carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Dente quebrado: afinal, o que fazer nessa situação?

Dente quebrado: afinal, o que fazer nessa situação?

31/10/2018

Por maior que sejam os cuidados com a higiene bucal, todos estão sujeitos a passar por emergências com a saúde odontológica. O dente quebrado é uma delas, e esse problema pode ocorrer tanto por conta da formação profunda de cárie quanto pela presença de pino no interior do canal tratado.

Traumas e pancadas fortes em um dente sadio também podem ser responsáveis pela fratura. Pensando que casos como esse são comuns — e causam dores, infecções e alterações na mastigação —, trouxemos algumas dicas para que você saiba como agir em situações como essa. Confira!

Guarde e conserve o dente

A primeira coisa a ser feita nessas situações é recolher o dente e guardá-lo, caso ele seja permanente. Isso será fundamental para que você possa, posteriormente, reimplantar a parte desmembrada por meio de procedimentos odontológicos.

Para conservá-lo, limpe-o em água morna e guarde-o em um recipiente com água ou leite. Caso tenha perdido o pedaço, pergunte ao dentista qual é a melhor opção para o reparo. Quando o dente é quebrado por inteiro, por exemplo, poderá ser implantada uma prótese. Em casos de fratura parcial, é possível realizar uma simples reconstrução.

Limpe o local 

Logo após o incidente, é possível que haja sangramento localizado na gengiva, em função da exposição de uma parte da região bucal. Para evitar que sujeira ou algum agente microscópico entre em contato direto com esse ferimento, limpe imediatamente a boca com água fria, fazendo um leve bochecho. Feito isso, finalize a higienização com um pouco de antisséptico. 

Coloque gelo para estancar o sangramento

O enxágue bucal com água, a princípio, consegue estancar o sangramento. Isso porque o frio contrai os vasos sanguíneos presentes na gengiva. Entretanto, em alguns casos, esse procedimento não é o suficiente para conter o fluxo de sangue. Se o fluido não for controlado, envolva um cubo de gelo em uma gaze e pressione-o por algum tempo na região, até que a saída do sangue seja contida. Essa atitude permitirá que o paciente chegue até um consultório odontológico sem maiores problemas.

Procure um dentista

Após realizar todos os procedimentos acima mencionados, busque imediatamente um profissional da saúde bucal. Quanto antes a situação for resolvida, menores são as chances de sequela ou progressão do quadro. 

Caso o dentista da família não esteja disponível no momento, procure por outro profissional para avaliar o que deve ser feito e amenizar a dor imediata. Lembre-se que somente um especialista saberá quais são as melhores alternativas para o seu caso e buscará resolver, prontamente, o problema.

A restauração do dente quebrado dependerá da extensão do dano causado na arcada. Se o paciente, no incidente, desmembrar apenas uma parte do dente, será possível pensar em uma colagem ou em uma reconstrução simples com resina. Se a fratura foi maior, comprometendo o dente por inteiro, o profissional poderá sugerir a implantação de prótese. Vale ressaltar a importância da ajuda de um dentista para a solução de todos esses problemas e para a restauração de um sorriso bonito

E então, gostou do nosso conteúdo? Compartilhe e comente a sua experiência conosco!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil