Odontologia estética: conheça os 7 procedimentos mais comuns!

A odontologia estética visa à harmonização facial e do sorriso com variadas técnicas que, além de trazer ganhos para a aparência, proporcionam qualidade de vida e elevam a autoestima do indivíduo.

Imperfeições ou manchas nos dentes, tamanho de gengiva, formato assimétrico do rosto e até mesmo rugas e linhas de expressão podem ser corrigidos de forma rápida no consultório do dentista.

Quer conhecer os 7 procedimentos mais comuns da odontologia estética? Então, acompanhe nosso post e descubra os resultados incríveis que eles proporcionam na vida das pessoas!

1. Aplicação de toxina botulínica

O dentista pode aplicar a toxina botulínica, conhecida como botox, para bloquear o impulso nervoso no tecido muscular, objetivando, assim, seu relaxamento.

A técnica é voltada para corrigir casos de sorriso assimétrico, popularmente chamado de sorriso torto, situações em que a exposição dos dentes e gengiva é desproporcional quando a pessoa sorri. Com a substância, é possível relaxar a musculatura do lado da boca que é mais esticado no momento de sorrir, garantindo, assim, uma harmonização da face.

A técnica também é indicada para corrigir situações de assimetria facial, quando um lado do rosto é maior ou mais largo que o outro. A toxina botulínica consegue fazer uma regressão do músculo mais proeminente, contribuindo para uma aparência mais estética.

Por fim, o dentista também pode fazer a aplicação da substância para a correção de sulcos e rugas que incomodam o paciente, promovendo o rejuvenescimento facial.

O procedimento, realizado de modo bastante seguro, é rápido e não causa incômodo ao paciente. No entanto, ele não é definitivo: é preciso reaplicar a substância de tempos em tempos de acordo com a orientação do profissional.

2. Preenchimento facial

O preenchimento facial, realizado com ácido hialurônico, também tem como finalidade a harmonização facial, pois consegue suavizar rugas, marcas de expressão e sulcos. Isso ocorre porque a substância estimula a produção de colágeno, proteína que dá elasticidade e firmeza à pele e que também auxilia na hidratação.

Esse tratamento da odontologia estética dá mais volume e forma às áreas do rosto afetadas pelo processo de envelhecimento. O ácido hialurônico tem a propriedade de ocupar o espaço entre as células e de atrair água para a área onde foi aplicado.

Dessa forma, o procedimento recupera os ângulos que dão forma e rejuvenescem a face. É indicado também para suavizar olheiras e cicatrizes, como aquelas decorrentes de acne. Assim como o botox, deve ser reaplicado periodicamente.

3. Lifting orofacial

Outra técnica utilizada para corrigir o sorriso assimétrico é o lifting orofacial. O dentista utiliza fios de sustentação, compostos de um material absorvível, que dão suporte aos tecidos da face. Os fios são passados por baixo da pele depois que a pessoa recebe uma anestesia local.

É um procedimento rápido e minimamente invasivo, voltado para o rejuvenescimento do rosto, pois suaviza rugas, sulcos e melhora a flacidez. Ajuda também a redefinir o contorno da mandíbula, o formato das bochechas e a melhorar o aspecto do pescoço.

O lifting orofacial tem duração média de 18 a 24 meses.

4. Clareamento dental

Quer deixar os dentes mais branquinhos e com a coloração uniforme? Então a odontologia estética pode ajudar com o clareamento dental. A técnica, realizada pelo dentista, é feita com o uso de peróxido de hidrogênio ou carbamina, substância que tem como propriedade quebrar as moléculas de pigmentos.

No procedimento, o profissional pode utilizar o laser ou luz LED para potencializar ainda mais os resultados.

O clareamento é duradouro se o paciente mantiver uma boa higienização bucal e evitar alimentos e bebidas que mancham os dentes, como café, chás, vinho, refrigerantes à base de cola, catchup, molho industrializado, beterraba etc.

5. Lentes de contato dental

Para quem busca um sorriso mais bonito e uniforme, corrigindo pequenas imperfeições no formato, tamanho, inclinação e coloração dos dentes, precisa conhecer as lentes de contato dental.

Trata-se de um revestimento ultrafino (0,2 a 0,4 mm) de porcelana colado dente a dente. São extremamente resistentes e duráveis e realizam uma transformação facial, pois os dentes ficam alinhados e com uma coloração bastante natural, já que a porcelana tem uma tonalidade e brilho que se assemelham muito ao esmalte dentário.

As lentes são indicadas para os dentes anteriores, aqueles que ficam visíveis ao falar e sorrir, e apresentam resultados eficazes para casos de:

  • pequenos diastemas (espaços entre os dentes);
  • correção de contorno entre os dentes;
  • aumento de largura ou comprimento dos dentes;
  • correção suave de tonalidade;
  • correção suave de inclinação;
  • pequenas fraturas;
  • manchas no esmalte dentário.

6. Bichectomia

Para pacientes que se incomodam com o volume das bochechas, que pode deixar o rosto mais largo e até com um aspecto infantil, a indicação é a bichectomia.

É uma intervenção da odontologia estética que tem como objetivo deixar o rosto mais fino, simétrico e com traços mais delicados. Na cirurgia, o dentista faz a retirada das bolas ou corpo de Bichat, tecido que confere volume e forma às bochechas.

Com a bichectomia, as maçãs do rosto ficam mais marcadas. A técnica também melhora a estética da região cervical, pois consegue definir os limites entre as linhas da mandíbula e do pescoço.

7. Cirurgia plástica gengival

Mais uma técnica da odontologia estética que vai promover a harmonização facial e do sorriso é a cirurgia plástica gengival.

Trata-se de uma intervenção de pequeno porte para corrigir as imperfeições na gengiva. É um procedimento indicado para quem tem a gengiva muito grande, o chamado sorriso gengival, em que a gengiva aparece de forma exagerada ao sorrir ou, no caso contrário, de retração gengival.

Com a técnica, o dentista altera o tamanho, desalinhamento, contorno e até mesmo a espessura do tecido da gengiva. O resultado é um sorriso mais harmônico e bonito.

Agora você já conhece os principais procedimentos realizados no consultório do dentista que vão deixar seu rosto e sorriso mais harmônicos. A odontologia estética está em constante aperfeiçoamento, com diferentes técnicas que vão trazer não só beleza, mas também bem-estar para as pessoas. Mas lembre-se de buscar uma clínica especializada para fazer qualquer procedimento.

Gostou das nossas dicas? Confira outros posts com novidades de saúde e estética bucal seguindo as páginas da Dentaly no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!