Saiba agora mesmo o que é tratamento endodôntico!

Se você fica arrepiado só de imaginar a necessidade de fazer um tratamento de canal, então saiba que não está sozinho nessa. Não tem como fugir: essa situação causa desespero em muitas pessoas.

Ainda assim, a melhor forma de deixar o medo para trás é entender o que é tratamento endodôntico e como ele pode ser um grande aliado para deixar a dor para trás.

Caso queira se informar mais sobre o assunto, então está no lugar certo. Entenda quando o procedimento é necessário, como é feito e outros detalhes do tema. Vamos lá?

Afinal de contas, o que é tratamento endodôntico?

O tratamento endodôntico, popularmente conhecido como tratamento de canal, é focado na parte interna do dente (de forma mais específica, na polpa ou nervo). Nesse caso, o profissional especializado faz a remoção do tecido pulpar e, em seguida, veda o canal para evitar transtornos futuros.

O procedimento é recomendado sempre que existe algum tipo de lesão na região — um acontecimento que costuma trazer muita dor e desconforto. Somado a isso, ele pode ser indicado em caso de pancada no dente que promova a morte pulpar. Tudo isso é feito para preservar os tecidos que ficam na região.

Vale lembrar que o tratamento é muito importante, tendo em vista que o dente não tratado pode virar um foco de infecção. Isso pode ser ainda mais perigoso se considerarmos a possibilidade de espalhar pela corrente sanguínea e provocar danos mais sérios.

Como o procedimento é feito?

O procedimento começa com a aplicação de anestesia para isolar o dente impactado e os tecidos vizinhos. Em alguns casos em que a polpa já está morta, a anestesia nem é necessária, mas isso depende muito de cada paciente.

Depois, o dentista faz uma pequena cavidade de acesso para os canais radiculares e, em seguida, faz a desinfecção e conformação da região. Por fim, o profissional preenche os canais com guta-percha (um tipo de material de borracha).

Como o procedimento envolve uma pequena cirurgia, então é bom ter em mente que ele pode causar certo incômodo depois. Normalmente, tudo é resolvido em apenas uma sessão, mas outras podem ser necessárias dependendo da complexidade de cada caso.

O que pode trazer mais complexidade?

Realizar o tratamento nos dentes molares é mais complexo que nos demais. Como eles são fundamentais para a arcada dentária, contam com uma anatomia mais complexa (e um volume maior de raízes também). Para deixar tudo um pouco mais difícil, elas possuem curvas e bifurcações que deixam o procedimento mais difícil.

Caso precise realizar o tratamento nesses dentes, exija mais atenção e conte com o bom planejamento do profissional.

O dente morre depois do canal?

Esse é um pensamento muito comum, mas o dente em si não “morre”. É claro que ele perde a sensibilidade, pois as terminações sensoriais dele não existe mais. Por outro lado, todo o suporte continua vivo, como o osso, gengiva, fibras que fixam o dente e outros detalhes desse tipo.

Somado a isso, é importante ficar mais atento e entender que o dente fica mais frágil depois de um impacto desse tipo.

Depois de ler esse artigo e entender o que é tratamento endodôntico, lembre-se de ser criterioso e escolher um profissional qualificado para cuidar de você. Ele vai saber identificar o problema, o tratamento necessário e ainda como executá-lo da maneira correta — pontos importantíssimos para atingir os resultados esperados!

Para continuar se informando sobre os cuidados com os dentes, que tal ler nosso post sobre o funcionamento da cirurgia guiada de implantes? Nos encontramos por lá!