carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Quando é necessário fazer consulta com dentista? Descubra aqui!

Quando é necessário fazer consulta com dentista? Descubra aqui!

28/02/2020

A recomendação geral é para que todas as pessoas passem por uma consulta com dentista a cada 3 meses. Esse é um tempo seguro para identificar problemas ainda no começo e adotar medidas preventivas, como a profilaxia dentária (limpeza de consultório).

Afinal, quando demoramos muito para fazer esse acompanhamento, há maiores chances de problemas se manifestarem em função do acúmulo de placa bacteriana e tártaro. Isso torna os tratamentos complexos, demorados e mais invasivos.

Apesar dessa recomendação, existem alguns casos em que a consulta é mais urgente, e é sobre isso que falaremos neste artigo. Continue lendo para descobrir quais são os sinais que indicam que você precisa procurar um dentista com urgência e ainda veja dicas para escolher um bom profissional.

Quando a consulta com dentista é ainda mais necessária?

A consulta com dentista precisa fazer parte da sua de rotina de cuidados com a saúde. Conforme explicamos, ela é fundamental para acompanhar a sua saúde bucal e identificar pequenos problemas antes que eles se tornem grandes complicações. Assim, é possível fazer intervenções mínimas para corrigi-los.

Além disso, o dentista complementa os cuidados que você adota em casa para prevenir problemas como cárie, gengivite e periodontite. Ele ainda identifica possíveis problemas no modo como a higienização caseira está sendo feita e instrui sobre outras medidas que precisam ser adotadas para manter a boca saudável.

O papel do dentista, portanto, é complementar os cuidados caseiros, fazer a prevenção de doenças, identificar problemas no começo e orientar seus pacientes. Entretanto, existem algumas situações em que a consulta com o dentista é ainda mais necessária.

Estamos falando dos casos em que os sintomas já estão se manifestando e podemos perceber alterações em nossa boca que precisam ser investigadas. Veja a seguir uma lista apontando quais são os sinais de que você precisa consultar um dentista o quanto antes.

Sangramento na gengiva

O sangramento na gengiva pode acontecer enquanto escovamos os dentes, usamos o fio dental ou comemos algum alimento muito firme. Em alguns casos ele se manifesta de forma espontânea, sem que tenhamos feito qualquer esforço com os dentes.

Esse problema é um dos sintomas da gengivite, uma inflamação que afeta a gengiva. Ela começa de forma muito sutil e discreta, sem mesmo manifestar qualquer sinal. Mas isso modifica conforme o processo inflamatório se agrava, tornando-se muito desconfortável.

A gengivite precisa ser tratada porque quando não recebe atenção ela evolui para a periodontite. Esse quadro é muito mais grave e não afeta apenas a gengiva, mas todos os tecidos que sustentam os dentes. Uma das suas consequências é a perda deles.

Dor de dente e sensibilidade

A dor de dente não pode ser ignorada, principalmente quando ela acontece de forma recorrente. Existem alguns casos em que a manifestação dolorosa é provocada pela sensibilidade dentinária, que ocorre quando há a desmineralização do esmalte, a exposição da raiz dentária ou uma restauração com infiltrações.

Entretanto, outros problemas também causam uma dor de dente, como cárie, pulpite, inflamações radiculares, infecções ou abscessos. Como ela pode ter diferentes origens, é fundamental passar por uma consulta com o dentista para investigá-la.

Dores faciais

Também pode ser que a dor não esteja localizada no dente, mas na região da mandíbula, no maxilar ou próxima ao ouvido, na articulação temporomandibular (ATM). Ela pode vir acompanhada, ainda, de dor de cabeça, dificuldade para movimentar a boca, dor no pescoço e tensão nos ombros.

Diversos problemas podem desencadear esse sintoma, como uma Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM). Também pode ser o resultado de alterações na mordida e problemas ortodônticos. Além disso, o bruxismo provoca essas mesmas manifestações e ainda existe a possibilidade de o problema estar na raiz do dente ou nos tecidos do periodonto.

Dente escurecido

Se você perceber que o seu dente está ficando mais escuro, é fundamental que agende uma consulta com o dentista. Essa não é uma condição natural, pois indica que está acontecendo algo com a polpa dentária.

Pode ser que haja uma hemorragia interna, uma necrose pulpar ou uma pulpite, entre outras complicações. Esse escurecimento pode ou não vir acompanhado de dor, mas em ambos os casos você precisa consultar o profissional porque existe o risco de uma inflamação ou infecção que, inclusive, se estende para a raiz do dente e os tecidos que o sustentam.

Fraturas ou trincas

Qualquer abalo na estrutura dentária requer atenção, porque pode resultar em infiltrações na polpa dentária, desencadeando sensibilidade, cáries, inflamações e infecções. Em alguns casos, se não receberem tratamento, esses problemas podem evoluir a ponto de necessitar extrair o dente.

Sendo assim se você perceber que ele está com uma fatura, trinca ou fissura, ainda que seja muito discreta e não esteja incomodando, é fundamental consultar um dentista. Assim, ele examinará as estruturas dentárias internas, para verificar a extensão do problema e fazer as devidas intervenções, como uma restauração, para não haver complicações.

Feridas e manchas

O surgimento de uma afta é um problema comum e que não exige grandes cuidados, porque essa feridinha sara sozinha. No entanto, é preciso ter atenção caso ela seja persistente, recorrente ou se manifeste em grande número, pois isso pode indicar problemas maiores, inclusive, câncer de boca.

Sendo assim, qualquer alteração que você perceba em sua cavidade bucal, como o surgimento de ulcerações, a formação de placas esbranquiçadas ou amareladas, alterações na textura da pele, formação de caroços e manchas, deve ser investigada por uma especialista.

Como escolher um bom dentista?

Mesmo que o seu desconforto seja pequeno e ainda que esses sintomas não estejam provocando incômodos, é fundamental passar por uma consulta com dentista. Mas tenha o cuidado de escolher muito bem o profissional, para que você receba a devida atenção em relação as suas queixas.

Como em qualquer área, você encontrará especialistas mais bem preparados do que outros, além de clínicas melhor estruturadas e mais completas, que oferecem maior segurança e conforto para seus pacientes.

Sendo assim, veja algumas dicas para que você possa confiar no dentista que escolheu e tenha um excelente atendimento:

  • peça indicação para familiares e amigos;
  • solicite uma recomendação de outros profissionais de saúde;
  • pesquise a reputação do profissional;
  • verifique as instalações da clínica;
  • confira a opinião de pacientes antigos;
  • analise a especialização do profissional;
  • veja se há investimento em tecnologia;
  • informe-se sobre a regularidade das atividades da clínica.

Lembre-se de que a consulta com o dentista precisa acontecer a cada três meses, mas se você perceber algum sintoma antes desse tempo, agende um novo horário para não deixar que os problemas se agravem e prejudiquem mais a sua saúde bucal.

O acompanhamento odontológico precisa iniciar na infância e seguir por toda a vida, sendo essencial para idosos. Entenda por que conferindo a importância de cuidar da saúde bucal na terceira idade.


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2020

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil