Conheça um pouco da evolução da endodontia!

De repente você começa a sentir uma dor no dente que beira o insuportável. Vai ao dentista e ele diz que é uma cárie que atingiu a polpa dentária. Mas e agora, o que fazer? A resposta é simples: você deve procurar um especialista em endodontia!

O endodontista, como é chamado o dentista especializado na área, é o profissional capacitado para cuidar deste tipo de problema dentário. Além do tratamento de canal causado pelas cáries, ele também é responsável por tratar das infecções ocasionadas por algum trauma ou fratura.

Ficou curioso para saber como esse trabalho evoluiu desde o começo até agora? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Confira!

Um pouco da história da endodontia

A odontologia como vemos hoje, com embasamento científico, de nada se parece com os procedimentos que eram feitos no Egito a.C., por exemplo. Nessa época, eles achavam que a dor de dente era castigo divino e, por isso, os rituais terapêuticos eram mágico-religiosos.

Já no século I, é quando surge o conceito da endodontia em que os médicos da época já aconselhavam a remoção da polpa dentária doente ao invés de extrair o dente. Mas ainda assim era feita na base dos erros e acertos.

O uso de substâncias químicas para ajudar a limpar os canais das raízes dentárias só veio a acontecer em 1936, quando um dentista sugeriu o uso de hipoclorito de sódio que foi utilizado até há algum tempo.

O tratamento de canal na atualidade

Nos últimos anos esse procedimento passa por constantes atualizações com o objetivo de trazer maior conforto e eficácia para manter o dente saudável. Nos anos 90, a clorexidina, em forma de gel, alternada com o soro fisiológico, começa a ser usada para a limpeza do interior dos canais dentários.

No que se refere à instrumentação utilizada, que antigamente era feita de aço cromo, a partir dos anos 70 é fabricada em aço inox. Então, os instrumentos foram aprimorados e aliados a motores com redução de velocidade e outros atributos que conferem mais segurança e rapidez em todo o processo.

Outro fator importante na evolução da endodontia é que o tratamento de canal, até pouco tempo, era realizado em várias sessões e isso demandava mais tempo, tanto do paciente quanto do endodontista. Já hoje é possível fazer o procedimento completo em uma única consulta, embora alguns profissionais ainda prefiram da outra maneira.

Vale lembrar também da odontologia digital que permite uma melhor visualização das estruturas afetadas e, assim, um diagnóstico mais correto e o tratamento mais eficaz. Tudo isso por meio de scanners, câmeras, radiologia com imagens 3D e até microscópios.

A endodontia é a área da odontologia que trata dos canais das raízes dentárias, restabelecendo as funções do dente e evitando a perda dele. Por isso, se você sente alguma dor, tem cárie profunda ou sofreu um trauma ou fratura no dente, não hesite em procurar esse especialista para fazer uma avaliação do seu caso.

Já que está por aqui, que tal ver as nossas novidades diretamente no seu feed de notícias do Facebook? Para isso é só curtir a nossa página!