Entenda o ciclo de troca dos dentes de leite por dentes permanentes!

Quem não se lembra de ter ficado com uma “janelinha” no sorriso infantil? O período marca a transição de uma fase na vida das crianças em que ocorre a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Mas você sabe quando se dá esse processo?

Neste texto, entenda com quantos anos a criança começa a renovar a dentição, o que deve ser feito quando alguma anomalia impede a troca natural dos dentes e quais os cuidados necessários com o sorriso permanente. Comece agora a leitura e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Quando começa o processo de troca dos dentes?

Os decíduos, como são chamados os dentes de leite tecnicamente, começam a surgir nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Com o tempo, a criança desenvolve os 20 dentinhos nas arcadas superior e inferior, o que ajuda a suprir as funções bucais, como a mastigação e a fonação.

Com 6 meses de idade, dois dentes incisivos superiores erupcionam nos bebês e, em seguida, surgem os outros dois inferiores. Um mês depois, geralmente, nascem os quatro caninos. Por fim, os quatro molares inferiores e os quatro superiores encerram o ciclo de nascimento dos decíduos.

No entanto, a partir dos 6 anos de idade, tem início a troca dos decíduos pela dentição permanente, em um processo natural estimulado pela pressão do dente permanente sobre o de leite. Com até 8 anos, os dentes incisivos terão caído; já os caninos e os molares devem dar lugar à dentição permanente dos 10 aos 12 anos de idade.

O que deve ser feito caso haja atraso e quais as consequências?

Apesar de ser um processo natural, nem sempre a queda dos dentes de leite se dá adequadamente. Em alguns casos, pode ocorrer de a dentição permanente nascer antes dos decíduos caírem, o que leva ao dente de tubarão, em que as crianças ficam com uma dupla fileira de dentes.

Se essa situação acometer seu filho, leve-o ao dentista infantil para que o diagnóstico seja feito e o tratamento adequado tenha início. A depender da gravidade do problema, o profissional pode combinar visitas regulares com dispositivos ortodônticos, por exemplo.

Quais os cuidados com os dentes permanentes?

Após a troca dos dentes de leite pela dentição permanente dos seus filhos, o cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado. Para manter a estética e as funções orais, os jovens devem utilizar uma escova de cerdas maciais e fazer escovação, em movimentos circulares, após as refeições.

Não se esqueça, porém, de apostar em um creme dental específico para a dentição permanente e de utilizar a quantidade relativa a um grão de feijão na escova dos pequenos. Ao mesmo tempo, marque visitas regulares ao dentista, pois seus filhos devem ir ao consultório de duas a quatro vezes por ano.

Neste texto, você entendeu quando começa o processo de troca dos dentes decíduos pelos permanentes e qual a ordem de queda de cada dente. Além disso, descobriu o que fazer caso a dentição não caia e que cuidados tomar para manter o sorriso harmônico. De toda forma, é importante manter bons hábitos de higiene bucal para evitar problemas futuros!

Agora que você sabe como se dá a troca de decíduos por dentes permanentes nos seus filhos, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a entenderem esse processo natural.