Saiba como funciona a cirurgia guiada de implante

Ter um sorriso bonito e saudável é o desejo da maioria das pessoas. No entanto, a perda dentária é um empecilho para que o objetivo seja alcançado. Felizmente, a tecnologia trouxe a cirurgia guiada de implante, que virou uma grande aliada. Você sabe o que é essa técnica?

Desenvolvida para dar mais conforto e eficiência ao paciente, esse processo cirúrgico é mais rápido e com recuperação menos dolorosa. Tudo isso para devolver a qualidade de vida e o bem-estar para quem perdeu um ou mais dentes. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira!

O que é a cirurgia guiada de implante?

A tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida, e na odontologia isso não é diferente. Por meio de computadores, softwares, scanners, câmeras e impressoras 3D é possível realizar diversos procedimentos de maneira mais rápida, confortável e eficaz. Na cirurgia guiada de implante são utilizados todos esses equipamentos para que seja minimamente invasiva e não necessite de cortes. Além disso, ela é mais precisa, pois tem uma guia que mostra onde deverão ser implantados os pinos.

Como ela é feita?

Para entender melhor o que é a cirurgia guiada de implante, explicaremos como ela é feita. Primeiro, o dentista mapeia toda a arcada dentária do paciente com a tomografia computadorizada tridimensional. Feito isso, a imagem é inserida num software que mostra ao profissional vários detalhes sobre os ossos, espessura das gengivas, posição dos dentes e outros. Dessa maneira, o cirurgião dentista consegue analisar onde ficarão os implantes.

Com todas essas informações, o especialista confecciona uma guia cirúrgica numa impressora 3D. Essa guia é colocada na boca do paciente na hora da cirurgia e funcionará como um gabarito. A guia cirúrgica aponta exatamente o lugar para a colocação do implante com apenas um ponto de entrada. Desse jeito, dispensa a realização de cortes, tornando o procedimento mais rápido e menos incômodo.

Como é possível a cirurgia de implante sem cortes?

Nesse caso, os pinos de titânio são instalados nos ossos por meio da cirurgia menos invasiva. Em vez de cortes, como na versão tradicional, são realizados furos pequenos na gengiva, que não precisam de pontos (suturas). Como a guia já dá o lugar exato onde o implante deve ficar, dispensa o uso dos cortes exploratórios. Assim, o procedimento fica mais simples e o paciente tem uma recuperação mais fácil e rápida.

Qual é a diferença para a cirurgia tradicional?

O primeiro diferencial entre a cirurgia guiada de implantes e a tradicional é a técnica empregada para o procedimento. No entanto, os materiais utilizados, como pinos e coroas, são os mesmos. Enquanto na versão antiga a destreza e precisão do dentista são fundamentais para a execução da cirurgia, na guiada o profissional tem mais suporte, pois existe um gabarito para guiá-lo.

Já, no que se refere ao paciente, ele sentirá menos dor e incômodos com a cirurgia guiada porque não passa por cortes e pontos. Na convencional, por ser um procedimento mais demorado e que há maiores sangramentos, o pós-cirúrgico tende a ser mais incomodo.

Quais são as vantagens?

A perda dos dentes acarreta não só numa estética desfavorável, como também no prejuízo da função dentária. A mastigação e a fala ficam comprometidas, afetando a qualidade de vida do paciente.  A seguir, veja as vantagens de fazer os implantes por cirurgia guiada.

Mais conforto

Muita gente deixa de colocar implantes por conta do incômodo da cirurgia. Afinal, a colocação tradicional inclui cortes com bisturi, suturas e pontos. Na cirurgia guiada de implantes, não há esses procedimentos dolorosos. Por isso, a anestesia aplicada é o suficiente para passar pelo processo sem dores e de maneira tranquila. Com mais conforto, o paciente fica mais colaborativo e relaxado, o que ajuda no sucesso do implante.

Maior eficiência

Na cirurgia de implante convencional, o dentista deve ter cuidado redobrado na hora de analisar a posição dos implantes. Qualquer deslise pode comprometer o resultado final. Já na guiada, o profissional tem um guia que mostra exatamente em que lugar devem ser instalados os pinos. Dessa forma, é muito mais difícil ocorrer algum tipo de erro, o que torna o procedimento mais eficiente.

Pós-operatório mais tranquilo

Por não ter cortes e pontos, o pós-operatório da cirurgia guiada de implantes é bem mais tranquilo e rápido, além de menos doloroso. Outra questão é a cicatrização das gengivas, que é melhor. Por tudo isso, a quantidade de anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos é menor, e isso traz menos desconfortos ao paciente.

Há contraindicação?

Como todo procedimento cirúrgico, nesse também há contraindicações. Em geral, elas são as mesmas tanto para a cirurgia guiada para implantes quanto para a convencional, como pacientes com diabetes descompensada ou periodontite, fumantes e outras.

Além disso, quando o paciente tem que passar pela extração do dente antes de colocar o implante, a cirurgia guiada não é indicada, pois já terá o corte causado pelo procedimento anterior. Nesse caso, é recomendado aproveitar a abertura para fazer a convencional.

Quais os cuidados ao optar pela cirurgia guiada de implante?

Se você deseja colocar um ou mais implantes por meio da cirurgia guiada, é importante buscar por uma clínica odontológica que conte com a tecnologia de odontologia 3D, como a Dentaly. O profissional deve ser capacitado para realizar o procedimento e ter experiência o suficiente para saber conduzir a operação. O bom atendimento e o suporte pré e pós-operatório também são imprescindíveis para você ter mais segurança.

A cirurgia guiada de implantes é um recurso para quem precisa repor um ou mais dentes de maneira eficiente e confortável. O pós-operatório é tranquilo, pois a cirurgia é realizada sem cortes. Dessa maneira, as chances de sucesso são maiores e o paciente pode voltar a ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Você já conhece a Dentaly? É uma clínica odontológica de Manaus que realiza todos os procedimentos bucais, tanto de saúde bucal quanto estéticos. Além disso, atende desde crianças a idosos. Para saber mais, entre em contato conosco e agende a sua consulta!