Dentes sensíveis: Conheça os seus sintomas e como tratar corretamente

Casos de dentes sensíveis não são raros. É muito comum encontrarmos pessoas que relatam desconforto principalmente quando ingerem algum alimento ou bebida gelados. Quem apresenta essa condição sabe que ela realmente causa incômodos consideráveis.

Esse problema exige atenção porque ele pode causar limitações para o indivíduo, em especial no que se refere a sua alimentação. Mas também prejudica a saúde bucal, uma vez que gera desconfortos na hora de escovar os dentes.

Pensando nisso, preparamos este artigo para falar um pouco mais sobre esse assunto explicando os seus sintomas e por que eles acontecem. Continue lendo e veja algumas formas de aliviar a sensibilidade dentinária para ter mais qualidade de vida!

O que causa sensibilidade nos dentes?

Nossos dentes são compostos por três camadas, sendo:

  • esmalte: é a parte externa, um tecido mineral resistente que não apresenta terminações nervosas e protege as camadas internas;
  • dentina: se localiza logo abaixo do esmalte, é menos densa do que ele e apresenta sensibilidade, pois tem ligação direta com a polpa;
  • polpa: é a porção interna do dente, a mais sensível de todas, em que encontramos os nervos, vasos sanguíneos e outros tecidos que fazem ele estar vivo.

A sensibilidade acontece quando o esmalte não consegue proteger a dentina e polpa adequadamente, seja porque ele está muito poroso ou fino demais. Também pode ser em função de uma fissura, fratura ou infiltração em restaurações.

Os dentes sensíveis manifestam sintomas porque sua parte interna fica mais exposta ao exterior. Por isso, ocorre a sensação dolorosa quando algum agente estimula uma resposta das terminações nervosas.

A sensibilidade também ocorre quando a raiz do dente não está devidamente recoberta e protegida pela gengiva. Naturalmente ela tem uma estrutura mais porosa, então, quando entra em contato com alguns fatores, como uma bebida gelada, a pessoa sente uma dor aguda e passageira. Outras doenças e problemas que podem deixar os dentes sensíveis são:

  • cáries;
  • pulpite;
  • gengivite;
  • periodontite;
  • erosão dentária;
  • desgaste do esmalte.

Quais são os sintomas de dentes sensíveis?

O problema de dentes sensíveis pode ser identificado facilmente, pois ele desencadeia sintomas muito característicos. O próprio indivíduo percebe essa condição, já que não é possível ignorar as manifestações que ocorrem. A seguir falamos sobre cada uma delas.

Dor ao se alimentar

A sensibilidade nos dentes têm como principal sintoma a dor durante a alimentação. Uma pessoa que tem esse problema sente a manifestação dolorosa principalmente quando ingere bebidas ou alimentos gelados ou quentes. A mudança brusca de temperatura provoca um choque térmico que estimula as terminações nervosas.

Porém, os alimentos doces, ácidos ou azedos também podem estimular esse mesmo sintoma. Nesse caso, o problema acontece em função das substâncias presentes nesses grupos alimentares, mas é válido lembrar que as reações sensíveis podem variar de pessoa para pessoa.

Sensação de pontada

Quem tem dentes sensíveis também vivencia constantemente sensações de pontada na região mais afetada pelo problema. A impressão é de que houve um choque ali, ou o local foi atingido por alguma pancada.

Esse tipo de reação pode ser percebido ao ingerir certas bebidas ou alimentos, mas ocorre também pelo contato do dente sensível com o ar. Ao inspirar, principalmente em dias ou locais mais frios, manifesta-se esse sintoma. O mesmo se dá ao tocar o dente sensível.

Dificuldade para mastigar

Mastigar pode ser uma tarefa muito complicada para quem sofre de sensibilidade dentinária. Isso acontece em especial com alimentos mais consistentes ou duros, que exigem um esforço maior da dentição para serem macerados.

Dependendo da causa da sensibilidade, esse sintoma pode se manifestar mais ou menos intenso em um dia ou outro. Pode ser percebido somente em algumas regiões da boca, então, a pessoa precisa adaptar o modo como mastiga para ter um pouco mais de conforto ao se alimentar.

Desconforto ao escovar os dentes

Esse é um sintoma de dentes sensíveis que requer muita atenção porque têm como consequência a manifestação de doenças bucais, como a cárie, o tártaro e a gengivite. A pessoa acaba reduzindo o tempo da escovação para não sentir os desconfortos causados pela sensibilidade.

Eles ocorrem em função do atrito que as cerdas da escova provocam sobre o esmalte dentário. Como ele já está fragilizado, a higiene bucal se torna dolorosa e, em alguns casos, pode ser difícil ou até mesmo impossível usar o fio dental, o que aumenta a suscetibilidade para doenças.

Como aliviar a sensibilidade nos dentes?

Como você pôde ver no item anterior, dentes sensíveis causam desconforto, afetam a qualidade de vida e se mostram um risco para o desenvolvimento de diversos problemas bucais. Por isso, é muito importante identificar o que está causando essa condição e procurar o tratamento mais adequado.

O ideal é consultar um dentista para que ele faça uma avaliação completa da boca e verifique o que está acontecendo, a fim de indicar a melhor terapia em cada caso. Afinal, as causas da sensibilidade são muito distintas.

De toda forma, a seguir listamos algumas medidas eficazes que ajudam a aliviar a sensibilidade nos dentes, trazendo um pouco mais de conforto para o dia a dia. Veja quais são elas!

Use um creme dental que combata a sensibilidade

O creme dental para dentes sensíveis tem a função de preencher os poros do esmalte que estejam expostos demais. Ele forma uma camada de proteção que impede agentes agressivos atingirem a polpa dentária, minimizando as pontadas e a dor.

Também existem alguns produtos que ajudam a remineralizar o esmalte porque têm em sua composição minerais essenciais para essa estrutura. Porém, converse com o dentista para que ele possa indicar qual dos dois itens é melhor em seu caso.

Prefira escovas para dentes sensíveis

Encontramos no mercado escovas de dente desenvolvidas especificamente para pessoas que sofrem com a sensibilidade dentinária. Elas são a melhor opção porque provocam menos atrito no esmalte e tornam a escovação mais confortável.

Suas cerdas são extremamente macias para que a limpeza seja feita de uma forma suave e delicada. Também não causam agressões às gengivas, o que ajuda a evitar a sua retratação, condição que deixa os dentes sensíveis.

Realize um tratamento específico

Como dito, a sensibilidade pode ser o resultado de outros problemas que afetam o esmalte dentário, a raiz do dente ou as gengivas. Sendo assim, em alguns casos é necessário fazer um tratamento específico para combater essas condições.

É válido lembrar que muitas vezes o bruxismo, a bulimia e o refluxo gastroesofágico estão associados aos dentes sensíveis. Portanto, há quem necessite de tratamento com outros especialistas. O dentista pode ajudar nesse sentido, fazendo o encaminhamento do paciente.

Faça a reeducação de hábitos

Sabia que em muitos casos a sensibilidade é desencadeada por alguns hábitos nocivos que o próprio indivíduo mantém? É o que acontece quando a pessoa fuma, rói as unhas, morde objetos duros e usa os dentes como ferramenta para cortar as coisas ou abrir potes.

Sendo assim, o tratamento para dentes sensíveis pode incluir uma reeducação desses hábitos, a fim de evitar abalos para a saúde bucal. Evita, ainda, o desgaste do esmalte dentário ou danos maiores para ele, que deixam a polpa exposta.

Não se esqueça de que é fundamental consultar um especialista se você perceber sintomas de dentes sensíveis. Somente um profissional pode fazer uma avaliação adequada da sua saúde bucal para recomendar o melhor tratamento e, assim, recuperar a sua liberdade para se alimentar e sua qualidade de vida.

Você também sonha em ter dentes perfeitos? Então descubra quais são os melhores tratamentos para ter o sorriso dos seus sonhos!