Veja agora como escolher a pasta de dente ideal

Manter um sorriso bonito nem sempre é fácil, e exige uma série de cuidados diários. Dentre eles, está a escovação bucal com pasta de dente adequada, de acordo com a sua saúde oral.

Pensando na importância de estar atento aos produtos utilizados para higienizar os dentes, elencamos algumas dicas para que você saiba escolher corretamente o seu creme dental e mantenha a saúde e a estética bucal em dia. Não deixe de conferir!

Qual é a importância de escolher uma pasta de dente adequada?

É de conhecimento comum que a higienização dos dentes é importante para a manutenção da saúde bucal. Entretanto, poucos têm conhecimento do papel que o produto escolhido assume na limpeza. O creme dental é responsável por fortalecer os dentes e criar uma camada que protege a boca contra a proliferação de bactérias que causam cáries e uma série de malefícios.

Como escolher a pasta de dente ideal?

Verifique o nível de abrasividade

Algumas pastas de dente presentes no mercado conseguem clarear manchas amareladas decorrentes do consumo de alimentos e de bebidas ácidas ou pigmentadas. O uso de produtos com nível adequado de abrasividade pode contribuir muito para tratamentos estéticos odontológicos.

O uso excessivo deles, entretanto, pode danificar os dentes ou aumentar a sensibilidade. Por esse motivo, é sempre interessante buscar a orientação de um dentista antes da compra e não utilizar esse tipo de creme por mais de duas vezes na semana.

Observe a presença de flúor

A presença do flúor, em quantidade adequada, pode prevenir o surgimento de cáries e proteger os dentes contra a proliferação de bactérias prejudiciais. O uso desses produtos pode auxiliar no combate às doenças periodontais e à gengivite, por exemplo.

Estima-se que o nível ideal dessa substância para que ela tenha efeito desejável está entre 1000 a 1500 ppm (partes por milhão). Entretanto, esses cremes também devem ser usados com moderação, cerca de duas vezes por semana, e sempre indicados pelo dentista responsável por avaliar seu quadro de saúde bucal.

Certifique-se de que o creme trata a sensibilidade

Algumas pessoas sentem dor excessiva ao ingerir alimentos quentes ou frios. Essa sensação decorre da sensibilidade e pode estar ligada a vários fatores, como o desgaste dos dentes. Alguns cremes dentais, entretanto, podem contribuir para o tratamento odontológico e amenizar o incômodo. Geralmente, essas pastas vêm com clara especificação na embalagem e contêm substâncias que obstruem os canalículos dos dentes.

Como escolher a pasta de dente ideal no mercado?

É interessante, antes de escolher uma pasta, marcar consulta com um dentista que avalie o seu quadro de saúde bucal e identifique quais são os problemas que devem ser tratados. Caso o dentista não tenha indicado um produto, busque ler os rótulos de cada um deles e verifique as contraindicações, procurando um que esteja adequado às suas necessidades. Afinal, cada pessoa tem sua própria demanda estética e de saúde.

A escolha da pasta de dente nem sempre é fácil. Ainda mais quando no mercado há inúmeras opções, com as mais diversas possibilidades. Por esse motivo, é importante estar atento às funções do creme e às recomendações para o seu uso. O alto nível de abrasividade no produto, por exemplo, apesar de clarear e higienizar os dentes, aumenta a sensibilidade e corrói a proteção natural da arcada, se utilizada em excesso.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro das novidades e não perder nenhum de nossos artigos, assine a newsletter!