carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: O que é faceta dentária ? Confira os principais tipos!

O que é faceta dentária ? Confira os principais tipos!

13/05/2019

Muita gente não sabe o que é faceta dentária, ainda que esse tipo de tratamento estético esteja entre os mais procurados nos consultórios odontológicos. Seu principal benefício é melhorar a aparência e a autoestima dos pacientes que, por algum motivo, estavam incomodados com os seus dentes.

Pessoas com imperfeições no sorriso podem se livrar desse desconforto e aproveitar os maravilhosos resultados oferecidos pelo procedimento — que, inclusive, já caiu no gosto de muitas celebridades. No entanto, ainda há muitas dúvidas relacionadas às facetas, suas indicações, durabilidade, entre outros aspectos.

Então, se você também quer saber mais sobre esse tratamento, acompanhe nosso post e veja como é possível conquistar um sorriso mais harmônico.

O que é faceta dentária?

A faceta dentária é um laminado ultrafino (média de 0,3 a 0,7 mm) utilizado para revestir a face externa dos dentes anteriores — aqueles que ficam visíveis ao falar ou sorrir. O objetivo do tratamento é corrigir imperfeições no sorriso das pessoas, principalmente os detalhes de formato, largura, comprimento e coloração.

Como uma nova estrutura é posicionada em cima de cada dente, a técnica é capaz de corrigir pequenas falhas, como dentes escurecidos, manchados, inclinados e irregulares. Além disso, corrige trincas, grandes restaurações, problemas estéticos de tamanho ou textura do dente e até hipoplasia do esmalte dentário — que deixa o dente com ranhuras ou manchas brancas.

Vale dizer que nem todo tipo de problema pode ser corrigido com a faceta, sendo que alguns quadros exigem o uso de um aparelho ortodôntico ou mesmo de outros métodos indicados por um especialista.

Como a faceta é colocada?

Para sua colocação, o dentista precisa fazer um leve desgaste na superfície do dente a fim de garantir o encaixe da peça e a sua fixação. Nesse sentido, é bom destacar a diferença entre uma faceta e uma lente de contato dentária. As lentes são opções ainda mais finas e, por isso, nem sempre conseguem solucionar problemas mais complexas.

No entanto, o processo de aplicação de uma lente normalmente não requer o desgaste do dente. Já a implantação das facetas demanda essa etapa, que pode ser feita com anestesia local ou não (dependendo da sensibilidade de cada paciente). Em todo caso, trata-se de um tratamento simples e corriqueiro nos consultórios.

Então, o dentista tira o molde de cada dente para encomendar ao laboratório as peças personalizadas, que mais tarde serão coladas na boca do paciente com uma espécie de cimento resinoso.

Quais os principais tipos de faceta dentária?

Todo paciente que decidir fazer o tratamento com facetas dentárias, vai ter que escolher entre os principais tipos disponíveis no mercado. De forma geral, os mais utilizados são:

Resina

São facetas confeccionadas diretamente sobre a superfície dentária e, por essa razão, costumam apresentar um valor reduzido. A desvantagem é que o material pode amarelar com o passar do tempo.

Porcelana

Sua confecção é feita em laboratório e, dessa maneira, sua colocação é bem mais estável do que a de resina. Tem um custo maior, porém, o resultado estético é superior, já que apresenta cor e brilho muito próximos de um dente natural. É mais delicada, só que mais resistente à mudança de coloração e possíveis fraturas.

Quais as vantagens desse tratamento?

É um procedimento com diversas vantagens, como o curto período de realização, o custo acessível, além da alta resistência e do longo prazo de duração — as facetas podem durar até 15 anos ou mais, desde que o paciente seja cuidadoso. Depois desse período, é indicado fazer a substituição, o que talvez aconteça antes por motivos de danos ao material.

O tratamento transforma o sorriso e promove a harmonização facial, pois corrige problemas de:

  • coloração, formato e desalinhamento dos dentes;

  • espaço entre os dentes (diastemas);

  • tamanho dos dentes;

  • textura da superfície dental;

  • danos nos dentes, como o esmalte dentário.

Assim, os efeitos não são apenas estéticos, mas abrangem até mesmo o fator psicológico para muitos pacientes que vivem insatisfeitos com os seus dentes. O resultado influencia a autoestima e proporciona maior confiança para as atividades do dia a dia.

Em outras palavras, não deixa de ser mais uma razão para a pessoa gostar mais de si mesma, deixar a vergonha de lado e ficar mais confiante para sorrir, se comunicar com os outros e viver todos os dias.

Quais cuidados o paciente deve ter após o procedimento?

Apesar de as facetas dentárias apresentarem alta durabilidade e resistência, é essencial tomar alguns cuidados para ajudar na preservação e aumentar a sua vida útil. Anote quais são as principais dicas:

  • evitar o consumo de alimentos muito duros e que aumentam o risco de quebra, como amendoim, milho de pipoca ou torresmo;

  • abster-se de alimentos e bebidas que possuem alta pigmentação e podem causar manchas se consumidos frequentemente, como vinho, café e açaí;

  • deixar de lado algumas manias que podem trazer prejuízos, especialmente o ato de morder objetos duros (lápis e tampas de canetas, por exemplo) e o de roer unhas;

  • não fumar.

Outra recomendação que faz toda a diferença para manter o sorriso intacto é visitar o dentista regularmente. O checkup odontológico é o momento do profissional avaliar a saúde bucal, verificar como estão as facetas e ainda fazer a profilaxia.

Limpeza das facetas

Uma dúvida comum dentro desse aspecto de cuidados com as facetas dentárias é a questão da limpeza. A higiene bucal deve seguir as mesmas regras ou é preciso adotar medidas diferentes depois de fazer o procedimento? 

É importante dizer que os dentes continuam suscetíveis à ação das bactérias e que uma higienização criteriosa continua sendo fundamental. Contudo, é bom ter um pouco mais de cautela para tentar não danificar o material acomodado sobre os dentes. Para tanto, as instruções são:

  • usar uma escova de dente com as cerdas macias;

  • fazer movimentos suaves e precisos durante a escovação;

  • comprar uma pasta de dente menos abrasiva;

  • continuar passando o fio dental para evitar o acúmulo de resíduos.

Por fim, não se esqueça que a escolha do dentista é mais um cuidado imprescindível antes de tomar a decisão de fazer qualquer tratamento. Afinal de contas, a qualidade do serviço pode impactar na sua saúde como também na sua imagem. Portanto, certifique-se sobre a habilitação do profissional para realizar determinado procedimento.

Agora que você já sabe o que é faceta dentária e quais as vantagens de fazer esse investimento, é hora de pensar se essa não é a alternativa ideal para conquistar o resultado estético desejado para o seu sorriso.

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Para ficar por dentro de outros temas relativos à saúde e à estética bucal, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber conteúdos especializados!


Veja os outros conteúdos relacionados




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2022

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, n 2789, Edificio Empire Center - 7 andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil