O que causa a Diastema? Entenda possíveis soluções!

Não é difícil encontrar pessoas com espacinho entre os dentes. Conhecido como diastema, essa característica é muito comum e virou marca registrada de algumas pessoas (inclusive famosos). Pois bem, enquanto para alguns isso representa beleza e charme, para outros causa incômodo e insegurança.

Nesse contexto, é importante observar que há formas eficientes de correção. Se essa é a sua situação e você quer mudar essa realidade, então leia este post até o final e fique informado do assunto. Vamos lá?

Afinal de contas, o que causa o diastema?

O espaço entre os dentes pode ser causado por diversas situações. Entre as mais comuns, podemos destacar o freio labial. Para quem não sabe, ele fica localizado na região dos incisivos centrais superiores, mas também pode ficar sobre algum dente que não nasceu, influenciando diretamente a separação entre os dentes.

É isso mesmo: embora esse ponto pareça despretensioso, é bom destacar que ele pode interferir no desenvolvimento de dentes adjacentes.

Somado a isso, temos outras possíveis causas da situação. Alguns problemas oclusais e pressão da língua, por exemplo, também podem influenciar de forma consistente e provocar essa separação, assim como a diferença de tamanho dos dentes ou até mesmo falta de algum deles.

Quais são as formas mais comuns de tratamento?

Como adiantamos, o tratamento pode variar muito dependendo da causa do diastema. Antes disso, tenha em mente que a importância de procurar a indicação parte de um profissional especializado antes de qualquer decisão.

Esse ponto pode parecer bobagem, mas lembre-se que é ele quem consegue diagnosticar a causa real desta situação. Justamente por isso, ele conta com toda expertise para resolvê-la com mais facilidade.

Aposte no uso do aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico é um grande aliado para quem quer alinhar os dentes e fechar qualquer tipo de espaçamento entre eles. Por isso, ele pode ser utilizado para resolver situações desse tipo e garantir a harmonia que muitas pessoas procuram para o sorriso.

Se esse ponto soa um pouco desconfortável para você, então é bom saber que existem distintas opções disponíveis hoje em dia. Algumas delas são discretíssimas, como o invisalign. Somado a isso, o tempo de tratamento é bem menor do que o de antigamente, então não deixe de considerar essa possibilidade.

Realize restaurações com resinas

Outra solução muito comum é colocar resina composta, lentes de contato ou facetas de cerâmica no espaço entre os dentes. Como são capazes de fechar o diastema de forma natural, eles representam uma ótima alternativa.

A grande vantagem desse método é que essa é uma maneira eficiente e rápida de resolver a solicitação. De um modo geral, o paciente não precisa de muito tempo no consultório para realizar a correção.

Faça uma cirurgia para corrigir o freio labial

Como adiantamos, o freio labial está entre as principais causas do diastema. Caso ele seja de tamanho diferente, então o paciente também pode procurar um periodontista e considerar uma cirurgia conhecida como frenectomia.

Embora não seja muito comum, o procedimento é relativamente simples e tem como objetivo cortar e reposicionar o freio labial para assim permitir mais flexibilidade. Dessa forma, ele deixa de causar impactos na dentição.

Converse com o dentista sobre a possibilidade de manter o diastema

Algumas vezes, a presença do diastema não precisa evoluir para um tratamento específico. Quando não estão relacionados a um problema estrutural e o paciente não se incomoda com a questão estética, então pode seguir com o diastema.

Ainda assim, é bom conversar com o dentista e ponderar se esse é mesmo o melhor caminho a seguir. Embora tenha um forte apelo estético, lembre-se que o diastema também tem um apelo funcional. Ele precisa ser corrigido para que os dentes se toquem no ponto de contato, protegendo assim a gengiva, de alimentos que possam entrar em contatos com esta e traumatizá-la.

As crianças devem seguir com um tratamento?

Muitas crianças podem apresentar essa separação quando ainda têm os dentes de leite. Ainda assim, a maioria dos casos se resolve de forma natural com o nascimento dos dentes permanentes. É isso mesmo: o fechamento do diastema acontece sem a necessidade de interferências, então é importante não se preocupar antes da hora.

A situação pode exigir mais atenção para adolescentes e adultos. Nesse caso, o fechamento deve acontecer com alguma das intervenções que citamos anteriormente.

O diastema representa um problema?

Na maioria das vezes, a presença do diastema não representa nenhum tipo de problema estrutural em si, muito embora seja encarado como um “desvio” estético para a maioria das pessoas. Elas consideram que esse aspecto causa certa desarmonia no sorriso e, justamente por isso, deve ser corrigido.

Ainda assim, como adiantamos, os espaços podem comprometer o funcionamento correto da dentição e trazer alguns problemas maiores (mesmo que não seja uma realidade para todos os casos).

A melhor maneira de saber se o diastema representa um problema ou não é entender o que ocasiona esse tipo de desajuste. O melhor caminho é procurar um dentista e entender no detalhe as causas dessa situação. Conte com o suporte de um profissional qualificado para entender se a situação pode trazer consequências e, ainda, qual o melhor caminho de tratamento.

Depois de entender um pouco melhor o que é diastema e como corrigir essa situação, lembre-se dos pontos que levantamos aqui. Tenha em mente a importância de entrar em contato com um profissional especializado e entender como seguir nesse caso. Assim você vai conseguir dimensionar o quanto o seu diastema pode impactar na sua rotina e estilo de vida.

Caso queira corrigir a situação, mas não sabe como, temos uma boa notícia. Conte com a ajuda de um time altamente especializado para um diagnóstico e correção do diastema. Entre em contato conosco agora mesmo e mantenha a sua boca sempre bonita e saudável!