carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Doenças da boca: 8 enfermidades que podem apresentar sintomas

Doenças da boca: 8 enfermidades que podem apresentar sintomas

07/01/2019

Não é de hoje que muitas pessoas estão preocupadas com o risco de contrair algumas doenças da boca e como elas representam um perigo para o seu bem-estar. Mas o que muita gente desconhece é que os problemas associados a esta área não se limitam às cáries e à gengivite.

Doenças como leucemia, anemia, diabetes, cirrose hepática, sífilis, bulimia e HPV também atacam essa região e exigem um diagnóstico correto para garantir uma boa recuperação.

Antes de detalhar melhor essas doenças, saiba que é crucial ter atenção a qualquer incômodo no local. Em caso de qualquer suspeita, procure uma clínica médica ou um consultório odontológico para verificar se a saúde está em dia.

Lembre-se de que contar com a ajuda de um especialista é essencial para descartar qualquer hipótese, ainda que o sintoma não esteja ligado à manifestação da doença.

Neste artigo, separamos algumas doenças que afetam essa região. Ao longo do texto, vamos explicar por que você deve ficar atento às doenças da boca, quais são os problemas que atacam essa parte do corpo e a importância da identificação médica para solucionar este problema. Boa leitura! 

Quais são as principais doenças da boca?

As doenças podem apresentar diversos sintomas por todo o nosso corpo. Alguns deles podem ser mais discretos, enquanto que outros podem ser mais aparentes. Na boca, por exemplo, podemos sentir um pequeno incômodo na hora de engolir alguma coisa, ou nos depararmos com vários pontos pipocando no lábio.

Existem diversas doenças que podem afetar a boca e, como já comentamos, exigem um diagnóstico preciso e um tratamento regular e eficaz. 

1. Sífilis

Muita gente pensa que apenas a cárie pode provocar danos na região oral. Contudo, a sífilis — causada por uma ferida na gengiva — também é uma vilã para essa área. Além do incômodo gengival, a doença pode trazer úlcera e vermelhidão na mucosa.

2. Bulimia

A bulimia é um transtorno psiquiátrico que mexe com o corpo, uma vez que é provocada pela indução ao vômito. Geralmente, a enfermidade se liga a acessos de compulsão seguidos da expulsão voluntária do alimento. O hábito provoca a reação de ácidos estomacais na boca, o que altera o tecido bucal e a estrutura dos dentes.

3. HPV

Tido como câncer bucal, o HPV (ou vírus do papiloma humano) é transmitido ao paciente durante a relação sexual e causa majoritariamente tumores entre o pescoço e a cabeça. O principal sintoma na boca é a erupção de verrugas e lesões. Por isso, tenha atenção às aftas que permanecem dolorosas após 15 dias. Para não ter dor de cabeça, é preciso se consultar com um dentista para chegar a um diagnóstico claro.

4. Anemia

As hemácias são capazes de transportar oxigênio desde o pulmão até outras partes do corpo. Quando ocorre ausência desses glóbulos vermelhos em estado saudável, surge uma doença chamada de anemia. O mal-estar desregula o organismo e leva a quadros de falta de ar, tontura, fadiga e até palidez. Especialmente na boca, os sintomas atingem a língua, que perde a textura e passa a ter uma aparência lisa.

5. Diabetes

Diabetes é o nome empregado para chamar o desequilíbrio de açúcar no organismo. Um dos motivos para o diagnóstico da doença crônica é o mau funcionamento do pâncreas, que deixa de produzir um hormônio (a insulina) em doses suficientes para a pessoa. Além de provocar muita sede e vontade de urinar, a doença altera o hálito, que passa a ter um cheiro podre. Caso não tratado, o sintoma costuma evoluir para uma inflamação na gengiva.

6. Cirrose hepática

A expressão nomeia uma série de lesões localizadas no fígado, que é responsável por funções como o metabolismo e o armazenamento de nutrientes. A causa do problema é bastante diversa, mas é comum se associar ao consumo de álcool e de alimentos com gordura. 

A cirrose hepática precisa de tratamento imediato. Caso contrário, ela pode ser tornar crônica e levar a danos irreparáveis. 

7. Leucemia

A leucemia é um câncer que começa a agir na medula óssea (o tecido que reveste o interior dos ossos) e mexe com a estrutura das células que compõem o sangue humano. Sintomas como o inchaço e o sangramento da gengiva, sem ligação a nenhuma outra disfunção oral, são presentes em quem tem a enfermidade.

8. Outras doenças

Outras doenças da boca como o pênfigo vulgar e do lúpus ativam o surgimento de bolhas e úlceras na região bucal. Como são doenças autoimunes para o organismo, as cicatrizes causadas ao paciente geralmente demoram a se fechar. Em fase mais avançada, o pênfigo pode se espalhar para a pele causando marcas semelhantes às da queimadura. Já o lúpus tem causas variadas, mas pode ocasionar fadiga, febre, dor e manchas corpóreas.

Que importância tem a consulta com especialista para diagnosticar e tratar as doenças da boca?

Seja no consultório médico ou no dentista, tratar da saúde da boca implica ter cuidado com todo o organismo. Afinal, essa região é a porta de entrada para vírus e bactérias. Você viu que muitas vezes os sintomas das doenças se confundem, então é preciso realizar exames para entender como ter o diagnóstico correto e definir qual é o melhor tratamento. 

Da mesma forma, evite a automedicação. O seu corpo pode acabar resistente aos efeitos do remédio e, ainda assim, continuar exposto à proliferação de bactérias ou à disfunção dos órgãos.

Por isso, sempre procure ajuda de um especialista para identificar o que está causando mal-estar em você. Com o diagnóstico claro, você consegue tratar os sintomas da doença de forma correta e eficiente, garantindo a cura do problema. Caso haja negligência no diagnóstico ou no tratamento, você poderá causar sérios danos ao seu organismo e prejudicar a sua saúde.

Viu como é importante cuidar sempre da saúde bucal? Agora que você já sabe quais são as principais doenças da boca e por que consultar um profissional para conseguir curá-las, entenda neste artigo o que é e como tratar o problema do tártaro nos dentes.


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil