Dentista na gravidez: saiba por que esse cuidado é importante

Quando você pensa nos cuidados do pré-natal, logo os associa às consultas mensais no obstetra, certo? E a saúde bucal? Como garantir boca e gengivas saudáveis nessa fase? É essencial procurar o dentista na gravidez para garantir que não ocorra nenhum problema com a futura mamãe e o bebê.

Contudo, existe um mito de que as gestantes não podem passar pelo acompanhamento odontológico. Para que você tire essa ideia da cabeça e entenda a importância desse cuidado, desenvolvemos este post. Continue lendo e veja as respostas para as principais dúvidas que cercam esse assunto!

Por que ir ao dentista durante a gravidez?

A saúde da boca interfere em todo o nosso organismo. Por isso, consultar o dentista na gravidez é fundamental para que essa fase transcorra sem riscos. Com esse acompanhamento, a gestante previne uma série de problemas e fica tranquila para curtir a chegada do bebê.

Se for necessário algum tratamento mais invasivo, o período mais indicado é o segundo trimestre, em que a fase de enjoos já passou e a barriga ainda não está tão grande.

Nessas consultas, a mamãe também recebe dicas de como cuidar da saúde bucal do seu filho, inclusive nos primeiros meses.

Quais problemas bucais mais acometem as grávidas?

Devido às mudanças hormonais, episódios de azia e vômitos, o pH da boca da gestante fica mais ácido, podendo causar gengivite e cáries.

A gengivite é uma inflamação que deixa as gengivas mais sensíveis, vermelhas e doloridas. O tecido sangra com facilidade e pode trazer grandes incômodos. Quando não tratada, pode evoluir para a periodontite, uma infecção que atinge os tecidos de sustentação do dente.

Problemas periodontais são perigosos na gestação, pois podem levar ao parto prematuro ou ao nascimento do bebê com baixo peso, por isso, a prevenção é essencial nesse período.

Quanto às cáries, outra questão é que muitas gestantes, por causa dos enjoos, podem descuidar da higienização bucal, facilitando o aparecimento dessas lesões. Sem contar que, muitas vezes, elas consomem mais alimentos açucarados devido aos desejos comuns nessa fase.

Gestantes podem fazer raio-x e tomar anestesia?

Essa dúvida é muito comum. Se a gestante precisar fazer um tratamento odontológico pode sim tomar anestesia e fazer raio-x. Ela deve informar ao dentista sobre a sua condição caso sejam os primeiros meses e a barriga ainda não esteja aparecendo.

Desse modo, ele utiliza um anestésico especial, que não causa constrição dos vasos sanguíneos. Quanto à radiografia, é importante evitá-la, principalmente no primeiro e terceiro trimestre, mas, se for necessário devido a uma urgência, o especialista coloca um colete de chumbo na paciente, protegendo o bebê.

Gestantes podem fazer qualquer procedimento odontológico?

Tratamentos estéticos, como clareamento dental ou faceta de porcelana, não são indicados no período. Se precisar fazer um tratamento ortodôntico ou de implantes, o ideal é esperar os nove meses de gestação.

A gestante não pode descuidar da sua saúde bucal: ela deve fazer a higienização oral completa, ter uma alimentação balanceada e realizar o acompanhamento odontológico. Consultar o dentista na gravidez vai contribuir para que essa fase seja tranquila, sem complicações para a mamãe e o bebê.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Aproveite e compartilhe as nossas dicas nas redes sociais!