carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Invisalign ou aparelho fixo: qual é a melhor opção de tratamento?

Invisalign ou aparelho fixo: qual é a melhor opção de tratamento?

10/02/2020
Invisalign ou aparelho fixo: qual é a melhor opção de tratamento?

Atualmente, existem diversas opções de aparelho ortodôntico para corrigir problemas como desalinhamentos, diastemas, alterações na mordida e apinhamentos. Todos eles são eficazes, mas os pacientes ainda têm dúvidas se devem escolher Invisalign ou aparelho fixo.

Realmente, é importante conhecer as diferenças entre esses dispositivos, bem como seu funcionamento, para optar por aquele que melhor atenda ao que você precisa ou deseja. Mas, independentemente do aparelho, o tratamento ortodôntico é essencial, pois previne problemas bucais, desgastes dentários e até disfunções da articulação.

Para ajudar um pouco em sua decisão, preparamos este artigo com o intuito de explicar como funciona o tratamento com aparelho fixo e com Invisalign. Também faremos um comparativo entre alguns aspectos deles para que você conheça maiores detalhes de ambos. Continue lendo!

O que é o aparelho fixo?

O aparelho fixo é aquele composto por bráquetes, pequenas peças que o dentista cola nos dentes para passar o arco ortodôntico. Ele faz a ligação de toda arcada, promovendo pressão sobre a dentição para que ela seja estimulada a assumir uma posição adequada.

Esse tipo de aparelho não pode ser retirado da boca pelo paciente. Seu modelo mais conhecido, ou pelo menos mais popular, é aquele fabricado em metal. No entanto, atualmente, existem opções de aparelhos fixos estéticos.

Eles são confeccionados em três materiais diferentes, sendo o policarbonato, a porcelana e a safira. Seu funcionamento é o mesmo do aparelho de metal, com a diferença da tonalidade do material, a qual é semelhante ao vidro, sendo transparente ou com uma cor similar à do esmalte dentário, para ficar mais discreto na boca.

Como é o tratamento com aparelho fixo?

Seja o dispositivo feito em metal ou materiais estéticos, o tratamento consiste em fazer a documentação para que o ortodontista possa estudar o caso e definir quais intervenções serão realizadas. O aparelho é instalado e a cada mês é feita a sua ativação.

Ela consiste na troca de alguns componentes a fim de ajustar o dispositivo para que ele volte a exercer pressão sobre os dentes. Essas consultas costumam ser mensais. Assim, a cada mês, há uma pequena mudança na posição da dentição.

Essa rotina de manutenções é diferente somente no caso do aparelho autoligado. Isso porque ele tem uma tecnologia diferenciada, e sua função é estimulada pelo calor da boca, fazendo com que haja uma ativação constante.

O que é o Invisalign?

Agora vamos falar um pouco mais sobre os alinhadores, para que você possa optar entre Invisalign ou aparelho fixo. A diferença mais marcante entre esses dois dispositivos é a sua estrutura.

O Invisalign é um tipo de alinhador invisível. Ele não tem os mesmos componentes do aparelho fixo, sendo muito parecido com a moldeira utilizada para fazer clareamento dentário em casa, ou seja, parece uma capa de proteção que se encaixa nas arcadas dentárias.

É confeccionado em um tipo de plástico totalmente transparente e o seu formato é personalizado, feito sob medida para cada paciente. Por isso, todo o tratamento com Invisalign precisa ser muito bem planejado.

Como é o tratamento com Invisalign?

No tratamento com Invisalign, também é feita uma documentação, mas o planejamento é mais complexo e realizado com o auxílio de softwares específicos. Afinal, o paciente não usará somente um dispositivo, mas vários, até que os dentes estejam perfeitamente alinhados.

São confeccionados diversos alinhadores e cada um deles tem uma pequena diferença em relação ao seu antecessor. É essa diferença que fará com que os dentes se movimentem quando o alinhador for trocado.

Sendo assim, o paciente que escolhe o Invisalign não precisa fazer as manutenções como acontece com aparelhos fixos. Na verdade, basta trocar o dispositivo, mas isso é feito com a supervisão do especialista geralmente a cada duas semanas.

É válido lembrar que o Invisalign é um aparelho móvel. O próprio paciente pode retirá-lo da boca na hora de se alimentar e para fazer a higienização dos dentes. Por isso, esse dispositivo é mais prático e higiênico.

Devo escolher Invisalign ou aparelho fixo?

Na hora de escolher Invisalign ou aparelho fixo, a decisão não envolve a eficácia desses dispositivos. Ambos corrigem desde problemas mais simples até aqueles complexos, alinham corretamente os dentes e deixam o sorriso perfeito.

Somente no caso de problemas que envolvam os ossos da face o Invisalign não é indicado. No entanto, dependendo da complexidade, nem mesmo o aparelho fixo consegue resolver, sendo necessário usar um dispositivo ortopédico.

Por isso, o ideal é que você considere outros aspectos para escolher Invisalign ou aparelho fixo. A seguir, apresentaremos algumas diferenças entre eles para que você possa fazer essa comparação e definir o melhor para você.

Estética

Conforme explicamos, existem aparelhos fixos estéticos que são mais discretos em função do material com o qual são confeccionados. No entanto, o Invisalign valoriza mais o sorriso, pois ele não tem bráquetes e fica praticamente imperceptível na boca.

Conforto

A superfície do material utilizado para confeccionar o Invisalign é lisa. Por isso, esse dispositivo também é mais confortável do que o aparelho fixo. Afinal, o segundo tem diversos componentes que geram atrito com a face interior dos lábios e das bochechas.

Número de consultas

As consultas de manutenção do aparelho fixo acontecem a cada mês, já as trocas do Invisalign são a cada duas semanas. Em compensação, o tratamento com o alinhador pode ter uma durabilidade menor dependendo do caso, já que as movimentações são estimuladas em intervalos menores, o que favorece os resultados.

Praticidade

O aparelho fixo tem o inconveniente de acumular muitos resíduos, então torna a escovação mais complicada. Isso contrasta de forma significativa com a praticidade do Invisalign, pois ele é móvel e pode ser retirado da boca durante as refeições e para escovar os dentes.

Higienização

A higienização do aparelho fixo é feita durante a escovação, já que ele não pode ser retirado da boca. No caso do Invisalign, ele precisa ser higienizado fora dela, para eliminar resíduos de saliva e prevenir a proliferação de bactérias.

Percepção de resultados

Por causa das ativações mais frequentes, o Invisalign pode promover uma percepção de resultados mais rápida. Porém, isso varia bastante para cada caso, dependendo da sua complexidade e da resposta orgânica, pois o aparelho fixo também é eficaz.

Investimento

No que se refere ao investimento, o aparelho fixo, principalmente o metálico, em comparação com o Invisalign, tem um orçamento mais baixo. Sendo assim, é uma opção mais acessível e, algumas vezes, oferecida gratuitamente para o paciente, quando ele tem um plano odontológico.

Como você pôde ver, optando pelo Invisalign ou aparelho fixo, você sempre alcançará benefícios e conseguirá alinhar o seu sorriso. O importante, na verdade, é seguir corretamente o tratamento indicado pelo dentista, pois é isso que garantirá bons resultados e o cuidado com a sua saúde bucal.

Conheça outras opções de tratamento para cuidar bem do seu sorriso. Assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2020

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil