carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Saiba quais são os principais cuidados com o dente de leite

Saiba quais são os principais cuidados com o dente de leite

28/01/2019

Cada fase da criança é marcada por novas descobertas e experiências tanto para os filhos quanto para os pais. Uma das maiores preocupações relacionadas à saúde bucal na infância são os cuidados com o dente de leite.

A primeira dentição é superimportante para ter um sorriso bonito e saudável até mesmo na vida adulta. Isso porque é ela quem serve de guia para que os dentes permanentes nasçam de maneira correta. Sendo assim, sua perda prematura pode influenciar de maneira negativa nessa questão.

Para prevenir problemas, nada é melhor do que se informar e tomar os devidos cuidados com o dente de leite dos pequenos. Quer saber como fazer isso? Então, continue a leitura e confira!

Cuidados com o dente de leite

Faça a higiene bucal das gengivas do bebê

Muita gente acha que a higiene bucal só deve começar após o nascimento do primeiro dente, mas esse é um grande engano. A verdade é que a partir dos 3 meses de idade as gengivas do bebê devem ser limpas diariamente após as mamadas. Molhe uma gaze na água mineral ou fervida e passe delicadamente pelas gengivas e língua. Esse hábito faz com que a criança se acostume a ter a boca manipulada, facilitando a higienização dos futuros dentes.

Escove diariamente os dentes

Assim como os adultos, os pequenos também devem escovar os dentes, pelo menos, 3 vezes ao dia, ou seja, depois das principais refeições e antes de dormir. Se a criança faz isso sozinha, é importante a supervisão para que a limpeza seja realizada de maneira efetiva e sem machucar a boca, ok?

Utilize escova e pasta dental apropriadas

A gengiva é uma região muito sensível, ainda mais na infância. Para evitar as lesões, a escova infantil deve ter a cabeça anatômica e cerdas macias. Além disso, a pasta de dentes com flúor só pode ser usada pelos pimpolhos a partir dos 2 anos de idade e não ser engolida, mesmo a que é de uso exclusivo das crianças.

Visite o dentista regularmente

Esta dica não é novidade para ninguém: a visita ao dentista tem que ser feita regularmente, de 3 a 6 meses ou conforme a recomendação dele. Mesmo que seu filho ainda não tenha dentes, a consulta é imprescindível, pois o profissional orientará a respeito dos melhores cuidados com o dente de leite.

Evite o consumo de cariogênicos

Os alimentos cariogênicos são aqueles que favorecem o aparecimento das cáries. Eles são os preferidos das bactérias que causam essas erosões no esmalte dental e têm um componente em comum: o açúcar. Comidas açucaradas, como bolos, biscoitos, refrigerantes, sucos adoçados, chicletes e outras, são verdadeiras vilãs da saúde bucal. Se forem pegajosas, tipo balas e caramelos, o potencial de dano aumenta. Por conta disso, evite oferecê-las às crianças.

Estimule o consumo de alimentos bons para os dentes

Você sabia que existem alimentos que protegem os dentes? Entre eles estão os que os fortalecem, como leite e derivados; os que previnem as cáries, como as castanhas e oleaginosas; e os que ajudam na limpeza dos dentes, como é o caso de vegetais fibrosos (maçã, cenoura, aipo). Portanto, estimule a criançada a consumi-los todos os dias.

Viu como os cuidados com o dente de leite são importantes para a saúde bucal dos pequenos? Com alguns hábitos é possível ter dentes fortes e saudáveis por toda a vida. Lembrando que a prevenção de problemas bucais deve ser feita ainda na infância para um sorriso bonito.

O odontopediatra é o profissional que cuida do sorriso das crianças. Que tal aproveitar que está por aqui e ler o nosso artigo sobre como encontrar o especialista ideal em Manaus?


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil