carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Porcelana emax: o que e é quais são as vantagens

Porcelana emax: o que e é quais são as vantagens

01/10/2018

A evolução da odontologia trouxe uma série de possibilidades, que vão desde a melhoria estética dos tratamentos até os resultados mais precisos e satisfatórios. Um exemplo dessa evolução é o que pode ser alcançado por meio da porcelana emax.

A troca por materiais mais modernos é uma tendência quando o assunto é saúde bucal. Os serviços odontológicos tradicionais que utilizam metal têm sido substituídos por cerâmicas. Entre elas estão as emax, que são utilizadas para a construção de próteses fixas, reconstrução de dentes ou para revesti-los em forma de lentes de contato dental, proporcionando um sorriso mais bonito.

Os benefícios dessa terapia “metal free”, isto é, livre de metal, incluem ótima resistência e resultados mais agradáveis para a aparência física. Por conta disso, tem ganhado cada vez mais adeptos nos consultórios brasileiros.

Se você quer saber como funciona esse material, quando é indicado, como é feita a sua aplicação e as suas principais vantagens, continue a leitura!

O que é a porcelana emax?

Por muito tempo, era comum o uso de materiais metálicos, como ouro e prata, para a confecção de trabalhos odontológicos, o que conferia a eles um aspecto artificial.

Graças à evolução da tecnologia, ganharam espaço as técnicas mais modernas, com aparência mais natural e próxima aos dentes reais. Esse é o caso das coroas feitas de porcelana e cerâmica e, finalmente, as do tipo emax, um modelo especial de porcelana constituído de dissilicato de lítio.

Elas podem ser usadas nas aplicações tradicionais, como próteses fixas, além de uma série de outras possibilidades terapêuticas, como é o caso das lentes de contato dental, recuperando a aparência do sorriso de maneira satisfatória e com excelentes resultados.

Popularmente conhecida como tampa dentária, a coroa é um tipo de restauração feita com a finalidade de cobrir por completo ou circundar um dente ou implante dentário. Geralmente, a colocação desse item se faz necessária quando a existência de uma grande cavidade prejudica a saúde contínua de um dente.

Na construção da porcelana emax, o protético faz o enceramento do elemento dental, inclui esse padrão de cera em um anel e coloca o material dentro de um forno especial.

Assim que acontece a evaporação da cera, o profissional adiciona as pastilhas de cores de cerâmica exatamente dentro do anel. Por isso, ocorre a desinclusão do dente e a melhoria estética a partir de pinturas e refinamentos.

Em que casos o tratamento é indicado?

A perda total ou parcial dos dentes é um processo bastante difícil e que pode trazer uma série de malefícios para a saúde bucal do paciente, além de afetar drasticamente a sua autoestima.

Porém, ao contrário do que se pensa, essa condição não está sujeita a pessoas de idade mais avançada, podendo acometer pessoas em qualquer fase da vida.

Para a resolução desse problema, pode ser preciso colocar uma prótese fixa — e é nesse ponto que a coroa emax é uma excelente opção, com um material moderno e “metal free”.

O tratamento é indicado principalmente para os seguintes casos:

  • adequar o formato e a cor dos dentes;
  • substituir a restauração em grandes áreas que comprometeram a estrutura do dente;
  • restaurar e proteger contra fraturas;
  • cobrir os dentes após o tratamento de canal;
  • disfarçar deformações ou manchas;
  • cobrir um implante para garantir um aspecto natural.

Para a cobertura de manchas e pequenas imperfeições, a porcelana emax pode ser fabricada em um material muito fino, ganhando o nome de lente de contato dental. Trata-se de uma opção pouco invasiva e com resultados surpreendentes, motivo pelo qual esse tratamento ganhou a preferência das celebridades quando o assunto é manutenção de um sorriso bonito.

Como é feita a aplicação?

O processo de aplicação varia de acordo com o tipo de terapia e a sua indicação, mas é bastante semelhante aos procedimentos tradicionais. A aplicação da prótese nos dentes pode se dar principalmente por três meios diferentes:

  • cimentação adesiva, que é feita por meio de profilaxia com auxílio de pedra pomes e água. O dente é tratado em ácido fosfórico e a peça de cerâmica em ácido fluorídrico e a finalização é efetuada com agente silano;
  • cimentação autoadesiva, que não requer as etapas de pré-tratamento da estrutura do dente, condicionamento ao ácido e aplicação do sistema adesivo e, portanto, é um procedimento mais rápido;
  • cimentação convencional, que é realizada com fosfato de zinco, mas pode oferecer solubilidade e não tem uma adesão tão eficiente.

Uma vez fixada, o dentista recomendará os cuidados necessários para garantir a duração dos resultados e evitar problemas.

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que gostariam de fazer a aplicação dessa prótese é se é necessário desgastar os dentes naturais e se esse processo causa dor.

É importante ressaltar que o paciente terá que preparar o dente para que as coroas metal free sejam fixadas, logo, é preciso desgastá-lo, sim. No entanto, a coroa consegue envolvê-lo por completo e mantê-lo livre de fraturas dentais.

No que diz respeito à dor, não se preocupe, pois não acontecerá. Isso porque, se o preparo for maior, certamente o dentista fará o tratamento de canal anteriormente e, se o preparo for menor, você será anestesiado. Dessa forma, o paciente não sente nenhuma dor e, no momento em que a coroa for fixada, o dente não ficará sensível.  

Além disso, muita gente pensa que não pode fazer uso desse tratamento porque tem dentes desalinhados. Mas isso não é um problema, uma vez que as coroas conseguem solucionar essa questão, corrigindo a posição e formato.

O principal diferencial da porcelana emax em relação à porcelana tradicional é o fato de ser mais fina e aderente, exigindo menos preparação do dente e dispensando a remoção profunda da estrutura dentária.

Portanto, o processo costuma ser reversível, já que a estrutura natural do dente é preservada, ao contrário do que acontece com as facetas tradicionais, que requerem um desgaste maior da estrutura dentária.

Quais as vantagens do uso desse material?

Os benefícios da porcelana emax vão muito além de um resultado mais próximo do real. Com ela, é possível potencializar o trabalho do dentista e garantir a satisfação total do paciente. Descubra abaixo todas as suas vantagens.

Alta resistência

Uma preocupação muito grande das antigas próteses de porcelana era em relação à sua durabilidade. Com as coroas feitas de dissilicato de lítio, isso deixa de ser um problema. Ela apresenta alta resistência a fraturas, podendo durar anos, de acordo com as características de cada paciente.

Mas, lembre-se: para prolongar esse tempo, é essencial ter bons hábitos de higiene bucal e visitar o dentista regularmente.

Melhor estética

Um dos principais benefícios da coroa emax é a sua semelhança com os dentes originais. Assim, o impacto visual desse tipo de tratamento é menor, sendo quase imperceptível.

Além disso, ela apresenta propriedades ópticas. Isso confere translucidez e excelente aparência em ambientes iluminados, tornando-a ainda mais natural.

Esses fatores geram um ganho considerável para a autoestima do paciente, que não passa por situações de constrangimento social e nem precisa esconder o seu sorriso.

Menor desgaste dentário

O processo de adesão dessa substância exige menor desgaste dentário, havendo maior preservação da estrutura do dente. Por conta disso, esse tipo de terapia é considerado menos invasivo e apresenta menos riscos de surgimento de complicações.

Rapidez na confecção

A porcelana também pode ser feita utilizando um sistema de modelagem em 3D, que aumenta a precisão do resultado. Ao final disso, já sai pronta com formato, resistência e cor correspondentes ao projeto inicial.

Além do ganho na rapidez do procedimento, são reduzidas as chances de falhas na prótese, uma vez que o manuseio é menor.

Biocompatibilidade

O dissilicato de lítio, utilizado nessa tecnologia, é um material biocompatível, o que significa que ele é bem aceito pelo corpo humano e tem poucos riscos para a saúde do organismo.

Isso faz com que essa porcelana seja, além de uma excelente opção estética, uma alternativa segura e com baixas taxas de rejeição.

Previsibilidade do resultado

Por último, esse tratamento apresenta uma alta previsibilidade do resultado, sendo bastante próximo do esperado pelo dentista. Quando aliado às tecnologias 3D, essa proximidade se torna ainda maior, o que colabora para a satisfação dos pacientes.

Diante de tudo que foi dito, essa é uma excelente opção de terapia recuperativa do sorriso. Com ela, é possível resolver os problemas causados pela perda dentária de maneira moderna e natural, garantindo um sorriso muito mais bonito e saudável.

Sendo assim, o uso da porcelana emax é a melhor maneira de obter um sorriso perfeito. Para quem tem dentes naturais bonitos, esse material ajuda a alinhá-los corretamente. Já no caso das pessoas com dentes manchados, com formatos desproporcionais ou com muitas restaurações, é possível aplicar técnicas que corrijam todos esses problemas.

Portanto, com a porcelana emax você consegue realizar tanto mudanças sutis quanto grandes reconstruções, gerando resultados estéticos incríveis. Contudo, para garantir satisfação total com o tratamento, você deve buscar um dentista especializado no assunto e com boa reputação no mercado.

Se você se interessou pelo tratamento com porcelana emax e quer saber mais sobre essa alternativa, entre em contato com a Dentaly e agende uma visita!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil