carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Gengiva inchada: o que pode ser e como tratar?

Gengiva inchada: o que pode ser e como tratar?

21/02/2020

Você sabia que a gengiva inchada pode estar associada a uma série de outros problemas bucais? Apesar de parecer uma situação inofensiva, o inchaço da gengiva na região bucal normalmente é acompanhado de vermelhidão, mau hálito e sangramentos. Isso afeta a saúde bucal de um indivíduo e pode comprometer a estética do sorriso. 

Com base nisso, resolvemos desenvolver mais sobre o assunto e apresentar quais problemas bucais podem estar relacionados à gengiva inchada e ainda como é feito o tratamento. Se você quer saber mais, continue com esta leitura e fique por dentro de tudo!

Afinal, o que pode ser gengiva inchada?

O inchaço da gengiva inicialmente ocorre devido a inflamações locais. No entanto, o sintoma pode estar relacionado a vários outros problemas. Confira!

1. Aftas

As aftas nada mais são do que feridinhas na região bucal que provocam inchaço e também dor na gengiva. Normalmente, são machucadinhos avermelhados nas bordas e esbranquiçados no centro. Podem ser rapidamente tratadas, mas este tratamento pode variar de acordo com cada situação. O ideal é procurar um dentista. 

2. Má higiene bucal

O inchaço da gengiva também pode significar a má higienização bucal. Isso porque a ausência de uma limpeza adequada provoca o acúmulo de placa bacteriana, afetando a saúde da sua gengiva. Por isso, é importante realizar limpezas em consultórios odontológicos regularmente. 

Além disso, lembre-se sempre de promover uma escovação correta, eliminando sujeira e restos alimentares do dia a dia. O uso do fio dental também é imprescindível.

3. Gengivite

A presença da gengiva inflamada juntamente com sangramentos ao escovar os dentes e sensibilidade da região são os sintomas iniciais e mais comuns da gengivite.

O problema normalmente é ocasionado devido à má higiene oral, que provoca o acúmulo de placas bacterianas entre os dentes e a gengiva. O tratamento é feito com auxílio médico e geralmente envolve uma limpeza profissional e o uso de enxaguantes bucais. 

4. Periodontite

Quando não tratada, a gengivite se desenvolve e provoca a periodontite. O problema nada mais é do que a infecção bacteriana dos ossos, dos ligamentos e dos tecidos responsáveis por toda a estrutura dos dentes. 

Ele provoca dor de dente, mau hálito, retração gengival (alongamento das gengivas), sensibilidade, recessão gengival e até mesmo a perda do dente. A ida a um consultório odontológico é elementar para garantir um tratamento eficaz e evitar danos maiores à saúde bucal. 

5. Infecções

Tanto infecções fúngicas quanto infecções virais, como a candidíase oral e a estomatite herpética, afetam a gengiva e também outras áreas da região bucal. Por isso, ir até um dentista é essencial para verificar com qual problema bucal o inchaço da gengiva está relacionado, para que posteriormente o tratamento seja orientado de forma adequada. 

Agora que você já sabe o que pode ser a gengiva inchada e quais são os tratamentos mais comuns, fique atento aos sinais e procure um dentista ao identificar o sintoma para sempre ter dentes perfeitos. Não se esqueça de que o inchaço da gengiva normalmente é acompanhado de mau hálito, sensibilidade, dores, vermelhidão e sangramentos. 

Gostou do post? Então confira outras possíveis causas do mau hálito e saiba como evitar o problema. Até mais!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2020

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil