Os 8 melhores tratamentos para ter dentes perfeitos

Ter dentes perfeitos é muito mais importante do que a maioria das pessoas imagina. Afinal, estar satisfeito consigo mesmo e não ter vergonha de sorrir é algo que faz bem à própria alma! Em razão disso, a odontologia estética atua para manter essa sensação de bem-estar e faz isso com excelência.

Com o passar dos anos, essa especialidade tem elaborado procedimentos cada vez mais inovadores, capazes de entregar ótimos resultados no tocante à saúde e estética bucal dos pacientes. Além disso, os dentistas especializados em harmonização dentária também proporcionam melhorias no psicológico das pessoas, graças ao crescimento da sua autoestima e confiança.

Se você está interessado em ter dentes perfeitos para melhorar sua atuação profissional e social, veio ao lugar certo. A seguir, você ficará por dentro dos melhores tratamentos da atualidade. Acompanhe!

1. Clareamento dentário

É possível fazer o clareamento dentário em casa. Ele é realizado com o uso de gel clareador e moldes de silicone. No entanto, seu resultado é demorado (cerca de duas a três semanas) e pode comprometer a sensibilidade dos dentes se não for feito sob prescrição do dentista.

No entanto, o mais indicado é o clareamento imediato feito em consultório. Isso porque antes do tratamento é realizado um check-up para avaliar a condição bucal do paciente. Depois, é feita uma avaliação da cor e das manchas de todos os dentes para fazer a comparação final — por meio de uma escala de cor ou fotografia.

Já durante o procedimento, o gel clareador é aplicado em uma concentração mais elevada que na técnica caseira, e uma fonte de luz é direcionada sobre toda a dentição, o que acelera o efeito do produto, tornando o processo mais rápido e eficiente.

2. Lentes de contato dentárias

As lentes de contato nada mais são do que lâminas finas de porcelana fixadas na parte frontal dos dentes para corrigir imperfeições, como fraturas, lascas e manchas. Elas são recomendadas para conservar a estrutura dental.

Após colada, a lente obtém alta resistência, semelhante ao esmalte dental. Dependendo do zelo do paciente durante a manutenção e da excelência da clínica, o efeito pode durar mais de 10 anos.

Esse procedimento é recomendado para pessoas com dentição espaçada, irregular ou mal posicionada. É uma intervenção estética perfeita para adultos que já encerraram o período de crescimento facial e apresentam um sorriso que necessita de alguma correção. Um bom exemplo são os indivíduos que apresentam dentes curtos e/ou desgastados.

3. Resinas compostas

As resinas compostas são um dos avanços mais importantes da odontologia, pois substituíram as antigas restaurações metálicas à base de amálgama, que tinham uma aparência escurecida. Elas existem em diversos níveis de translucidez e sua facilidade de manuseio e combinação de tons as tornam excelentes para o acabamento estético das fissuras cariosas. O processo de restauração é realizado diretamente nos dentes.

A vida útil da resina depende de diversos fatores, como a extensão e a natureza da lesão cariada, o tratamento (cárie pequena ou canal) e, sobretudo, a habilidade do cirurgião dentista. Outros aspectos, como a higiene bucal diária do paciente e seus hábitos, também são levados em conta.

Graças ao avanço do segmento odontológico com foco em garantir dentes perfeitos, novos produtos, como cerâmicas e resinas laboratoriais, substituíram a aplicação de metal, proporcionando efeitos estéticos fantásticos e duradouros.

4. Coroa dentária

As coroas são aplicadas para substituir todo o dente danificado ou deteriorado acima da gengiva, revigorando sua aparência, forma e tamanho. Elas evitam que uma dentição fraca trinque ou quebre, além de serem indicadas para cobrir dentes amarelados ou disformes.

As coroas estão disponíveis à base de cerâmica, porcelana ou resina. Dependendo da condição do paciente, podem ser fixadas sobre a raiz do dente natural ou sobre implantes.

5. Implante dentário

São cilindros de titânio — parecidos com miniparafusos — que substituem a raiz da dentição perdida. O implante dentário é ideal para repor alguns dentes ou até uma arcada inteira. Além disso, é quase imperceptível quando bem instalado. Seu efeito garante conforto tanto no tocante à mastigação quanto no que se refere ao anseio social.

6. Aparelho ortodôntico

Outro fator interessante são os dentes espaçados e tortos, principalmente os frontais e/ou caninos. A ortodontia é ideal para tratar casos desse tipo, pois é uma das maneiras mais eficientes para ajustar sorrisos desalinhados. Graças ao método “easyclip”, que é realizado com o uso do aparelho fixo, os bráquetes (pecinhas de metal ou plástico que são coladas na frente dos dentes para alinhá-los) são mais eficientes, o que acelera o período de tratamento.

Além disso, é possível ter dentes perfeitos com o aparelho invisível — chamado de InvisaLign —, um molde transparente que se acomoda perfeitamente em toda a arcada dentária. O interessante é que muitas pessoas não percebem que você está fazendo um tratamento ortodôntico.

Esses dois dispositivos são indicados para:

  • apinhamento dentário (dentes tortos);
  • fechamento de diastema (aberturas ou espaços entre dois dentes);
  • mordida aberta;
  • mordida cruzada;
  • prognatismo mandibular (quando a arcada inferior ultrapassa a arcada superior).

7. Cirurgia plástica gengival

A gengivoplastia é comumente realizada para corrigir o sorriso gengival, que causa incômodo na pessoa quando a linha da gengiva cobre a arcada dentária de forma excessiva, fazendo os dentes parecerem pequenos. Vale acrescentar que essa condição também eleva as chances de desenvolver gengivite.

Enfim, essa intervenção cirúrgica tem o intuito de retirar o tecido excedente, a fim de expor a dentição de forma natural, garantindo um sorriso mais bonito. Funciona assim: após a remoção de parte da gengiva, é feito um retoque, afinando sua aparência, de modo que ela fique alinhada. Existe também um procedimento a laser, que diminui a dose de anestesia necessária, reduz o inchaço e o sangramento e garante um pós-operatório menos doloroso ao paciente.

8. Harmonização facial

A toxina botulínica (botox) e o ácido hialurônico (indicado para preenchimento labial) podem ser aplicados por dentistas especializados em harmonização facial. Aliás, eles são os profissionais ideais para aplicar essas substâncias de forma correta e segura. Esses dois procedimentos podem fazer toda a diferença para quem deseja valorizar o sorriso. Os produtos dão um efeito temporário que diminui o impulso nervoso do músculo na área em que são aplicados.

Dessa forma, eles são indicados para diversas imperfeições que afetam a estética e a saúde bucal, como bruxismo (ato de pressionar ou ranger vigorosamente os dentes), distonia (contração involuntária em partes da boca, como língua e mandíbula) e sialorrieia (excesso de saliva).

E então, o que achou dos tratamentos para ter dentes perfeitos? Esperamos que você tenha se interessado por alguns desses procedimentos. Aproveite essa oportunidade e conheça nossas soluções para garantir um sorriso mais belo e alinhado. Para isso, entre em contato conosco e veja nosso catálogo de serviços de estética e saúde bucal.