carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Entenda como funciona o aparelho dentário móvel e quem deve usá-lo

Entenda como funciona o aparelho dentário móvel e quem deve usá-lo

29/10/2018

Um sorriso bonito é capaz de elevar a autoestima das pessoas, melhorando os relacionamentos interpessoais e contribuindo para o sucesso na vida profissional. Os tratamentos odontológicos, nesse sentido, assumem um papel fundamental para o alcance da estética desejada. O aparelho dentário móvel é um desses procedimentos e pode contribuir muito para o alinhamento do sorriso.

Pensando em melhor esclarecer sobre o assunto, elencamos para você alguns tópicos explicativos sobre o funcionamento do aparelho móvel e os casos em que o seu uso é solicitado pelo dentista. Não deixe de conferir!

O que é o aparelho dentário móvel?

Os aparelhos dentários móveis são aqueles passíveis de remoção, que podem ser encaixados na cavidade oral do paciente para obter benefícios odontológicos. Por esse motivo, o resultado do tratamento depende muito da colaboração da pessoa tratada ao utilizar com frequência o equipamento.

A estrutura do aparelho é confeccionada com resina acrílica, parte apoiada na gengiva bucal, e fio de aço inoxidável, que fica encostado nos dentes para fazer pressão e corrigir seu posicionamento na arcada dentária.

Como funciona o aparelho?

Cada aparelho é único e confeccionado de maneira exclusiva de acordo com a estrutura dentária do paciente e suas necessidades para a correção. O móvel, assim como o aparelho fixo, requer manutenção periódica e exige ativações feitas pelo ortodontista em cada consulta de retorno.

A ideia é que esses ajustes conduzam a parte metálica a realocar a arcada aos poucos. Isso porque, com o tempo, o aparelho tende a ficar mais frouxo na boca conforme os dentes se movimentam para o lugar correto.

Para que serve um aparelho dentário móvel?

aparelho dentário pode assumir diversos papéis no tratamento odontológico. Um deles é a contribuição para a formação de uma estrutura bucal óssea saudável, o que reduz a necessidade de implantação do aparelho fixo no futuro. Essa técnica é muito utilizada em crianças em fase de desenvolvimento. O aparelho dentário móvel também pode ser utilizado para realizar pequenas alterações na arcada dentária, visando regular as funções de mastigação, respiração e deglutição. 

Em quais casos o seu uso é indicado?

Prevenção ao desalinhamento da estrutura bucal em crianças

indicação para o uso do aparelho ortodôntico pode ocorrer por diversos motivos, em especial para crianças e para adultos que passaram pelo tratamento com aparelho fixo. No primeiro caso, o objetivo do uso é a prevenção de distorções e má formações dentárias refletidas na fase adulta. 

Em razão do desenvolvimento mandibular ainda em processamento, muitos problemas podem ser evitados antes mesmo da formação permanente dos dentes. O uso do móvel em crianças pode reeducar a musculatura facial, estimular a correta formação óssea e reordenar o crescimento dos dentes. Por esse motivo, geralmente são indicados para crianças de 6 a 12 anos que já apresentam algum desalinhamento em evidência.

Complementação do tratamento com aparelho fixo

No segundo caso, a indicação do aparelho móvel tem por objetivo manter os resultados obtidos durante o tratamento com o aparelho fixo, evitando que os dentes retornem à posição inicial. O uso é, portanto, uma forma de readaptar a arcada dentária após a retirada de um aparelho fixo até a estabilização do formato alinhado dos dentes. O tempo de uso, nesse caso, deverá ser indicado por um dentista.

Quando e por quanto tempo devo usar um aparelho móvel?

A decisão pelo uso do aparelho móvel deve sempre ser avaliada por um dentista. Será ele o responsável por fazer uma análise completa e concluir se esse é o melhor tipo de tratamento para você no momento. 

Muitas vezes, o paciente deseja apenas melhorar a fisionomia estética da arcada dentária. Entretanto, vale lembrar que o uso desse tipo de aparelho nem sempre é indicado para correções da aparência. Os benefícios de seu uso se estendem para a própria qualidade de vida do paciente, uma vez que melhoram os níveis de fonação, respiração e mastigação.

Quanto ao tempo de uso diário do aparelho em casos de indicação, recomenda-se o máximo possível durante o dia e no período da noite, sendo retirado apenas para comer e para escovar os dentes. Em relação ao tempo de tratamento com o móvel, pode haver grande variação, dependendo do quadro do paciente.

Em casos de uso para a finalização do tratamento com aparelho fixo, o dentista avaliará a evolução da estabilidade do dente e poderá suspender o uso ou reduzir as horas diárias de utilização. Em crianças ainda com o dente de leite, que buscam corrigir problemas ósseos, o prazo para a conclusão do tratamento pode levar de 12 a 24 meses.

Quais tipos de cuidado se deve ter com o aparelho?

Limpeza

Evite colocar o aparelho após as refeições sem ter higienizado os dentes corretamente. Para tanto, utilize uma escova mais macia para limpar a arcada e uma mais dura para passar no aparelho. 

Conservação do aparelho móvel

Sempre que for retirar o aparelho, guarde-o em um copo com água. Duas vezes por semana, se possível, acrescente a essa água uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou de vinagre e deixe agir por 30 minutos. Após esse tempo, lave-o novamente, retirando os excessos.

Problemas com o aparelho

Fique atento a qualquer deformação ou distorção que possa ocorrer com o aparelho. Lembrando que nos primeiros dias você, possivelmente, sentirá incômodo. Entretanto, ele nunca deve machucar sua boca. Caso perceba algo fora do comum, contate seu dentista e esclareça as dúvidas sobre a conservação.

Para conseguir um sorriso bonito e alinhado, alguns tratamentos odontológicos são necessários, sendo eles diferentes de acordo com as necessidades de cada paciente. No caso do aparelho dentário móvel, a recomendação para o uso tem, em geral, a finalidade de auxiliar o desenvolvimento correto da estrutura óssea nas crianças e estabilizar o alinhamento dos dentes após tratamento com um aparelho fixo. Em todos os casos, é interessante buscar a ajuda de um dentista da família para avaliar seu quadro bucal.

E então? Gostou do nosso conteúdo? Para ficar por dentro das novidades e não perder nossos artigos, siga nossas redes sociais (FacebookInstagramLinkedIn)!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil