carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Descubra como escolher a escova de dente ideal

Descubra como escolher a escova de dente ideal

28/11/2019

Você também já ficou em dúvida na hora de comprar uma escova de dente? Essa é uma situação muito comum, principalmente porque existem diversas opções de marcas e modelos no mercado. Ficamos sem saber qual deles realmente é o melhor e que promove uma higiene completa dos dentes e da boca.

Além da dúvida sobre o modelo, existem algumas pessoas que de fato não sabem o que deve ser considerado na hora de comprar esse item. Por isso, se deixam levar por propagandas ou preferem os tipos mais coloridos e que têm um belo visual. O que podemos dizer é que essas não são as melhores formas de escolher.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar o que de fato deve ser observado nesse produto. Continue lendo e veja como optar por aquele ideal em seu caso a fim de garantir uma higienização eficiente e a proteção dos seus dentes e gengivas!

A importância de uma boa escova de dente

Há quem acredite que o creme dental é quem faz a limpeza dos dentes e da boca, mas não é bem assim que acontece. É verdade que esse produto é indispensável para complementar a higiene bucal, no entanto, a escova de dente tem um papel ainda mais importante.

Isso porque ela é responsável por remover a placa bacteriana, ou seja, os resíduos de alimento que ficam depositados sobre o esmalte dentário. Somente o creme não consegue fazer isso, sendo fundamental a ação das cerdas da escova.

Não podemos esquecer de que os resíduos de alimento também se depositam na região subgengival, espaço que fica entre o dente e a gengiva. Sendo assim, é essencial optar por uma escova que consiga penetrar delicadamente ali e remover o máximo de resíduos, para que não se forme o tártaro subgengival.

Por essas e outras razões, quando você for escolher a sua não deve se deixar encantar por modelos coloridos e com aspecto moderno. Na verdade, esse produto pode ser o mais simples de todos, desde que apresente uma excelente funcionalidade para proteger o esmalte dentário e as gengivas.

Dicas para escolher a escova de dente ideal

Aqui, registramos para você algumas dicas que ajudarão na hora de escolher a sua escova de dente. Você verá que não importa a marca ou o valor, mas sim as características que ela apresenta, pois é isso que impacta sua qualidade.

Verifique a classificação da cerda

Existem escovas com cerdas duras, médias, macias e extra macias. Cada uma delas tem indicações diferentes, mas, de um modo geral, o ideal é sempre optar pelo último tipo, em função de promover uma limpeza mais delicada e suave.

Os produtos com cerdas mais duras somente devem ser utilizados com a recomendação do dentista. Isso porque essa resistência maior pode oferecer riscos para o esmalte dentário e as gengivas, o que acontece em função da abrasividade que promovem.

Escovas muito duras aos poucos desgastam o esmalte dos dentes e causam sensibilidade. Ainda existe a possibilidade de lesionarem o tecido gengival, o que com o tempo acarreta em sua retração, deixando a raiz dentária exposta.

Analise o tamanho da cabeça

Algumas escovas são projetadas para ter um visual atrativo, trazem como acessório o raspador de língua em sua cabeça ou componentes em borracha. Tudo isso parece muito interessante, mas na verdade só faz com que elas sejam maiores.

O ideal é que você prefira uma que tenha cabeça pequena, pois assim ficará mais fácil alcançar todas as regiões da boca, como aquelas bem ao fundo, onde estão os dentes de siso. As cabeças menores se encaixam com facilidade entre os lábios, bochechas e os dentes, permitindo escovar de forma mais eficaz a região anterior.

Esteja atento ao formato da escova

O formato da cabeça da escova de dente é tão importante quanto o seu tamanho. Conforme explicamos, o ideal é que você não se deixe encantar pelos modelos com muitos apetrechos. Se o material for liso, será ainda melhor para não provocar atrito na mucosa bucal.

Procure optar por modelos que tenham uma cabeça mais arredondada, porque aqueles com acabamento quadrado oferecem um risco maior de lesões na boca por causa dos seus cantos. Sem falar que podem não se encaixar com perfeição nas regiões mais inacessíveis.

Veja se o cabo é anatômico

Na hora de escovar os dentes, é muito importante que tenhamos firmeza e segurança ao realizar os movimentos. A escova não pode escapar das mãos nem escorregar porque isso poderia provocar pequenos traumas no interior das bochechas ou na gengiva.

Uma forma de evitar que isso aconteça é optar pelos produtos desenvolvidos com cabo anatômico. Ele se encaixa com mais comodidade na mão, dando total suporte para os dedos e permitindo essa segurança que precisamos em todos os ângulos da escovação.

Considere suas necessidades

Há que apresente necessidades específicas, por isso, devem escolher uma escova de dente que seja adequada para esse perfil especial. É o caso de crianças, quem usa aparelho ortodôntico, próteses ou tem dentes sensíveis.

Você precisa considerar as suas necessidades na hora de adquirir o produto, afinal, as escovas especiais são projetadas para ter um cuidado diferenciado com os dentes. Caso fique em dúvida, pode conversar com seu dentista e pedir para que ele indique um modelo que melhor lhe atenda.

O que verificar na escova de dente

Bem, você já sabe o que não faz muita diferença na hora de comprar uma escova de dente, que seria a sua cor, os apetrechos e a mistura de materiais, como a presença de borracha entre as cerdas.

Optando por uma escova com cerdas retas e macias, cabeça arredondada, pequena e cabo anatômico, você terá feito uma excelente escolha. Também não é necessário se preocupar com marcas. Apenas tenha o cuidado de verificar se os materiais realmente são de boa qualidade.

Encontramos no mercado opções de escovas elétricas, mas não são todas as pessoas que precisam delas. A recomendação seria, principalmente, para quem apresenta algum tipo de dificuldade motora ou limitação de movimentos. De toda forma, você pode conversar com seu dentista para saber se seria uma boa alternativa em seu caso.

Outra questão muito importante é quanto à troca da escova. A recomendação é que ela seja substituída a cada 3 meses, no entanto, esse tempo pode ser antecipado caso você perceba que houve um desgaste das cerdas ou se, por acaso, não tiver feito uma boa escolha.

Quando você for comprar uma escova de dente nova não se esqueça dessas dicas. Lembre-se de que propaganda e cor não implicam na qualidade desse produto. Esteja atento às características que realmente importam e, caso você tenha alguma dúvida, conte sempre com o seu dentista para ajudar a tomar uma boa decisão.

Quais são os fatores que você analisa na hora de escolher a sua escova de dente? Deixe seu comentário e conte para a gente!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil