O que é bichectomia?

Você sabe o que é bichectomia? Pode até não parecer, mas esse método tem sido cada vez mais procurado e você provavelmente já ouviu falar de alguém que tenha feito. Esse termo se refere simplesmente à redução do volume das bochechas, um procedimento cirúrgico rápido que pode ser feito até em clínicas odontológicas.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e saiba como é feita a bichectomia, quais os riscos e vantagens desse método e quem são os profissionais que podem realizá-lo.

O que eu preciso saber sobre bichectomia?

O procedimento que recebe o nome de bichectomia nada mais é do que uma pequena cirurgia para retirada do excesso de gordura da região das bochechas.

Nossa face também é uma área do corpo suscetível ao acúmulo de tecido adiposo. As bolsas de gordura que se formam nas bochechas são denominadas bolas de Bichat, isso porque essa estrutura facial foi primeiramente identificada por Marie François Xavier Bichat, anatomista e fisiologista francês.

A bichectomia é um procedimento muito procurado para fins estéticos, para reduzir o volume das bochechas, afinar o rosto e definir os contornos faciais. No entanto, o método também tem objetivo funcional, já que é indicado para evitar ferimentos provocados por mordidas na mucosa jugal (parte interna das bochechas).

Na cirurgia de bichectomia é feita uma pequena incisão na parte de dentro das bochechas, sob anestesia local, para que as bolas de Bichat sejam removidas. Todo o processo dura em torno de 40 minutos e o paciente é liberado no mesmo dia.

O pós-operatório também é tranquilo. Somente nos primeiros dias o paciente deve limitar a dieta a líquidos e alimentos pastosos e evitar exercícios físicos intensos. No período máximo de uma semana, a rotina já volta ao normal e as alterações no formato do rosto começam a aparecer.

Antes de realizar uma bichectomia é importante fazer uma avaliação com um bom profissional para saber se realmente há necessidade para tal procedimento. Apesar de ser uma técnica simples e rápida, trata-se de uma cirurgia e, mesmo que a finalidade seja estética, outros recursos podem ser igualmente efetivos.

Quais os prós e os contras desse procedimento?

Como desvantagens da bichectomia, alguns especialistas alertam sobre os riscos futuros, já que a remoção das bolas de Bichat poderia fazer falta na sustentação e na função estrutural da face e afetar o processo de envelhecimento.

Já outros profissionais discordam disso e acreditam que os maiores riscos são de infecção, lesões de nervos, assimetria facial, parestesia e lesão do ducto parotídeo.

Já os benefícios da bichectomia estão mais relacionados às mudanças na estética, dentre eles:

  • afinamento do rosto;
  • traços faciais mais harmônicos e delicados;
  • realce da linha da mandíbula;
  • redução das papadas e do aspecto flácido no rosto e pescoço;
  • destaque nas maçãs do rosto;
  • aumento de autoestima.

Além das vantagens estéticas, também há melhoras na mastigação.

Que profissional eu devo procurar?

Cirurgiões plásticos, cirurgiões de cabeça e pescoço, dermatologistas e cirurgiões-dentistas são os profissionais capacitados para realizar a bichectomia. O importante aqui é escolher um especialista experiente e que tenha profundo conhecimento de anatomia facial.

Os profissionais de odontologia, por exemplo, estudam anatomia de cabeça e pescoço por mais de quatro anos. Portanto, clínicas desse tipo são opções seguras para quem procura esse procedimento.

Se você tem interesse em realizar uma bichectomia, o ideal é pesquisar, buscar informações e referências, consultar bons especialistas e confiar sua saúde a profissionais de qualidade para obter resultados satisfatórios e não correr nenhum risco.

Gostou de saber o que é bichectomia? Então espalhe o que você aprendeu e compartilhe este post nas suas redes sociais. Com certeza seus amigos vão gostar de descobrir mais sobre o tema.