Dentista infantil em Manaus: entenda os benefícios para seu filho.

Os cuidados com a saúde bucal durante a gestação são fundamentais, pois eles garantem dentes fortes e saudáveis para a mamãe e o bebê. Porém, é importante não esquecer que eles devem continuar depois do nascimento do pequeno. Esse é o momento de procurar um dentista infantil em Manaus para fazer o acompanhamento durante a infância.

Esse acompanhamento precisa ser iniciado antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes de leite. Dessa forma, garantimos que essa primeira dentição será saudável, influenciando positivamente os dentes permanentes. Sendo assim, é preciso ter o suporte de um especialista em todas as fases da infância.

Preparamos este artigo para explicar mais detalhadamente por que é necessário levar a criança ao odontopediatra ainda nos primeiros meses de vida e manter o acompanhamento até a adolescência. Continue lendo e confira as razões que explicam a importância desse profissional para o desenvolvimento do seu filho!

Criar um vínculo de confiança com a criança

A figura dos profissionais de saúde gera insegurança até mesmo nos adultos. Então, o que dizer das crianças, que não entendem exatamente a importância desse especialista? No entanto, é possível evitar que elas tenham medo do dentista e despertar a sua confiança no profissional.

Para isso, basta iniciar o acompanhamento enquanto o pequeno ainda for bebê. Desse modo, o especialista participará do seu desenvolvimento e a criança se acostumará com o ambiente do consultório odontológico e com a imagem do dentista.

Agindo assim, o pequeno não se recusará a fazer os tratamentos, não ficará inseguro durante as consultas e ainda seguirá as recomendações do especialista, uma vez que ele ganhou a sua confiança e também seu afeto.

Estimular o hábito da higiene bucal

Contar com um bom dentista infantil em Manaus também ajuda os pais a estimularem seus filhos a realizarem a higiene bucal. Lembrando que essa prática precisa ser iniciada antes de os primeiros dentes nascerem, pois nos resíduos do leite também podem proliferar bactérias.

Com o suporte de um odontopediatra, fica mais fácil ensinar a criança a escovar os dentes, limpar a língua e usar o fio dental do jeito correto. O profissional mostrará como realizar os movimentos para fazer uma limpeza eficaz sem agredir a boquinha do pequeno, que é tão delicada.

Quando, além dos pais, mais uma pessoa mostra à criança a importância de escovar os dentes, reforçamos a necessidade de manter esse hábito. Além disso, muitas vezes um especialista consegue usar uma linguagem mais acessível para o pequeno, até mesmo utilizando alguns recursos, como bonecos e moldes que ilustram melhor como realizar esse cuidado.

Prevenir problemas bucais

A criança precisa fazer o acompanhamento com um dentista infantil em Manaus porque os cuidados adotados em casa devem ser complementados com medidas preventivas aplicadas por esse profissional. É fundamental ter o seu suporte visando prevenir problemas e doenças bucais.

Além de tratar males provocados por bactérias e resíduos de alimentos, como cárie, tártaro e gengivite, o odontopediatra faz o acompanhamento do desenvolvimento das arcadas dentárias e dos ossos da face. Desse modo, ele pode identificar problemas ortodônticos ou ortopédicos antes que eles se agravem.

É muito comum crianças fazerem o tratamento ortodôntico preventivo para guiar o nascimento dos dentes e corrigir a mordida e a postura da língua. Tudo isso com o intuito de minimizar os reflexos dessas condições no futuro ou até mesmo de evitar a necessidade de procedimentos mais complexos alguns anos mais tarde.

Ter o apoio e a instrução de um profissional

Não há como negar que a criação de um filho traz muitas dúvidas para os pais, que nem sempre sabem como lidar com as situações que acontecem no dia a dia. Isso não é diferente no que se refere à saúde bucal.

Sendo assim, o acompanhamento com o odontopediatra é importante tanto para criança quanto para o adulto, porque ele também terá o apoio e a instrução de um especialista. Desse modo, caso surja um sintoma ou aconteça algo diferente que os pais não sabem como lidar, basta consultar o profissional.

Ele explicará como ajudar a criança a fazer a higiene bucal, qual a alimentação mais adequada para garantir força e saúde para os dentes, quais produtos são mais indicados em cada fase e como agir durante a troca dos dentes de leite. Enfim, oferecerá diversas recomendações que garantirão um desenvolvimento saudável para o pequeno.

Dar suporte à saúde bucal em cada fase da infância

O desenvolvimento infantil acontece muito rápido. Em cada uma das fases, é preciso que a criança receba o suporte e o apoio necessários para sua saúde bucal. Desse modo, ela não terá problemas com funcionalidades, como a fala, a mastigação, a deglutição e a respiração. Além disso, os dentes permanentes crescerão devidamente alinhados e saudáveis.

Por isso, você precisa procurar por um dentista infantil em Manaus que possa acompanhar o seu filho em todas as suas fases. Assim, o mesmo profissional fará o acompanhamento, realizando intervenções pertinentes para cada momento vivenciado pela criança.

Esse especialista participa de fases muito importantes para o pequeno e para os pais, como o nascimento dos dentes de leite, o início da escovação sem ajuda, a retirada da mamadeira e da chupeta, a troca dos dentes, entre muitas outras. Seu apoio é fundamental para que a criança tenha saúde bucal e um belo sorriso, mantendo, também, sua autoestima.

Contar com materiais e equipamentos adaptados para a criança

Os consultórios de odontopediatria são projetados e equipados para atender as necessidades desse público tão especial. Por isso, optando por um dentista infantil em Manaus, você contará com uma estrutura totalmente adaptada para crianças.

Isso é importante porque garante tratamentos mais confortáveis e seguros para o pequeno. Em muitos casos, até mesmo a aparência dos equipamentos é diferente, para que o espaço seja mais agradável e não desperte inseguranças, que podem deixar a criança agitada e trazer dificuldades para a realização do procedimento.

Desfrutar de uma infraestrutura adequada para a criança

Uma clínica especializada em odontopediatria não tem somente equipamentos especiais para atender os pequenos. Na verdade, toda a estrutura do prédio é projetada para ser confortável e aconchegante para as crianças. Podemos perceber isso logo na decoração, que é diferenciada.

Existe a preocupação em compor ambientes mais coloridos, com imagens e figuras características do público infantil. A sala de espera contém atrativos, como brinquedos e televisão transmitindo desenhos e outros programas voltados para esse público.

Toda essa preparação faz com que a ida ao dentista seja prazerosa para a criança. Ela se sente muito mais à vontade, não fica com medo e os pais têm a certeza de que seus filhos estão em um local totalmente seguro.

Não sabe onde encontrar um bom dentista infantil em Manaus? Então você precisa conhecer a Dentaly. Temos uma equipe de profissionais qualificados para oferecer um atendimento adequado às crianças. Utilizamos técnicas modernas e equipamentos com tecnologia de ponta para que todos os procedimentos sejam confortáveis e seguros para os pequenos.

Saiba mais sobre o nosso trabalho e conheça a nossa estrutura! Entre em contato conosco para conversar com a nossa equipe e agendar uma visita.