carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Odontologia para bebês: quando isso é necessário?

Odontologia para bebês: quando isso é necessário?

13/11/2019

Nem todos os pais entendem a importância da odontologia para bebês e acabam por adiar muito a primeira consulta dos pequenos com o dentista. Essa não é uma boa decisão, porque o acompanhamento com esse profissional deve iniciar nos primeiros meses de vida.

Entretanto, será que isso não é um exagero? Afinal, os dentinhos estão começando a nascer e a criança não se alimenta como adulto, então, não está sujeita aos mesmos problemas bucais, certo? Errado! A boca dos pequenos também pode acumular bactérias que desequilibram a saúde bucal.

Para entender melhor, continue lendo este post. Nele, explicaremos ao certo por que é tão importante o acompanhamento odontológico para bebês, quando ele deve começar e deixaremos algumas dicas para escolher o melhor dentista para o pequeno.

Qual é a importância da odontologia para bebês?

Há quem acredite que o dentista deve ser visitado apenas quando há um problema, por isso, nem mesmo passa por sua cabeça a ideia de que bebês precisam de acompanhamento com esse profissional.

Contudo, os pequenos devem ser levados ao dentista para acompanhar a saúde bucal. Afinal, em sua boca também podem se proliferar bactérias e outros micro-organismos patógenos, que comprometem a dentição, tecidos bucais e a saúde orgânica.

A odontologia para bebês é importante para que o profissional acompanhe o desenvolvimento da arcada dentária bem como dos ossos faciais. É um momento em que os pais podem tirar dúvidas e descobrir como higienizar corretamente a boquinha dos seus filhos.

Sem falar que, quanto antes iniciar esse acompanhamento, melhor será para a criança adaptar-se ao ambiente do consultório e à figura do dentista. Assim não desenvolverá o medo que tanto atrapalha os tratamentos.

Então, as consultas de odontologia para bebês são essenciais porque o profissional:

  • controla a saúde bucal da criança;
  • identifica sintomas de problemas no começo;
  • adota medidas preventivas;
  • acompanha o desenvolvimento do pequeno;
  • instrui os pais;
  • cria um vínculo com a criança.

Quando o acompanhamento odontológico deve iniciar?

Na verdade, a odontologia para bebês se inicia quando o pequeno está em gestação. É recomendado que toda gestante faça o pré-natal odontológico para cuidar da sua própria dentição e garantir o bom desenvolvimento do feto. Também, recebe instrução de como cuidar da saúde bucal da criança quando ela nascer.

As consultas com o bebê devem iniciar nos primeiros meses de vida, quanto mais cedo possível. Isso porque as gengivas precisam de cuidados e devem ser higienizadas, uma vez que acumulam resíduos de leite.

No entanto, quando nascem os primeiros dentes de leite é essencial que de fato o acompanhamento seja feito idealmente de 3 em 3  meses. É nesse momento que a criança começa a introdução alimentar, aumentando as chances de desenvolver problemas.

Acredite, a cárie pode afetar crianças de qualquer idade, principalmente quando são alimentadas com pratos ou bebidas adoçadas. Além disso, como os dentes estão nascendo, é preciso que o profissional observe se não há nenhuma alteração na arcada dentária.

Ele continuará instruindo os pais, pois agora será necessário fazer a higiene bucal de uma forma diferente. Portanto, esse suporte é essencial para mostrar como isso deve ser feito e quais são os melhores produtos.

Como escolher um dentista para o bebê?

Sabia que existe um profissional especializado em consultas de odontologia para bebês? Estamos falando do odontopediatra, que tem uma formação específica para atender esse público especial.

Então, quando você for agendar a primeira consulta do seu filho dê preferência para um dentista com essa especialização. Entretanto, também considere outros fatores que impactam o atendimento, como:

  • confira a opinião de outros pacientes;
  • analise a estrutura da clínica;
  • veja se o espaço é adaptado para crianças;
  • verifique como é feito o atendimento;
  • observe se os equipamentos também são adaptados.

Cada detalhe é essencial para fazer com que a odontologia para bebês seja a mais confortável e segura possível para esses pacientes. Escolha com cautela a clínica e o profissional, mas não deixe de fazer esse acompanhamento tão importante para seu filho, que garante um bom desenvolvimento e a saúde bucal dele no futuro.

Gostou dessas dicas? Você pode receber outras diretamente em seu e-mail. Assine nossa newsletter que enviaremos para você!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil