carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

Participe da nossa lista VIP

carregando

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Conheça 10 alimentos que fortalecem os dentes e cuide da saúde bucal!

Conheça 10 alimentos que fortalecem os dentes e cuide da saúde bucal!

02/09/2019

Manter uma dieta nutritiva é fundamental para garantir a saúde bucal. Mas você sabia que existem alimentos que fortalecem os dentes de forma mais eficaz? Outros previnem problemas bucais porque favorecem a higienização do esmalte dentário.

Incluir esses alimentos no cardápio garante uma boca mais saudável, e isso se reflete no organismo de um modo geral, pois as bactérias da boca migram pela corrente sanguínea e causam outros problemas em órgãos vitais, como coração e pulmão.

Listamos alguns alimentos encontrados facilmente para você acrescentar à sua dieta e usufruir dos benefícios de seus nutrientes. Confira quais são eles para ter um sorriso ainda mais bonito com dentes fortes e saudáveis!

1. Leite e derivados

O leite e seus derivados, como queijo e iogurte, são ricos em proteínas que ajudam a reduzir a acidez da boca, protegendo o esmalte contra desgastes. Além disso, contêm fósforo e cálcio, dois minerais essenciais para a estrutura dentária.

2. Pera, maçã, cenoura e pepino

Esses 4 alimentos são ricos em fibras e, durante a sua mastigação, ajudam a fazer uma limpeza nos dentes, removendo a placa bacteriana. Mas isso não significa que substituam a escovação! Também contêm água, o que estimula a produção de saliva.

3. Peixes

Peixes como salmão e sardinha são fontes de vitamina D e cálcio, substâncias que atuam em conjunto fortalecendo os dentes e os ossos do corpo. É válido lembrar que no caso da sardinha os benefícios são menores em função da concentração dos nutrientes.

4. Ovos

Além de serem uma importante fonte de proteína, os ovos têm uma alta concentração de vitamina D. Sua presença em níveis adequados no organismo é fundamental, porque ela contribui com a fixação do cálcio, fortalecendo o esmalte dentário.

5. Chá verde

O chá verde oferece inúmeros benefícios para a saúde porque é uma bebida rica em antioxidantes. No caso da catequina, ela favorece a saúde bucal, reduzindo a incidência de cáries por impedir a formação da placa bacteriana.

6. Espinafre

O espinafre é mais um dos alimentos que fortalecem os dentes porque atua na absorção do cálcio. Isso acontece em função de ser rico em ácido oxálico. Ele também contém fibras que fazem uma limpeza natural nos dentes.

7. Acerola

Essa pequena fruta é muito rica em vitamina C, um antioxidante que ajuda a manter a saúde das gengivas. Também combate radicais livres, que causam o envelhecimento celular, e eleva a imunidade do organismo como um todo.

8. Hortaliças escuras

As hortaliças que têm folhas com coloração escura, como a rúcula e a couve, contêm substâncias anticariogênicas e cariostáticas, ou seja, evitam a formação de cáries nos dentes por não serem metabolizadas pelas bactérias.

9. Leguminosas

Estão nesse grupo alimentos como lentilha, feijão, grão-de-bico, ervilha e milho. Todos eles são ricos em fósforo, nutriente que favorece a absorção do cálcio que, como dito, é essencial para manter o esmalte dentário forte.

10. Morango

Além de ser rico em vitamina C, o morango é uma fonte importante de ácido málico. Essa substância atua como um adstringente natural que mantém a limpeza dos dentes e também contribui para reduzir as manchas.

Assim como existem alimentos que fortalecem os dentes e protegem a boca, há aqueles que fazem o caminho contrário e são prejudiciais para a estética e a saúde bucal. É importante minimizar o consumo deles e fazer a higiene bucal em seguida para evitar os seus malefícios. Alguns exemplos são:

  • café;
  • doces;
  • refrigerantes;
  • farinha de trigo branca;
  • frutas cristalizadas;
  • bebidas e frutas ácidas;
  • bebidas alcoólicas.

Mesmo que sua refeição tenha sido rica em alimentos que fortalecem os dentes é fundamental realizar a higiene para remover os resíduos que formam a placa bacteriana. Além disso, faça visitas periódicas ao dentista para que ele acompanhe sua saúde bucal e sempre recomende medidas que vão deixar o seu sorriso cada vez mais bonito!

Existem outros hábitos que contribuem para manter os dentes saudáveis. Que tal conhecer mais alguns para cuidar ainda melhor deles?


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil