Odontogeriatria: por que cuidar da saúde bucal na terceira idade?

O sorriso harmônico é desejado por muitos, mas a boca também é responsável por funções vitais no organismo. Apesar disso, grande parte das pessoas com mais de 60 anos de idade sofre com disfunções orais. Por isso, a odontogeriatria oferece profissionais focados nessa faixa etária. Sabe como essa especialidade pode melhorar a sua qualidade de vida?

Neste texto, você entende o que é e quais casos podem ser cuidados pela odontogeriatria, área especializada na saúde bucal de idosos. Além disso, o artigo explica desde a prevenção de problemas bucais até a melhora na autoestima.

Por fim, compreenda por que não é natural perder os dentes com o avanço da idade e qual a importância de investir nos especialistas para manter a dentição e sorrir sem medo na melhor fase da vida. Ficou curioso com o tema? Comece a leitura agora e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

O que é e para que serve a odontogeriatria?

A ciência odontológica tem diversas frentes e setores, sendo responsável pela prevenção, manutenção e restauração da saúde bucal dos pacientes. O dentista pode atuar com cirurgia geral, ortodontia, saúde coletiva, implantodontia, entre outras áreas. Mas fica esta dúvida em muitas pessoas: o que é e para que serve a odontogeriatria?

Respondendo à pergunta, odontogeriatria é uma especialidade odontológica com a qual o cirurgião-dentista estuda fenômenos bucais decorrentes do envelhecimento, prevê doenças e trata disfunções orofaciais em pessoas idosas. Dessa forma, o profissional com essa especialização pode:

  • estudar os efeitos do envelhecimento no sistema estomatognático (composto por estruturas bucais, como a mandíbula);
  • diagnosticar e tratar disfunções bucais (desde doenças causadas por terapia medicamentosa até câncer de boca);
  • fazer planejamento multidisciplinar para recuperar a estética e as funções orais de pacientes geriátricos;
  • verificar impactos sociais na saúde bucal de pessoas idosas.

Reconhecida desde o início do século, a área está em fase de desenvolvimento e tem uma alta demanda nos consultórios. A odontogeriatria é bastante importante no país, onde a maior parte das pessoas com 60 anos de idade é desprovida de dentes e 92% têm doença periodontal, segundo pesquisa do Ministério da Saúde.

Diante desse cenário, é importante não apenas manter, mas sempre cuidar da saúde oral. Mas você sabe quais são os benefícios dessa área odontológica?

Quais são os benefícios da odontogeriatria?

Até o momento, você entendeu o lugar da odontogeriatria na ciência odontológica, mas a dúvida que fica é: como essa especialidade contribui para a qualidade de vida das pessoas? Os benefícios associados à área são muitos, desde o cuidado com problemas bucais até a melhora da autoestima, passando pela preservação dos elementos dentários.

Evita problemas bucais

No consultório, o especialista consegue evitar problemas bucais que se agravam com o passar do tempo. Pessoas com mais de 60 anos, especialmente, costumam ter mais problemas na raiz dos dentes, desenvolver cáries, sensibilidade dental e boca seca.

Por outro lado, enfermidades preexistentes, como problemas cardíacos, diabetes e câncer, podem desencadear disfunções orais. Investir em uma área que conhece profundamente os danos bucais em idosos pode controlar e evitar tais problemas.

Eleva a autoestima

A odontogeriatria está bastante ligada ao sorriso harmônico, uma vez que um planejamento multidisciplinar (com profissionais de outras áreas da ciência odontológica, como o implantodontia e o ortodontia) consegue recuperar a dentição e melhorar a estética e o funcionamento bucais. O principal efeito social é a melhora da autoestima.

Proporciona mais qualidade de vida

Quem não quer envelhecer com mais qualidade de vida? A resposta parece óbvia, mas ainda há muita gente que não cuida o suficiente dos elementos dentários, adquirindo doenças como a periodontal, a gengivite e a xerostomia (ligada à baixa produção de saliva nas glândulas salivares).

Para reverter o problema, no entanto, a odontogeriatria reúne profissionais capacitados, os quais proporcionam melhoras à saúde dos idosos, uma vez que disfunções orais são controladas e problemas em decorrência disso, evitados.

Preserva os elementos dentários

A falta de cuidados com a saúde oral e da manutenção clínica leva ao desgaste dos elementos dentários. Ainda que o paciente tenha deixado de lado os cuidados necessários para manter o órgão em pleno funcionamento, a odontogeriatria consegue diagnosticar e tratar disfunções muito correntes na terceira idade.

Nesse sentido, muitos idosos chegam com esta dúvida à clínica: é normal perder os dentes na terceira idade?

É normal perder os dentes na terceira idade?

Apesar de o Brasil ser um país onde a maioria dos idosos tem problema nos dentes e na gengiva, não é normal perder a dentição (o que implica os casos de edêntulos) na terceira idade. Como não se trata de um processo natural, o paciente pode evitar danos nas estruturas dentárias com acompanhamento profissional e bons hábitos de higiene oral.

Por que investir em profissionais dessa especialidade?

A odontogeriatria foi reconhecida como especialidade odontológica apenas em 2002, o que retardou o avanço dos estudos focados no envelhecimento e os efeitos bucais, além de diminuir o número de cirurgiões-dentistas com essa capacitação.

Porém, hoje em dia, muitas clínicas contam com profissionais especializados para tratar da saúde oral de idosos. É o caso da Dentaly — Instituto de Saúde e Estética Bucal, consultório de referência no tratamento e manutenção das estruturas dentárias de pacientes com mais de 60 anos de idade em Manaus.

Se você tem mais de 60 anos e sofre com algum problema oral, pode ser atendido por um dentista não especializado na sua cidade. Mas a recomendação é procurar um profissional que tenha dedicado seus estudos e experiências clínicas às pessoas idosas, aumentando a certeza do diagnóstico e o cuidado com problemas bucais na terceira idade.

Neste conteúdo, você entendeu como a área da odontogeriatria vem se desenvolvendo no país, formando profissionais dentistas que estudam, diagnosticam e tratam disfunções orais em pessoas idosas. A especialidade ajuda a preservar a dentição e aumentar a autoestima nessa faixa etária.

Agora que você sabe como a odontogeriatria ajuda as pessoas idosas a ter mais qualidade de vida e a sorrir sem medo, entre em contato com a Dentaly e agende a sua consulta na capital do Amazonas!