carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Veja 4 dicas para acabar com o medo de ir ao dentista

Veja 4 dicas para acabar com o medo de ir ao dentista

29/11/2018

O medo de ir ao dentista atravessa séculos na história e remonta aos tempos em que a medicina era ainda precária e sinônimo de dor. Entretanto, mesmo com o avanço das tecnologias, o temor ainda é atual para muitas pessoas. Isso, sem dúvidas, oferece inúmeros prejuízos à saúde dos dentes.

Tendo em vista que a superação desse medo é essencial para a realização de um tratamento dentário eficiente, elencamos 4 dicas para que o paciente consiga frequentar um consultório odontológico sem receio. Confira!

Como acabar com o medo de ir ao dentista

1. Fale com um dentista

A forma mais eficaz para superar o medo de ir ao dentista é admitindo o receio pelos tratamentos odontológicos e conversando com um profissional sobre o assunto. Afinal, diariamente esses especialistas da saúde bucal se deparam com pacientes que se encontram na mesma situação e, por terem essa experiência, sabem como guiar o diálogo e dar dicas de como encarar ansiedade.

A conversa certamente deixará o paciente mais confortável e seguro no consultório, sendo um grande passo para que ele entenda a origem de seu medo e, aos poucos, destrua as barreiras pessoais.

2. Esclareça suas dúvidas

Muitos medos têm origem no desconhecimento sobre os tratamentos odontológicos e, eventualmente, sobre o próprio trabalho do profissional da saúde bucal. Por esse motivo, é importante buscar sobre o tema e se informar, de preferência com um dentista de confiança. Não se deve ter medo de fazer perguntas francas. Afinal, como dito anteriormente, muitos receios advém da noção ultrapassada em torno da medicina.

Alguns procedimentos já avançaram muito e, cada vez mais, as áreas da saúde têm se preocupado em oferecer o máximo de conforto ao paciente, com técnicas menos invasivas e indolores.

3. Peça anestesia em procedimentos mais dolorosos

Se o paciente passar por essas etapas e, ainda assim, se sentir inseguro para realizar procedimentos, poderá solicitar ao dentista a utilização de anestesia em tratamentos mais incômodos ou a técnica da sedação consciente. Assim, traumas serão evitados e haverá um efeito psicológico positivo de segurança, uma vez que a pessoa observa que não há nada fora do comum.

Além disso, o profissional da saúde bucal se encontrará em posição mais confortável para concluir o tratamento, sem ter que interrompê-lo. Isso também agiliza a consulta e alivia as tensões, tanto do paciente quanto do dentista.

4. Evite ficar passivo diante do medo

A melhor forma de perder o medo é encarando-o com naturalidade. Ficar passivo diante do receio apenas criará mais barreiras para a sua superação. Por esse motivo, é importante criar combinados consigo mesmo para frequentar o consultório. Um método interessante para evitar a inércia é marcar a consulta ao dentista para o mesmo dia ou para o dia posterior ao da ligação. Assim, você não terá tempo para desistir nem para desenvolver uma ansiedade desnecessária em torno do consultório. 

O medo de ir ao dentista é recorrente em todas as idades, e a melhor maneira de superá-lo é buscando um profissional de confiança para ajudar nesse processo. Vele lembrar que o paciente não deve sentir vergonha de admitir seu temor. Afinal, todos carregam, naturalmente, limitações. Se o medo for excessivo, entretanto, recomenta-se a busca por um psicólogo que possa identificar com maior propriedade as causas do problema.

E então? Gostou das nossas dicas? Para não perder nenhum de nossos conteúdos, assine a newsletter e fique por dentro das novidades!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil