Além disso, alguns tipos de comidas e bebidas podem agravar o quadro de sensibilidade dentária, comum em algumas gestantes. Por isso, é preciso contar com a orientação do dentista e evitar o consumo de alimentos que desencadeiem essa condição. Assim, é importante manter uma alimentação equilibrada, lembrando-se de sempre escovar os dentes após cada refeição.

5. Fazer pré-natal odontológico

pré-natal odontológico é um momento de avaliação e cuidados com os dentes durante a gestação. É nessa ocasião que o dentista vai avaliar a presença de qualquer problema e recomendar as ações necessárias para garantir a saúde bucal da futura mamãe.

6. Visitar o dentista regularmente

Assim, é fundamental visitar o dentista regularmente, durante a gestação e mesmo durante a fase de planejamento da gravidez. Comunique o profissional sobre a condição assim que possível e, especialmente, em situações de emergência. Nesses casos, é importante avisar sobre a gravidez e medicamentes que se está tomando. Assim, o profissional se preparará para realizar o atendimento da maneira mais segura para mãe e filho.

O que esperar em uma consulta durante a gravidez?

Algumas condições são bastante comuns durante a gestação, exigindo acompanhamento do dentista para prevenção e tratamento, caso seja necessário. Assim, a consulta durante esse período servirá para fazer esse diagnóstico e indicar quais devem ser os cuidados posteriores para evitar o surgimento de complicações. Entre os problemas mais comuns estão:

Boca seca

Algumas gestantes podem apresentar boca seca durante esse período, o que facilita o surgimento de cáries e infecções. Por isso, é importante hidratar-se bastante.

Erosão do esmalte dos dentes

Em decorrência das náuseas comuns nos primeiros meses de gestação, pode ocorrer o desgaste do esmalte dentário devido à presença de ácidos na boca. Seu dentista indicará soluções que podem reduzir os riscos dessa condição.

Gengivite

As alterações hormonais e a negligência da saúde bucal durante a gravidez podem causar a gengivite, que além de incômoda pode causar prejuízos ao bebê e à gestação. Por isso, o acompanhamento próximo do dentista é necessário para evitar e tratar essa doença.

Assim, durante a consulta, este profissional se certificará da ausência desses problemas e indicará as recomendações necessárias. Lembrando que é de suma importância avisá-lo sobre a gestação, pois alguns procedimentos realizados no consultório podem ser prejudicais ao bebê.

Em resumo, seguindo essas recomendações, é possível ter uma gravidez tranquila e saudável, sem o surgimento de problemas que possam colocar em risco a saúde bucal e o bem-estar da mãe e do filho.

Agora, você já sabe qual é a importância da odontologia para gestantes. Assine a nossa newsletter para receber mais dicas sobre cuidados com os dentes durante a gestação e todas as demais etapas da vida!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil