Os 9 melhores tratamentos para ter dentes perfeitos

Com o passar dos anos, esse e outros procedimentos odontológicos têm ganhado técnicas cada vez mais inovadoras, capazes de entregar ótimos resultados no tocante à saúde e à estética bucal dos pacientes. Além disso, os dentistas especializados em harmonização dentária também proporcionam melhorias no psicológico das pessoas, graças ao crescimento da sua autoestima e confiança.

Se você está interessado em ter dentes harmônicos para melhorar sua atuação profissional e social, veio ao lugar certo. A seguir, você ficará por dentro dos 9 melhores tratamentos da atualidade. Comece a leitura agora mesmo e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Que 9 tratamentos deixam o sorriso harmônico?

A boca é um órgão essencial para diversas funções do organismo, desde a mastigação até a respiração. No entanto, muitos pacientes apresentam disfunções bucais e precisam de procedimentos odontológicos para restaurar o sorriso harmônico.

Nesta lista, reunimos os 9 principais procedimentos para sorrir sem medo, desde o clareamento dentário até o aparelho ortodôntico Invisalign®, passando pelas lentes de contato dentárias e as resinas compostas.

1. Clareamento dentário

É possível fazer o clareamento dentário em casa. Ele é realizado com o uso de gel clareador e moldeiras de silicone. No entanto, seu resultado é demorado (cerca de duas a três semanas) e pode comprometer a sensibilidade dos dentes se não for feito sob prescrição do dentista.

O mais indicado é o clareamento imediato feito em consultório. Isso porque antes do tratamento é realizado um check-up para avaliar a condição bucal do paciente. Depois, é feita uma avaliação da cor e das manchas de todos os dentes para fazer a comparação final — por meio de uma escala de cor ou fotografia.

Já durante o procedimento, o gel clareador é aplicado em uma concentração mais elevada que na técnica caseira.

2. Lentes de contato dentárias

As lentes de contato nada mais são do que lâminas finas de porcelana fixadas na parte frontal dos dentes para corrigir imperfeições, como fraturas, lascas e manchas. Elas são recomendadas para conservar a estrutura dental.

Após colada, a lente obtém alta resistência, semelhante ao esmalte dental. Dependendo do zelo do paciente durante a manutenção e da excelência da clínica, o efeito pode durar mais de 10 anos.

Esse procedimento é recomendado para pessoas com dentição espaçada, irregular ou mal posicionada. É uma intervenção estética perfeita para adultos que já encerraram o período de crescimento facial e apresentam um sorriso que necessita de alguma correção. Um bom exemplo são os indivíduos com dentes curtos e/ou desgastados.

3. Resinas compostas

As resinas compostas são um dos avanços mais importantes da odontologia, pois substituíram as antigas restaurações metálicas à base de amálgama, que tinham uma aparência escurecida.

Na prática, as resinas existem em diversos níveis de translucidez e sua facilidade de manuseio e combinação de tons as tornam excelentes para o acabamento estético das fissuras cariosas. O processo de restauração é realizado diretamente nos dentes.

A vida útil da resina depende de diversos fatores, como a extensão e a natureza da lesão cariada, o tratamento (cárie pequena ou canal) e, sobretudo, a habilidade do cirurgião dentista. Outros aspectos, como a higiene bucal diária do paciente e seus hábitos, também são levados em conta.

Graças ao avanço do segmento odontológico com foco em garantir dentes perfeitos, novos produtos, como cerâmicas e resinas laboratoriais, substituíram a aplicação de metal, proporcionando efeitos estéticos fantásticos e duradouros.

4. Coroa dentária

As coroas são aplicadas para substituir todo o dente danificado ou deteriorado acima da gengiva, revigorando sua aparência, forma e tamanho. Elas evitam que uma dentição fraca trinque ou quebre, além de serem indicadas para cobrir dentes amarelados ou disformes.

As coroas estão disponíveis à base de cerâmica, porcelana ou resina. Dependendo da condição do paciente, podem ser fixadas sobre a raiz do dente natural ou sobre implantes.

5. Implante dentário

São cilindros de titânio — parecidos com miniparafusos — que substituem a raiz da dentição perdida. O implante dentário é ideal para repor alguns dentes ou, até, uma arcada inteira. Além disso, é quase imperceptível quando bem instalado. Seu efeito garante conforto tanto no tocante à mastigação quanto no que se refere ao anseio social.

6. Aparelho ortodôntico fixo

Outro fator interessante são os dentes espaçados e tortos, principalmente os frontais e/ou caninos. A ortodontia é ideal para tratar casos desse tipo, pois é uma das maneiras mais eficientes para ajustar sorrisos desalinhados.

Graças ao método “easyclip”, que é realizado com o uso do aparelho fixo, os bráquetes (pecinhas de metal ou plástico que são coladas na frente dos dentes para alinhá-los) são mais eficientes, o que acelera o período de tratamento.

7. Aparelho Invisalign®

Também é possível ter dentes harmônicos com o aparelho invisível — chamado de Invisalign®. Mas você sabe como funciona esse método? Ele é um molde transparente que se acomoda perfeitamente em toda a arcada dentária. O interessante é que muitas pessoas não percebem que você está fazendo um tratamento ortodôntico.

O aparelho Invisalign®, assim como o dispositivo fixo, é indicado para: apinhamento dentário (dentes tortos); fechamento de diastema (aberturas ou espaços entre dois dentes); mordida aberta; mordida cruzada; e casos de prognatismo mandibular (quando a arcada inferior ultrapassa a arcada superior).

7.1. Como funciona esse aparelho

O molde transparente do Invisalign® é construído especialmente para as arcadas da pessoa, após planejamento profissional, e funciona para alinhar os dentes e corrigir disfunções na mordida. Mas você sabe como se dá esse processo? A confecção dos alinhadores segue este passo a passo:

  • inicialmente, a boca passa por um escaneamento, com o qual se chega a medidas precisas dos elementos dentários;
  • depois, o dentista faz uma simulação em vídeo 3D para o paciente, mostrando-lhe possíveis resultados após a movimentação dentária;
  • por fim, o profissional apresenta as etapas do tratamento, por meio de simulação em vídeo 3D, para que o paciente dê continuidade ao procedimento.

Caso o paciente concorde em seguir o tratamento com molde invisível, a peça demora de 25 a 60 dias para chegar ao consultório.

7.2. As vantagens do aparelho Invisalign®

Há vários benefícios associados à técnica de aparelho invisível, a começar pela aparência imperceptível. Muitas pessoas sentem rejeição social ao utilizar o dispositivo fixo, no qual são evidentes as peças de metal. Com o Invisalign®, os pacientes conseguem melhorar o crescimento e o desenvolvimento dentário de maneira discreta.

Por outro lado, a técnica é mais confortável, uma vez que as peças de metal, os fios, as bandas e a porcelana do aparelho fixo tradicional não são necessárias para o sucesso do tratamento. Nesse sentido, o dispositivo invisível também é mais prático, já que você pode remover o alinhador quando precisar beber ou comer, por exemplo.

Por fim, o alinhador removível é mais fácil de higienizar do que o dispositivo fixo, tornando menos comum o surgimento de placas bacterianas e problemas na gengiva. O Invisalign® melhora a aparência do sorriso, restaura as funções bucais e aumenta a autoestima do paciente, em menos tempo de tratamento.

7.3. Duração do tratamento e resultados

O tratamento com Invisalign® para corrigir disfunções no desenvolvimento dentário e no encaixe da mordida costuma ser bem menor se comparado ao método tradicional com dispositivo fixo. O motivo é que o alinhador é feito sob medida para o paciente, unindo o tratamento ortodôntico ao conforto, à higiene, à praticidade e à estética bucal.

No entanto, para que o molde invisível seja eficaz, a pessoa precisa manter os cuidados com a saúde oral e seguir as indicações do cirurgião-dentista. Ainda que o alinhador seja móvel e o paciente possa retirá-lo quando desejar, é preciso continuar o tratamento para que os problemas na dentição sejam corrigidos.

8. Cirurgia plástica gengival

A gengivoplastia é comumente realizada para corrigir o sorriso gengival, que causa incômodo na pessoa quando a linha da gengiva cobre a arcada dentária de forma excessiva, fazendo os dentes parecerem pequenos. Vale acrescentar que essa condição também eleva a chance de desenvolver gengivite.

Enfim, essa intervenção cirúrgica tem o intuito de retirar o tecido excedente, a fim de expor a dentição de forma natural, garantindo um sorriso mais bonito. Funciona assim: após a remoção de parte da gengiva, é feito um retoque, afinando sua aparência, de modo que ela fique alinhada.

Existe, também, um procedimento a laser, que diminui a dose de anestesia necessária, reduz o inchaço e o sangramento e garante um pós-operatório menos doloroso ao paciente.

9. Harmonização facial

A toxina botulínica (botox) e o ácido hialurônico (indicado para preenchimento labial) podem ser aplicados por dentistas especializados em harmonização facial. Aliás, eles são os profissionais ideais para aplicar essas substâncias de forma correta e segura.

Os dois procedimentos podem fazer toda a diferença para quem deseja valorizar o sorriso. Os produtos dão um efeito temporário que diminui o impulso nervoso do músculo na área em que são aplicados.

Dessa forma, eles são indicados para diversas imperfeições que afetam a estética e a saúde bucal, como bruxismo (ato de pressionar ou ranger vigorosamente os dentes), distonia (contração involuntária em partes da boca, como língua e mandíbula) e sialorreia (excesso de saliva).

Neste conteúdo, você conheceu procedimentos odontológicos estéticos e funcionais que ajudam os pacientes a ter um sorriso harmônico. Entre as novidades do setor, destacam-se harmonização facial, cirurgia plástica gengival, aparelhos ortodônticos, implante e coroa, resinas compostas, clareamento e as novas lentes de contato dentárias.

O que achou dos tratamentos para ter dentes perfeitos? Se interessado por alguns desses procedimentos, como o Invisalign®, não é mesmo? Então, aproveite para compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais!