Mockup em odontologia: o que é e quais as vantagens para o paciente?

Apesar do nome diferente e complicado, o conceito de mockup em odontologia é bem simples. Você pode achar que não sabe o que é, mas existe uma boa chance de já ter utilizado essa técnica em alguma de suas consultas com seu dentista.

Essa metodologia serve para ajudar tanto o profissional quanto o paciente a fazer um melhor planejamento da intervenção e prever mais perfeitamente o resultado. Dessa maneira, é possível fazer modificações a fim de aumentar a satisfação com o tratamento.

Quer ter mais detalhes de como funciona o mockup em odontologia? Tem vontade de descobrir as vantagens desse método e como ele pode te ajudar? Continue a ler este post e entenda melhor sobre o assunto!

O que é mockup em odontologia?

Literalmente o termo significa “modelo” ou “maquete”. É um ensaio que ajuda, tanto o dentista quanto o paciente, a planejar a melhor maneira de fazer um procedimento estético, como facetas e lentes de contato. Com o auxílio dele, você conseguirá sentir em sua boca como ficarão seus dentes; será possível testar a cor, a forma, o tamanho e a localização dos elementos dentários. Tudo isso antes de confeccionar a peça final!

Como é feito?

O mockup em odontologia consiste em um trabalho feito por etapas e que precisa de muito cuidado para não haver erros. Veja o passo a passo!

Moldagem inicial e modelo de estudo

Primeiro faz-se um molde muito fiel dos dentes que receberão a intervenção. O molde é vazado em gesso e se torna um modelo, uma réplica da arcada. Essa cópia é que será manuseada a fim de confeccionar as restaurações necessárias. Por isso, a moldagem precisar ser muito bem-feita; caso a reprodução não seja exata, a peça pode não encaixar!

Enceramento

Esse é o momento onde será desenhado um novo dente no modelo com o uso de ceras. A restauração será construída aos poucos, de acordo com a forma do rosto do paciente e adequada às expectativas dele.

Confecção do mockup

Esse modelo encerado será moldado novamente a fim de transferir o desenho feito com a cera para a boca do paciente, mas dessa vez, com resina acrílica, composta ou bisacrílica. É nesse momento que o paciente consegue enxergar como ficará a restauração depois de pronta e pode propor mudanças ao dentista. Após aprovada a peça definitiva é feita e esse provisório de resina é substituído.

Quais são os benefícios?

Agora que você já viu o nosso passo a passo, conheça agora os benefícios do mockup!

Melhora a comunicação

Muitas vezes vamos ao profissional e, além de não conseguir visualizar o resultado, o paciente não consegue explicar suas expectativas. Com o uso do mockup em odontologia, o dentista consegue mostrar cada etapa e se torna possível propor mudanças e mostrar as preferências individuais.

Diminui a ansiedade

sorriso é uma das maiores preocupações quando se trata de estética, não é mesmo? A ansiedade gerada daquela pergunta: “será que vai ficar bom?” pode ser imensa! Como já foi dito, o mockup ajuda a prever o resultado e nada será finalizado até que o paciente esteja satisfeito!

Auxilia na escolha do material

A tecnologia tem trazido novos materiais dentários a cada dia e, para o paciente, pode ser difícil entender a diferença entre cada um deles e suas implicações na aparência do seu sorriso. A técnica em questão é capaz de simular o tratamento com resina e porcelana, por exemplo, para que a escolha do material seja melhor direcionada.

Permite adquirir opinião de familiares e amigos

Exatamente! Depois de feito o provisório em resina, é possível mostrar o novo sorriso a familiares e amigos e perguntar a opinião deles! Sem contar que se torna possível verificar qualquer mudança na fala ou mastigação. Antes de confeccionar a peça final existe tempo de propor alterações caso não se adapte ao formato e à funcionalidade dos dentes novos.

E aí, gostou de aprender mais sobre o mockup em odontologia? Agora que você já viu as inúmeras vantagens que essa técnica pode trazer ao seu tratamento dentário, aproveite para saber mais sobre saúde bucal e ficar por dentro das nossas novidades, assinando a nossa newsletter!