Sedação consciente: o que você precisa saber sobre o óxido nitroso

Muitas pessoas evitam os tratamentos odontológicos e acabam adiando importantes cuidados com a saúde bucal por puro medo de ir ao dentista, ou mesmo pelo desconforto dos procedimentos. No entanto, esse problema pode ser facilmente solucionado, graças à utilização do óxido nitroso.

A sedação consciente é uma prática que facilita tanto a situação do paciente quanto do profissional de odontologia. Isso porque o excesso de nervosismo, tensão e ansiedade do paciente pode atrapalhar o trabalho do cirurgião dentista e tornar o momento estressante para ambos.

O tratamento feito com auxílio do óxido nitroso deixa o paciente mais tranquilo e confortável e traz bons resultados em diversos procedimentos, desde os mais simples até os mais difíceis e demorados. Continue lendo nosso post e tenha mais informações sobre o tema!

O que é óxido nitroso?

O óxido nitroso é um gás que tem efeito sobre o sistema nervoso central, causando relaxamento e alívio da ansiedade. Para ser inalada, essa substância é misturada com oxigênio, respeitando a proporção de, no máximo, 70% de óxido.

A utilização do óxido nitroso leva o nome de sedação consciente justamente por permitir que os pacientes permaneçam com a consciência inalterada durante todo o procedimento. Isso significa que a tensão e o medo diminuem o suficiente para que o paciente colabore com o tratamento, sem sofrimento, ao passo que suas reações e sentidos não sofrem alteração.

Durante a sedação consciente, a endorfina é liberada em maior quantidade — hormônio que promove efeito analgésico e ansiolítico — e, por consequência, reduz os batimentos cardíacos e controla o estresse e a ansiedade.

Como é realizada a sedação consciente?

A analgesia com óxido nitroso é considerada altamente segura e eficaz. A ação anestésica dessa prática proporciona mais tranquilidade e menos desconforto ao paciente durante os tratamentos odontológicos, assim como aumenta a tolerância à dor. Dependendo da duração e da complexidade do procedimento que será realizado, o uso da anestesia local pode ser reduzido, mas não substituído por completo.

A sedação consciente é feita por meio da inalação dos gases — óxido nitroso e oxigênio. Uma máscara é colocada no paciente para que ele respire a mistura gasosa e o dentista acompanha e controla a sedação. A sensação de relaxamento é imediata, mas permite que a pessoa continue acordada e mantenha os reflexos e as respostas aos estímulos físicos e verbais.

O dentista mantém total controle do nível de analgesia e pode, inclusive, suspender a ação da substância a qualquer momento. Para isso, ele precisa apenas interromper o fluxo de óxido nitroso e permitir que o paciente respire oxigênio puro. Depois de alguns segundos, os efeitos cessam completamente.

A sedação com óxido nitroso é um procedimento seguro, simples, rápido, não invasivo e indolor. Para ser submetido a esse tipo de tratamento, não é necessário o acompanhamento de um médico anestesista, não há riscos para o paciente e muito menos sintomas resultantes da inalação do gás.

Apesar da facilidade e da segurança do procedimento, o profissional que ministra essa prática precisa ter habilidade e conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em cursos de capacitação.

Quais são as vantagens desse procedimento?

Como dissemos no início deste post, muitas pessoas deixam de ir ao dentista por medo e ansiedade ou por acharem que os tratamentos são desconfortáveis. Se esse é o seu caso, veja as vantagens da sedação com óxido nitroso:

Alívio do estresse e ansiedade

Imagine que, em vez de deitar na cadeira do dentista, carregado de tensão, você pudesse simplesmente relaxar, sem preocupação com o tempo, sem medo e sem dor. Com a sedação consciente, é isso que acontece — todo o estresse, e a ansiedade, que chega com você na clínica odontológica fica do lado de fora da sala de tratamento.

Ação rápida e segura

O óxido nitroso começa a agir no sistema nervoso em questão de segundos após a inalação, ou seja, a sensação de relaxamento é imediata, o que possibilita ao profissional executar o seu trabalho com facilidade e segurança, enquanto o paciente permanece calmo e impassível.

Efeito anestésico

A inalação desse óxido tem efeito anestésico, graças ao aumento de liberação de endorfina. Dessa forma, o paciente aumenta sua tolerância à dor e pode passar pelo tratamento com menos necessidade de anestesia local.

Rápida recuperação

Assim que o procedimento acaba, e o gás para de ser inalado, o paciente já retorna ao seu estado normal, ou seja, a sedação tem efeito somente durante a inalação. Não há riscos de sintomas posteriores, já que o organismo não metaboliza o óxido nitroso.

Ausência de efeitos colaterais

Em relação aos possíveis efeitos colaterais, são quase inexistentes. Em raros casos, pode ocorrer tosse, suor em excesso e tremores. A incidência de náuseas e vômitos é um pouco mais comum, ainda assim, a frequência desses efeitos é extremamente baixa.

Existe contraindicação?

Não há contraindicações para a inalação dessa substância, nem mesmo para gestantes, pessoas hipertensas, diabéticas ou com problemas cardíacos. Entretanto, pacientes em fase aguda de rinite ou sinusite podem não ter êxito na sedação, devido à obstrução das vias nasais.

A sedação com óxido nitroso pode ser realizada em qualquer pessoa, inclusive por quem quer apenas relaxar e se sentir à vontade durante o tratamento. Contudo, a prática é especialmente indicada nos seguintes casos:

  • procedimentos de longa duração;
  • pacientes pediátricos;
  • pacientes que apresentam alergia aos anestésicos tradicionais;
  • pessoas com insuficiência hepática ou renal;
  • pacientes com fobia e medo excessivo de dentistas ou de agulhas;
  • pessoas que se sentem muito desconfortáveis e manifestam níveis elevados de estresse e ansiedade diante dos procedimentos odontológicos, seja somente por expectativa da dor, seja por traumas e experiências negativas já vivenciados.

É importante ressaltar que a sedação consciente é totalmente segura para os tratamentos pediátricos. Inclusive, já é uma prática bastante utilizada pelos dentistas para amenizar o medo e diminuir a agitação das crianças.

Portanto, se você não gosta de ir ao dentista ou tem dificuldades para levar seus filhos, não se preocupe mais: a sedação com óxido nitroso torna todos os procedimentos muito mais tranquilos e confortáveis. Então, confie a saúde da sua família a uma boa clínica odontológica e pare de adiar esse importante cuidado.

Se você gostou do nosso post, também pode se interessar por nosso outro artigo sobre como levar as crianças ao dentista sem problemas. Dê uma olhada!