Gengiva inchada: o que pode ser e como tratar?

Você sabia que a gengiva inchada pode estar associada a uma série de outros problemas bucais? Apesar de parecer uma situação inofensiva, o inchaço da gengiva na região bucal normalmente é acompanhado de vermelhidão, mau hálito e sangramentos. Isso afeta a saúde bucal de um indivíduo e pode comprometer a estética do sorriso.

Com base nisso, resolvemos desenvolver mais sobre o assunto e apresentar quais problemas bucais podem estar relacionados à gengiva inchada e ainda como é feito o tratamento. Se você quer saber mais, continue com esta leitura e fique por dentro de tudo!

Afinal, o que pode ser gengiva inchada?

O inchaço da gengiva inicialmente ocorre devido a inflamações locais. No entanto, o sintoma pode estar relacionado a vários outros problemas. Confira!

1. Aftas

As aftas nada mais são do que feridinhas na região bucal que provocam inchaço e também dor na gengiva. Normalmente, são machucadinhos avermelhados nas bordas e esbranquiçados no centro. Podem ser rapidamente tratadas, mas este tratamento pode variar de acordo com cada situação. O ideal é procurar um dentista.

2. Má higiene bucal

O inchaço da gengiva também pode significar a má higienização bucal. Isso porque a ausência de uma limpeza adequada provoca o acúmulo de placa bacteriana, afetando a saúde da sua gengiva. Por isso, é importante realizar limpezas em consultórios odontológicos regularmente.

Além disso, lembre-se sempre de promover uma escovação correta, eliminando sujeira e restos alimentares do dia a dia. O uso do fio dental também é imprescindível.

3. Gengivite

A presença da gengiva inflamada juntamente com sangramentos ao escovar os dentes e sensibilidade da região são os sintomas iniciais e mais comuns da gengivite.

O problema normalmente é ocasionado devido à má higiene oral, que provoca o acúmulo de placas bacterianas entre os dentes e a gengiva. O tratamento é feito com auxílio médico e geralmente envolve uma limpeza profissional e o uso de enxaguantes bucais.

4. Periodontite

Quando não tratada, a gengivite se desenvolve e provoca a periodontite. O problema nada mais é do que a infecção bacteriana dos ossos, dos ligamentos e dos tecidos responsáveis por toda a estrutura dos dentes.

Ele provoca dor de dente, mau hálito, retração gengival (alongamento das gengivas), sensibilidade, recessão gengival e até mesmo a perda do dente. A ida a um consultório odontológico é elementar para garantir um tratamento eficaz e evitar danos maiores à saúde bucal.

5. Infecções

Tanto infecções fúngicas quanto infecções virais, como a candidíase oral e a estomatite herpética, afetam a gengiva e também outras áreas da região bucal. Por isso, ir até um dentista é essencial para verificar com qual problema bucal o inchaço da gengiva está relacionado, para que posteriormente o tratamento seja orientado de forma adequada.

Agora que você já sabe o que pode ser a gengiva inchada e quais são os tratamentos mais comuns, fique atento aos sinais e procure um dentista ao identificar o sintoma para sempre ter dentes perfeitos. Não se esqueça de que o inchaço da gengiva normalmente é acompanhado de mau hálito, sensibilidade, dores, vermelhidão e sangramentos.

Gostou do post? Então confira outras possíveis causas do mau hálito e saiba como evitar o problema. Até mais!