carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Saiba para que serve a cirurgia de levantamento de seio maxilar!

Saiba para que serve a cirurgia de levantamento de seio maxilar!

25/03/2019

Os dentes são uma parte do nosso corpo que precisam de constantes cuidados. Podem acontecer situações que nos levam a retirá-los, como as cáries. Essa extração pode levar o paciente a fazer uma cirurgia de levantamento de seio maxilar.

Ficou assustado quando falamos em operação? Calma! Nós vamos esclarecer. O procedimento em questão é um preenchimento totalmente seguro, realizado com auxílio do enxerto ósseo. Geralmente, ele é feito quando existe a necessidade da instalação de implantes e posterior confecção de uma prótese dentária sobre estes.

O assunto despertou interesse em você? Então, é só continuar com a leitura que vamos explicar mais sobre o procedimento de levantamento de seio maxilar. E aí, vamos lá saber mais?

Para que serve a cirurgia de levantamento de seio maxilar?

Esse tipo de procedimento serve para fazer um enxerto ósseo que vai preencher os rebordos — local onde ficam alojadas as raízes dos nossos dentes. Ele vai permitir a inserção de um osso autógeno, que, geralmente, é retirado de uma outra região do nosso corpo. É comum, também, fazer o uso de um biomaterial, o que evita a cirurgia para retirada do tecido ósseo.

O levantamento de seio maxilar é indicado quando perdemos algum dente no local posterior da nossa boca (região que fica na parte posterior do arco dentário superior). Com o passar do tempo, pode acontecer de haver uma perda em grande quantidade desse osso, sendo necessária, assim, a cirurgia.

Como ela é feita?

O seio maxilar é uma cavidade da nossa face que fica perto das laterais do nariz e acima dos dentes, e tem muitas funções, principalmente ligadas à nossa respiração. A técnica vai consistir em uma abertura de uma janela óssea para ter acesso ao local — onde vai ser depositado o material escolhido para o enxerto. O procedimento vai aumentar a altura do maxilar, preenchendo a parte que está vazia.

Quando ela é indicada?

É lógico que nem todo mundo pode ou precisa fazer esse tipo de cirurgia. Existem casos no qual ela é indicada. Por isso, sempre é necessário fazer uma avaliação com o seu dentista antes de qualquer coisa. Os casos mais indicados são:

  • quando há a perda total dos dentes com uma entrada de ar uni ou bilateral no seio maxilar;

  • na perda parcial dos dentes;

  • quando existe a necessidade de inserção para implantar dentes próximos ao local.

Quais suas contraindicações?

Como qualquer tipo de cirurgia, a de levantamento de seio maxilar tem contraindicações. São aqueles tipos de pessoas que não podem e nem devem fazer o procedimento, com risco de apresentar algum dano à saúde. São eles:

  • pacientes com sinusite crônica;

  • presença de alguma raiz residual no seio maxilar;

  • fumantes excessivos;

  • pacientes com doenças como diabetes, hipertensão ou algum tipo de enfermidade óssea;

  • pacientes com algum problema psicológico que impede a realização do tratamento a longo prazo.

Como é o pós-operatório?

Como todo ou qualquer outro procedimento cirúrgico,  são necessários cuidados especiais após a operação de levantamento de seio maxilar. O repouso indicado é entre 15 a 20 dias, e os dentistas pedem que o paciente:

  • morda uma compressa de gaze por 20 minutos, todos os dias;

  • faça enxágue com os medicamentos prescritos, ao menos duas vezes ao dia;

  • se for fumante, que suspenda o uso por duas semanas;

  • não fazer esforço físico ou ficar exposto ao sol nas primeiras 72 horas;

  • deitar-se sempre com a cabeça mais elevada nos primeiros dois dias;

  • aplicar uma bolsa de gelo por 20 minutos no local, três vezes ao dia;

  • manter a higiene da boca normalmente;

  • comer alimentos pastosos nos primeiros dias;

  • tomar a medicação prescrita;

  • retomar ao dentista responsável pela cirurgia 15 dias depois.

E aí, conseguiu entender para que serve o procedimento de levantamento de seio maxilar? Esperamos que sim. É claro que todo mundo já sabe, mas não custa nada relembrar: antes de fazer qualquer procedimento, procure um profissional da sua confiança e pesquise bastante. Sua saúde, seja bucal ou mental, sempre em primeiro lugar.

Achou o nosso texto interessante? Então, compartilhe nas suas redes sociais para que outras pessoas possam ter acesso a essas informações!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil