Pré-natal odontológico: entenda a sua importância durante a gestação

Sabia que, além do acompanhamento médico, as gestantes precisam fazer pré-natal odontológico? Afinal, as alterações que ocorrem no organismo durante a gravidez afetam a saúde bucal e, consequentemente, o desenvolvimento do feto.

As bactérias que se proliferam na boca da mãe migram pela corrente sanguínea e causam problemas para o bebê. Além disso, a mulher é acometida por inflamações e infecções que podem até mesmo acarretar a perda de dentes.

Como esse é um assunto muito importante, preparamos este artigo para explicar o que é o pré-natal odontológico, como ele funciona e as complicações de não fazê-lo. Continue lendo para saber mais!

O que é pré-natal odontológico?

Durante a gestação, o organismo passa por mudanças, em especial na produção de hormônios. Essas variações hormonais afetam a circulação sanguínea, incluindo a das gengivas. Elas ficam sensíveis e suscetíveis às bactérias.

A mulher também sofre alterações no apetite, muda sua dieta e se alimenta mais vezes ao dia. Consequentemente, a placa bacteriana se forma com facilidade, o que favorece as inflamações gengivais, as cáries e o tártaro.

Por isso, é recomendado que toda gestante faça o pré-natal odontológico. Esse é um acompanhamento feito pelo dentista para instruir a futura mamãe sobre os cuidados necessários na gestação.

No pré-natal odontológico, a mulher é informada sobre como manter uma rotina de higiene bucal, o que fazer em caso de dores ou incômodos, quais são as técnicas para escovar os dentes sem sentir enjoos etc.

O profissional avalia sua boca para observar possíveis problemas e realizar intervenções antes que eles se agravem. A futura mamãe também aprende como cuidar do bebê, pois ele precisará de atenção com sua higiene e saúde bucal, mesmo antes de os dentes de leite nascerem.

Assim, o pré-natal odontológico é uma forma de complementar os cuidados com a saúde da gestante e garantir uma gravidez saudável, para que o bebê se desenvolva sem complicações e o parto ocorra no momento certo.

Por que o pré-natal odontológico é importante?

No pré-natal odontológico, a mulher recebe suporte para cuidar de si mesma e de seu filho. Essas consultas são fundamentais, pois os problemas que afetam a boca da mãe podem trazer complicações para a criança.

A gengivite, por exemplo, é uma inflamação que afeta a gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana. Quando não é tratada, evolui para a periodontite, uma condição mais grave que afeta todos os tecidos que sustentam os dentes.

Além da possibilidade de a mulher perder dentes por causa da periodontite, as bactérias que se proliferam nessa lesão migram pela corrente sanguínea e podem chegar ao feto, causando problemas graves, como infecções respiratórias. O bebê pode nascer com deficiências ou peso abaixo do normal.

Essas mesmas bactérias estimulam a liberação de ácidos graxos chamados prostaglandinas. Eles apresentam atividade hormonal, por isso, podem provocar a antecipação do parto. Ou seja, existe a possibilidade de o bebê nascer prematuro em decorrência de problemas com a saúde bucal da mãe.

Como o pré-natal odontológico funciona?

O pré-natal odontológico é feito por um dentista em consultas agendadas de acordo com a necessidade de cada mulher. A recomendação é que sejam feitas pelo menos três consultas, sendo a primeira nos dois primeiros meses de gravidez, a segunda entre o quarto e o quinto mês e a última mais próxima ao parto, do sétimo ao oitavo mês de gestação.

De toda forma, dependendo da suscetibilidade da mulher ou do quadro que ela apresenta, o dentista pode solicitar mais encontros. Então, quando a mulher descobrir que está grávida, é importante agendar a primeira consulta para receber instruções de como proceder ao longo da gestação.

Além das recomendações e instruções, o dentista faz a profilaxia dentária e trata problemas que a grávida já tem, como cárie ou tártaro, evitando que as inflamações ou infecções se manifestem.

A gravidez é uma fase muito especial para a mulher, mas cercada de dúvidas e suscetibilidade do organismo. Portanto, a futura mamãe deve passar pelo pré-natal odontológico, um momento importante para cuidar bem do seu sorriso e garantir o desenvolvimento saudável do bebê.

No entanto, esse acompanhamento precisa ser feito por um bom dentista. Por isso, confira algumas dicas de como escolher o melhor profissional para cuidar de você!