Dentista infantil: como escolher o melhor para seu filho?

Se ir ao odontologista não é tarefa fácil para um adulto, imagine para uma criança… Aliás, é na infância que o medo do tratamento dentário começa. Por isso, levar o seu filho ao dentista infantil é a melhor opção.

Todos nós sabemos da importância do acompanhamento odontológico desde muito cedo, como parte dos cuidados com a saúde bucal da criança e também como forma de habituá-la a visitar o dentista periodicamente. Sendo assim, escolher um profissional com perfil adequado é fundamental para evitar traumas futuros.

Quer saber como eleger o melhor odontopediatra para o seu filho? Então continue a leitura!

O dentista infantil e a sua importância

Para ter dentes bonitos e saudáveis por toda a vida é essencial que os cuidados comecem ainda na infância. Aliás, antes dela: no pré-natal o dentista já orienta a mãe sobre qual a melhor forma de lidar com a higiene bucal do bebê que nascerá.

Assim que começam a surgir os primeiros dentes da criança, o ideal é levá-la ao odontologista regularmente para certificar-se de que está tudo bem com sua saúde dental. No entanto, não é qualquer profissional que é qualificado para atender esse tipo de paciente.

É aí que entra o dentista infantil — especialista em cuidar da boca dos bebês, crianças e adolescentes. Uma fase da vida em que os dentes estão em desenvolvimento e passando por mudanças, por isso o profissional tem que ser expert no assunto.

Além do mais, o odontopediatra tem, por sua especialização, métodos para ensinar as crianças a terem hábitos saudáveis de higiene bucal e para tratar os problemas, como as cáries, de forma mais agradável e compreensiva.

Veja como escolher o melhor odontopediatra para o seu filho

Agora que você já sabe a importância de levar o seu filho no dentista infantil, é a hora de escolher qual pode atender melhor às necessidades da sua família. Para isso, trouxemos algumas dicas para você:

Peça recomendações

O primeiro passo para fazer uma lista com os profissionais mais capacitados é pedir recomendações para outros pais. Seja na escola ou na vizinhança, procure saber em qual odontopediatra eles levam seus filhos e quais os prós e os contras do serviço.

Isso evita surpresas desagradáveis que podem até desanimar você de procurar um dentista infantil que atenda suas expectativas. Afinal, a boa reputação de um profissional é imprescindível para que a primeira impressão também seja boa.

Não tenha receio de fazer perguntas

Supondo que você encontrou um dentista infantil muito bem-conceituado e com ótimas recomendações, ao levar seu filho para a primeira consulta, não tenha receio de fazer perguntas que você ache pertinentes. Um bom profissional vai lhe deixar à vontade para esclarecer suas dúvidas a fim de que você fique tranquila quanto à conduta dele.

Respeite a sua intuição

Se você e seus filhos gostaram da consulta do odontopediatra, sua maneira de agir e lidar com os pacientes, já é um ótimo sinal de que está no caminho certo. Mas, se algo desagradou você, o melhor é seguir sua intuição e continuar a sua busca pelo profissional ideal.

O dentista infantil é quem vai cuidar da boca e dentes dos seus filhos por um longo tempo; portanto, a escolha deve ser muito bem pensada para que ele seja um grande aliado na saúde bucal da sua família.

Que tal aproveitar que você está por aqui e ler o nosso artigo com as 5 dicas para levar as crianças ao dentista sem problemas? Confira!