Tratamento com invisalign: como funciona e quais os benefícios?

Cada vez mais aumenta a procura pelo tratamento com Invisalign; afinal, ele é uma excelente alternativa de aparelho ortodôntico estético. Isso significa que faz as devidas correções no sorriso, mas sem afetar de forma drástica a aparência.

Essa valorização estética é apenas um dos vários benefícios que esse dispositivo oferece a partir de uma tecnologia moderna. Ele também proporciona conforto e cuidado com a saúde bucal — e por isso está caindo no gosto de quem precisa alinhar os dentes.

Apesar de toda essa popularidade, muita gente ainda não sabe exatamente o que é o Invisalign e de que maneira ele funciona. Pensando nisso, preparamos este artigo para trazer informações que ajudarão a entender seu funcionamento, quem pode usá-lo e as vantagens de optar por esse tipo de aparelho. Continue lendo!

O que é o Invisalign?

É possível escolher entre diversos tipos de dispositivos, mas o Invisalign tem chamado muito a atenção de quem deseja alcançar o sorriso perfeito. Ele também é um tipo de aparelho ortodôntico, mas sua estrutura é diferente daqueles convencionais.

O Invisalign, na verdade, é um alinhador. Ele não é composto por bráquetes, borrachinhas, fios ortodônticos e outras peças que caracterizam os dispositivos tradicionais. Seu design é semelhante ao das moldeiras, utilizadas para fazer clareamento dentário em casa, ou ao das placas miorrelaxantes, indicadas para pessoas com bruxismo.

É feito de um material totalmente transparente e se encaixa nos dentes como se fosse uma capa. Faz a modelagem perfeita do esmalte. Por isso, fica muito discreto na boca, muitas vezes passando despercebido. Assim, a pessoa faz o tratamento com Invisalign sem parecer que está corrigindo a posição dos seus dentes.

Como o Invisalign funciona?

Talvez você esteja se perguntando como o Invisalign funciona, já que ele não tem nenhum tipo de estrutura para promover a movimentação dentária. Esse é mais um grande diferencial desse aparelho ortodôntico, porque, durante o tratamento, não é utilizado apenas um, como acontece na técnica convencional.

São confeccionados vários alinhadores que serão utilizados em sequência pelo paciente. Cada um deles apresenta uma pequena diferença do seu anterior, aproximando-se cada vez mais do resultado desejado para deixar os dentes totalmente alinhados.

Ao longo do tratamento, o paciente troca de alinhador no período de cerca de duas semanas. Essa troca é equivalente às consultas de rotina para ativar o aparelho fixo com bráquetes. Então, sempre que o dispositivo é substituído, a movimentação dentária é estimulada mais uma vez.

Quem pode usar o Invisalign?

Em função da grande procura pelo tratamento com Invisalign, hoje podemos encontrar diversos tipos dele no mercado, indicados para pessoas de todas as idades. Não somente os adultos podem usar esse aparelho, pois existem também versões para adolescentes e crianças.

Portanto, ele é indicado para todos que precisam corrigir a posição de dentes desalinhados, mal posicionados ou com giros. Para os adolescentes, há uma versão que ajuda a identificar se o aparelho está sendo utilizado pelo tempo certo, uma vez que ele pode ser retirado da boca.

As crianças podem usar o Invisalign tanto para corrigir a posição dos dentes quanto para preservar os espaços, a fim de que os permanentes nasçam na posição correta. Sendo assim, esse dispositivo também é indicado para a ortodontia preventiva durante a infância.

Existem poucos casos em que o Invisalign não é a melhor opção. Isso acontece para pessoas que apresentam problemas mais complexos de apinhamentos e desalinhamentos. O mesmo se dá para aqueles com alterações na mordida. No mais, qualquer pessoa pode fazer tratamento com Invisalign.

Como é o tratamento com Invisalign?

É importante saber que não encontramos o Invisalign pronto para ser adquirido no mercado. Ele é feito sob medida para cada paciente. Sendo assim, o seu tratamento é totalmente personalizado e precisa passar por um planejamento antes de ser iniciado.

Tudo começa com a consulta de avaliação para observar se esse dispositivo pode ser utilizado. Então, o dentista solicita exames para conhecer a anatomia do paciente e também faz a captura de imagens intraorais, a fim de observar detalhadamente a posição atual dos dentes.

Esses materiais são transferidos para um computador e, com o auxílio de um software, o especialista faz o planejamento do tratamento. Ele define quais serão suas etapas e o resultado que se pretende alcançar. Sim, o paciente consegue ver como seu sorriso ficará no final!

Com base nesse projeto, a sequência de alinhadores será confeccionada, conforme dito, com pequenas diferenças entre cada um deles para estimular as movimentações dentárias. Assim que eles estiverem prontos, o paciente começará a utilizar o primeiro alinhador.

Nas consultas de rotina, o dentista observa o progresso feito e recomenda a troca do alinhador. Basta desencaixar um aparelho e encaixar o outro, sem qualquer complicação, desconforto ou dor para o paciente. Tudo muito rápido e simples!

Quais benefícios o Invisalign oferece?

Pelas explicações que deixamos até agora, foi possível perceber por que o tratamento com Invisalign está se tornando uma grande tendência, não é mesmo? Mas agora mostraremos os vários benefícios que esse dispositivo oferece e você entenderá definitivamente porque ele é uma excelente opção para pessoas de todas as idades. Confira!

Previsibilidade do tratamento

Uma vez que o tratamento com Invisalign passa por um planejamento, os resultados que serão alcançados são muito mais previsíveis. O próprio paciente pode observar como seu sorriso ficará, ou seja, ele saberá antecipadamente como será a sua imagem.

Conforto para o paciente

Por não conter peças metálicas e componentes que causam atrito na boca, o Invisalign é muito mais confortável. Seu material é liso, evitando que as bochechas ou os lábios se machuquem, o que também previne pequenos acidentes por causa de pancadas, por exemplo.

Resultados mais rápidos

Os alinhadores são trocados, geralmente, a cada duas semanas. Sendo assim, os resultados acontecem de forma mais rápida em comparação com o aparelho fixo convencional. Isso porque as movimentações são estimuladas apenas uma vez por mês no tratamento tradicional.

Valorização estética

Conforme dito, o Invisalign é confeccionado em um material totalmente transparente. Assim, quando a pessoa sorri, ele não aparece, ou fica tão discreto que é quase imperceptível. De toda forma, não provoca impactos expressivos na aparência, como acontece com os dispositivos metálicos.

Consultas menos demoradas

Nas consultas de rotina do tratamento com Invisalign não há peças e componentes para serem substituídos. Por isso, elas também costumam ser bem menos demorados. Basta apenas a avaliação do dentista e a recomendação de trocar ou não o alinhador!

Mais praticidade

Uma das grandes vantagens do Invisalign é o fato de que ele é um dispositivo móvel, ou seja, pode ser retirado da boca pelo paciente sempre que necessário. Sendo assim, existe mais liberdade para mastigar e muito mais praticidade para higienizar os dentes e o próprio dispositivo.

Cuidado com a saúde bucal

Como o Invisalign pode ser retirado da boca durante a alimentação, ele não acumula resíduos, o que evita a proliferação de bactérias. Além disso, escovar os dentes é um processo totalmente natural, já que não existe nenhuma peça ou componente impedindo a escova e o fio dental de alcançarem todos os cantos.

O que você achou do tratamento com Invisalign? Muito interessante, não é mesmo? Você sabia que na Dentaly você pode cuidar do seu sorriso com ele? Nós trabalhamos com o que há de mais moderno em técnicas, equipamentos e materiais. Por isso, garantimos um atendimento de qualidade para alcançar os resultados que você deseja, cuidando da sua aparência e saúde bucal!

Quer saber mais? Então entre em contato conosco para conversar com a nossa equipe, esclarecer suas dúvidas ou agendar um horário!