O que é a sensibilidade dentária e como tratá-la?

A sensibilidade dentária é um problema que atinge, em geral, a população adulta e decorre da erosão do esmalte do dente ou da retratação da gengiva. Essas causas expõem a estrutura profunda da dentição, onde se encontram as terminações nervosas.

Isso faz com que a ingestão de alimentos com temperaturas altas ou baixas provoquem dor em contato com o dente. Pensando em abordar os tratamentos para esse problema comum, elencamos algumas dicas simples. Não deixe de conferir!

Utilize escovas macias

Uma das causas da sensibilidade dentária é a utilização de escovas com cerdas duras. Ao longo do tempo, esse hábito pode desgastar o esmalte dos dentes e provocar recessão gengival, expondo as partes mais internas da arcada. Portanto, busque escovas macias que viabilizam uma higiene delicada e que não irrite a sua estrutura bucal.

Aplique flúor

O flúor é um dos componentes que integram o esmalte dos dentes, deixando-os impermeáveis. Por esse motivo, além de prevenir cáries, a substância auxilia muito na redução da sensibilidade excessiva. Há no mercado diversas opções de enxaguantes e cremes dentais que possuem essa composição e evitam o desgaste da dentição.

Entretanto, no caso da pasta dental, o efeito de remineralização do dente só é eficaz se ela tiver uma quantidade superior a mil partes por milhão de fluoreto. É recomendado, portanto, sempre ler os rótulos a fim de adquirir o melhor produto para o tratamento.

Tome cuidado com alguns alimentos

Alimentos ácidos como refrigerante, café e bebida alcoólica alteram o pH bucal e facilitam a corrosão do esmalte dos dentes e a destruição de sua camada de proteção. Sendo assim, evite o consumo excessivo de produtos do gênero. Além disso, fique atento para não escovar os dentes logo após a ingestão dessas substâncias, evitando causar maior atrito com os dentes. O ideal é enxaguar levemente a boca com água e esperar um tempo para fazer a higiene oral.

Procure um dentista para identificar o tratamento adequado

Vale lembrar que, nesses casos, é sempre importante buscar o auxílio de um dentista, uma vez que as causas da sensibilidade são diferentes em cada paciente. Em alguns casos, uma simples restauração com resina líquida pode substituir o esmalte lesado. Em outros, é necessário pôr a gengiva no lugar com cirurgia. Esses e todos os outros procedimentos, entretanto, devem ser avaliados por um especialista previamente.​

Mantenha uma boa higiene oral

A infecção da gengiva devido à presença de placas bacterianas também é responsável pelo aumento da sensibilidade dentária. Isso porque a inflamação que ela causa faz com que a gengiva se retraia e deixe exposta a raiz do dente. Para evitar esse problema, mantenha a saúde bucal em dia e livre de microrganismos, utilizando fio dental e produtos adequados para a escovação periódica.

A sensibilidade dentária, além de oferecer incômodo ao paciente, impossibilita que ele sinta prazer ao ingerir alimentos em temperaturas mais altas ou baixas. Para evitar isso, é importante buscar um dentista de confiança que identifique as causas do problema e oriente quanto as formas de prevenção e tratamento eficientes para o seu caso.