carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Tire suas dúvidas sobre o papel da odontopediatria!

Tire suas dúvidas sobre o papel da odontopediatria!

29/03/2019

Cuidar da saúde bucal é importante em qualquer estágio da vida, afinal, um belo sorriso é o nosso cartão de visitas. Se esses cuidados são essenciais para o adulto, imagina para as crianças? É igualmente necessário e é aí que entra a odontopediatria.

Você sabe a importância e qual a sua função? Se não conhece, nós vamos explicar. Esse tipo de especialista é responsável por cuidar dos dentes e tudo relacionado à boca das crianças e adolescentes. É essencial ter esse direcionamento desde novo, para que seja trabalhada a educação sobre a saúde bucal.

Está interessado em tirar as suas dúvidas sobre o papel do odontopediatra? Então, é só seguir com a leitura para saber mais. Neste texto, vamos falar desde a diferença de um profissional tradicional até a importância do seu trabalho. E aí, vamos lá?

Quais as dúvidas mais frequentes sobre o assunto?

Os cuidados com os dentes e a boca geralmente não são uma prioridade na vida dos brasileiros. Isso pode ser provado com números: cerca de 11% da população nunca visitou o dentista e entre eles estão 2,5 milhões de adolescentes. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mas por que isso acontece?

Falta de profissional não é o caso, afinal, nosso país tem, em média, um dentista para cada 500 habitantes e a Organização das Nações Unidas prevê que o ideal seja um a cada 1.500 pessoas. Muitas vezes, a falta de informação é um fator relevante nesses casos. Não existe um bom ensinamento sobre a importância dos cuidados com a saúde da boca, desde quando somos bebês até o final das nossas vidas.

Pensando em ajudar a esclarecer mais sobre o tema é que separamos algumas das dúvidas mais frequentes sobre a odontopediatria. É importante sabermos o quanto esses cuidados são necessários desde o início das nossas vidas. E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então, continue com a leitura!

Qual a diferença entre o dentista e o odontopediatra?

Assim como tem diferentes médicos para cuidar da gente desde criança até a terceira idade, existe dentro da odontologia profissionais para nos auxiliar desde pequenos, que são distintos dos demais que aparecem em diversas fases da nossa vida. Mas qual a diferença?

O dentista tradicional exerce a função em cima da reabilitação oral — como as próteses dentárias, implantes etc — e, principalmente, na prevenção de doenças e também na estética. Já na odontopediatra, o especialista vai saber orientar sobre os cuidados com que o bebê ou jovem devem ter com a saúde da boca. Ele estudou cada fase do desenvolvimento deles para isso, sendo assim, é o mais preparado.

Por que é mais indicado para crianças?

Retomando o argumento, quem trabalha diretamente com a odontopediatria estudou toda fase e desenvolvimento dos dentes dos bebês até a adolescência. Ele vai saber o que a criança precisa para manter a saúde da boca e dos dentes.

Isso vai envolver orientações sobre a escovação, o tipo de escova que deve ser escolhida, as pastas de dente, o uso da temida chupeta e, até mesmo, sobre alimentação. O mais importante é trabalhar na prevenção e quanto mais saudáveis forem os hábitos deles, melhor serão seus dentes na vida adulta.

Além disso, é importante destacar que os cuidados com a dentição infantil começam já na gestação. Cabe ao odontopediatria o papel de orientar as futuras mamães sobre o que podem fazer, como ter novas rotinas de higiene e alimentação, até mesmo, mudar alguns hábitos nocivos à saúde bucal das crianças — para que eles tenham a tendência de formar uma arcada dentária mais forte e saudável.

Existe variação de preço?

Cada profissional cobra um preço diferente por seu trabalho. Isso acontece em várias partes da vida, não é mesmo? Na odontopediatria é a mesma coisa, mas, por ser um dentista especializado na saúde bucal de crianças, o valor da consulta pode ser um pouco acima da média.

Isso acontece porque ele tem uma especialização maior que um profissional da odontologia tradicional, ou seja, é mais aprofundado no assunto. Por esse motivo, uma ida a um odontopediatra pode ter um valor diferente do que você está acostumado, mas calma, não se espante. Existem diversos programas com valores diferentes e, até mesmo, acessíveis por aí. Contudo, lembre-se daquele famoso ditado: o barato pode sair caro.

Onde encontrar?

Os profissionais que trabalham nessa área podem ser encontrados em clínicas odontológicas públicas ou particulares. Como já citamos, no Brasil a demanda não é pequena, basta fazer uma busca pela sua cidade que, com certeza, você vai encontrar um bom odontopediatra.

É sempre bom lembrar que é importantíssimo pesquisar sobre o dentista e onde será o atendimento. Procure saber a procedência do especialista, a opinião de outras pessoas sobre o local e como é feito o serviço. Priorize a qualidade, sempre!

Qual a sua importância para a saúde bucal da criança?

O papel de quem trabalha com a odontopediatria é de muita valia, tanto para crianças como adolescentes. Pesquisas feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças mostram que os jovens estão escovando os dentes de forma errada. E por quê? De acordo com os dados, a falta de orientação de um odontopediatra pode ser responsável por isso. O medo ou a ausência de informação leva os pais a não iniciarem essa educação sobre a saúde bucal e prejudicam muito o desenvolvimento dos dentes e gengivas das crianças.

Ao ir a um profissional desse ramo, a criança ou o adolescente, junto aos seus responsáveis, receberão instruções de como cuidar melhor da arcada dentária, evitar cáries, comer alimentos que melhorem a saúde dos dentes, desenvolvê-los melhor e saber mais da parte estética. 

Todas essas informações, estudos e pesquisas levarão os jovens a cuidar melhor da saúde oral e terem mais consciência sobre a parte educativa nesses quesitos, se tornando, assim, adultos com bocas mais saudáveis e evitando a proliferação de doenças.

Esperamos que este texto possa ter mostrado a importância desse profissional para a saúde bucal de crianças e adolescentes. Isso porque é nessa fase que aparecem mais doenças bucais, como as cáries, que são causadas, muitas vezes, pelo consumo excessivo de doces. Não se esqueça de que é essencial pesquisar e encontrar um odontopediatra de qualidade, os sorrisos dos jovens agradecem.

Curtiu o texto sobre odontopediatria? Esperamos que sim. Então, assine a nossa newsletter e tenha acesso a mais conteúdos como este, temos certeza de que você não vai ter arrependimentos.


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil