carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: O que é ATM e quais disfunções podem acometer a articulação?

O que é ATM e quais disfunções podem acometer a articulação?

11/12/2018

Plataforma de Marketing de Conteúdo - Rock Content

O movimento de abrir e fechar a boca é uma das ações mais rotineiras de nossas vidas. Fazemos isso o tempo todo, para falar, comer e, às vezes, até mesmo para respirar. Mas se esse gesto tão simples se torna doloroso, pode ser um sinal de que algo não vai bem. 

Nesse momento, é interessante entender o que é a articulação temporomandibular (ATM). Por isso, é importante investigar e entender melhor esses sintomas. Quando isso acontece, podem ocorrer diversos problemas na hora de falar e se alimentar, como dores, estalos e até deslocamento da mandíbula.

Nesses casos, o mais indicado é buscar um tratamento, que é feito na cadeira do dentista. Porém, não se pode esperar muito para procurar ajuda, já que os sintomas das disfunções da ATM tendem a se agravar com o passar do tempo.

Continue lendo o post para compreender melhor o que é ATM e qual o procedimento a ser realizado mediante os diferentes casos de disfunções. Confira!

O que é ATM?

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca, é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, movimentarem-se sob seus dedos.

A disfunção da ATM é uma anormalidade da articulação temporomandibular e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação.

O que é DTM?

Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de disfunção temporomandibular (DTM). Geralmente, a DTM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.

Quais principais sintomas do DTM?

Disfunções de ATM apresentam muitos sinais e sintomas. É difícil saber, com certeza, se você tem DTM, porque um destes sintomas ou todos eles podem também estar presentes em outros problemas. Seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, por meio de um histórico médico e dentário completo, radiografias adequadas e de um exame clínico.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM são:

  • dores de cabeça (frequentemente parecidas com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

  • um "clique" ou sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;

  • dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;

  • mandíbulas que "ficam presas", travam ou saem do lugar;

  • flacidez dos músculos da mandíbula;

  • uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

Quais são as possíveis causas da disfunção?

A dor na articulação temporomandibular é descrita sempre como uma dor latejante e desconfortável. Ela pode ser súbita ou começar suavemente e se tornar cada vez mais intensa. Entretanto, os sintomas exatos devem variar, dependendo da causa. A seguir vamos descrever algumas das causas mais comuns para esse desconforto. Confira!

Bruxismo

bruxismo (ranger os dentes) pode causar danos graves aos dentes e é uma das causas principais da dor na ATM. Trata-se do processo de apertar ou ranger os dentes quando você não está mastigando. Algumas pessoas rangem os dentes quando estão estressadas, mas muitas outras cerram os dentes durante o sono e não têm consciência disso.

Osteomielite

A osteomielite é uma infecção que afeta os ossos. Quando uma pessoa sofre osteomielite na mandíbula, a ATM é impactada causando dor na mandíbula, febre e inchaço facial.

Condições dentárias

Outras causas de dor na articulação incluem doença periodontal, cárie ou abscessos. Embora muitos desses quadros não afetem diretamente a estrutura, a dor pode se irradiar para o local dessa estrutura odontológica.

Abscessos dentários

O abscesso dentário é o resultado da infecção da polpa ou do nervo do dente. Geralmente ele ocorre quando uma cárie dentária ficou sem tratamento por um longo período. Quando as bactérias da infecção começam a se disseminar pelo canal do dente, elas também podem atingir os tecidos ósseos abaixo, causando dor intensa, que pode se irradiar.

Quais os tratamentos para aliviar os efeitos da DTM?

Fisioterapia

As funções do sistema estomatognático têm como característica a participação da mandíbula e de todo complexo cabeça/pescoço. A articulação temporomandibular, a coluna cervical e as articulações entre os dentes relacionam-se intimamente em suas funções.

A ação neuromuscular das regiões mastigatória e cervical influencia ativamente os movimentos posturais funcionais da mandíbula e da coluna cervical, ou seja, todo o mecanismo postural que atua na cabeça é também parcialmente responsável pela postura mandibular.

Uma mudança na posição da cabeça provocada pela contração dos músculos cervicais muda, assim, a posição mandibular. Essas alterações influenciam também a oclusão e os músculos mastigatórios e estes, no que diz respeito, afetam a ATM.

Medicamentos

Dependendo do diagnóstico pode ser indicado ainda o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares. A aplicação da toxina botulínica como barreira para a liberação de substâncias que causam dor é outra possibilidade. Não estranhe ainda a prescrição de antidepressivos e anticonvulsivantes. Eles também são usados para pacientes com dores musculares crônicas, já que elas são controladas pelo sistema nervoso central.

Acupuntura

As dores na ATM são provocadas pelo acometimento do SHAO-Yang (triplo aquecedor) e do Dan (Vesícula Biliar) pelas energias perversas do vento, calor, umidade-calor que promovem estagnação de Qi e Xue no SHAO-Yang. A Acupuntura por meio de seu mecanismo de ação liberará os canais de energia, melhorando a circulação de QI e de Xue, diminuindo as tensões musculares, processos inflamatórios e da parte emocional que envolve essa região específica.

Utilizar placas de mordida

Placas de mordida são estruturas de acrílico que têm a função de proteger os dentes, aliviar as articulações temporomandibulares e promover o relaxamento dos músculos da região. A mais utilizada é a placa estabilizadora lisa, indicada principalmente para pacientes que apresentam bruxismo do sono, em que o paciente range e pressiona os dentes enquanto dorme.

A maior parte dos pacientes utiliza a placa apenas de noite, mas, dependendo do diagnóstico, em raras ocasiões, ela pode ser usada 24 horas por dia.

Em resumo, agora que já é conhecido o que é ATM fica fácil enfatizar a importância da procura por um ortodontista para verificar a ocorrência da DTM e recomendar medidas para diminuir os efeitos da disfunção. Esse profissional terá total capacidade de indicar quais dos tratamentos mencionados acima, será mais eficaz para cada caso.

Gostou do post? Não perca a oportunidade de entrar em contato conosco agora mesmo e tirar suas dúvidas!

 


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil