Odontologia na era digital: conheça os novos procedimentos!

O consultório do dentista não é mais o mesmo! A tecnologia veio para otimizar os tratamentos e proporcionar maior precisão no trabalho do profissional, oferecendo melhores resultados, mais conforto e segurança para o paciente em procedimentos de saúde ou estética bucal.

A odontologia na era digital é uma realidade nas melhores clínicas. Tais estabelecimentos contam com infraestrutura de ponta e equipe especializada (atualizada), pois pensam sempre em oferecer o melhor para o paciente.

Quer ficar por dentro dos procedimentos inovadores da área? Então, confira nosso artigo e descubra todas as vantagens dessa evolução tecnológica para os tratamentos odontológicos!

Cirurgia de implante guiada

Um dos procedimentos da odontologia da era digital é a cirurgia guiada por computador para o tratamento de implante dentário, que torna a técnica minimamente invasiva e sem a necessidade de cortes. Trata-se de uma intervenção altamente precisa, já que o dentista conta com um guia que aponta o local exato onde os pinos devem ser implantados.

Para isso, ele utiliza a tomografia computadorizada tridimensional ao mapear a arcada dentária do paciente. As imagens obtidas são enviadas a um software que permite ao profissional ver em detalhes as estruturas bucais, como a espessura dos ossos ou da gengiva e o posicionamento dos dentes. Com essas informações, é possível saber em qual ponto o implante deve ser inserido.

O próximo passo é a confecção, em impressora 3D, de uma guia cirúrgica que conduzirá o dentista na operação, como o próprio nome diz. Assim, o procedimento é feito sem cortes nem pontos de sutura, pois é realizado um furo muito pequeno na gengiva.

Recuperação mais rápida

Para o paciente, há rapidez e conforto, além de uma recuperação muito mais tranquila se comparada à cirurgia de implante tradicional. Isso porque, com o procedimento guiado, a cicatrização das gengivas se torna bem rápida. É possível inclusive reduzir o uso de medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos no pós-operatório.

Então, se você tem medo de colocar um implante dentário por conta da cirurgia, saiba que pode ficar sossegado e conseguir um sorriso dos sonhos com a odontologia da era digital.

Escaneamento intrabucal 3D

Uma revolução nos consultórios odontológicos é, sem dúvidas, o escaneamento intrabucal 3D. Já ouviu falar? Trata-se de uma tecnologia que possibilita a moldagem digital das estruturas da cavidade bucal em poucos minutos, garantindo maior precisão, qualidade e rapidez em uma série de tratamentos.

Essa inovação substitui a moldagem em gesso, na qual o paciente precisa ficar imóvel e, por conta do produto, pode até mesmo sentir ânsia, falta de ar ou enjoos. Com o uso do scanner, a pessoa se sente mais confortável, sem contar que o procedimento é mais ágil e não há chances de erro, o que elimina o risco de repetições do procedimento (como ocorre com a moldagem da forma tradicional).

Estamos falando de uma vantagem e tanto, principalmente para as crianças, que não conseguem ficar paradas, mas precisam realizar essa etapa do tratamento ortodôntico, por exemplo.

Simulação do tratamento

Por meio de um software, o dentista obtém a reprodução exata da arcada, dos dentes e da gengiva em cores reais e três dimensões. Isso possibilita a simulação do tratamento e a participação do paciente na etapa de planejamento.

Versatilidade

O escaneamento intrabucal é uma etapa importante para diferentes procedimentos, como aqueles das áreas de:

  • ortodontia;
  • implantodontia;
  • próteses fixas;
  • odontologia estética (lentes de contato);
  • odontologia do sono (confecção de placas intraorais).

Ganhos estéticos

Outro ponto a favor é em relação aos resultados estéticos, já que o scanner consegue captar a tonalidade exata dos dentes do paciente. Na moldagem tradicional, essa escolha pode não ser exata, pois vai depender do olhar do dentista.

Portanto, a tecnologia possibilita um resultado superior, já que o sorriso fica com um aspecto natural, o que traz benefícios também para a sua autoestima.

Impressora 3D

Um equipamento que faz parte da odontologia na era digital é a impressora 3D. Ela permite a produção de alinhadores transparentes, coroas, próteses, lentes de contato dental e peças de restauração com extrema precisão, levando bastante qualidade aos procedimentos.

Além disso, os processos são extremamente rápidos, o que acelera os tratamentos e gera mais satisfação aos pacientes. Procedimentos para a colocação de lentes de contato dental, por exemplo, podem ser feitos em duas ou três sessões, já que tudo é realizado no próprio consultório — inclusive a confecção das peças.

Digital Smile Design

O digital smile design é o planejamento digital do sorriso. Essa ferramenta da odontologia estética faz uma análise da face, dos dentes e de outros detalhes da cavidade bucal do paciente.

As informações são enviadas para um software, que consegue simular os procedimentos necessários para a harmonização do sorriso. Esse planejamento pode ser utilizado em tratamentos de implantes e ortodontia ou, ainda, na colocação de lentes de contato dental.

Tratamento mais preciso na endodontia

A endodontia é a especialidade que trata as lesões na polpa e raiz dentária. Dessa forma, a área é voltada para aquelas cáries mais profundas, trincas e fraturas nos dentes, além dos problemas de sensibilidade intensa.

O tratamento é indicado quando a infecção no dente toma grandes proporções e é preciso fazer a retirada da polpa dentária que ficou comprometida. Esse procedimento é delicado, mas pode ter melhores resultados com os avanços da tecnologia.

A radiografia digital e a tomografia computadorizada tridimensional permitem ao dentista fazer uma avaliação mais detalhada do caso, aprimorando o diagnóstico e otimizando o procedimento. Isso porque ele consegue visualizar a forma e a curvatura das raízes, além de medir o comprimento do canal durante o tratamento, além de diminuir a quantidade de consultas.

Os novos procedimentos da odontologia na era digital propiciam uma série de benefícios para o paciente, tornando os tratamentos mais personalizados, precisos e com uma qualidade estética superior. Para alcançar bons resultados com essas inovações, é imprescindível escolher uma clínica que ofereça equipamentos de alta tecnologia, centro cirúrgico próprio e equipe especializada.

Ficou interessado nas vantagens desses tratamentos odontológicos? Entre em contato conosco e confira todas as facilidades que a tecnologia proporciona!