Conheça os benefícios da utilização da sedação consciente

Muitas pessoas tremem de medo e até suam frio só de ouvirem falar a palavra “dentista”. Esse receio todo tem a ver com as técnicas antigas que não proporcionavam tanto conforto para o paciente. Mas, hoje em dia, existem diversas maneiras de tornar o tratamento odontológico mais agradável, como a sedação consciente.

Você já ouviu falar nesse procedimento? Ele traz mais tranquilidade a quem precisa de atendimento dentário e se mostra um ótimo recurso para a pessoa que foge do dentista por conta do pavor da anestesia e de tudo o que envolve uma consulta com esse profissional.

Se você faz parte do time que passa longe do consultório odontológico e está curioso para saber mais sobre o assunto, continue a leitura e confira os benefícios da sedação consciente!

O que é sedação consciente?

Podemos dizer que a sedação consciente é um estado em que há uma depressão mínima da consciência do paciente, e nada tem a ver com anestesia geral. A pessoa que é submetida a essa técnica respira normalmente, sem qualquer tipo de aparelho, e responde aos estímulos físicos e aos comandos verbais perfeitamente.

Dessa maneira, ela proporciona um relaxamento que permite o indivíduo ficar tranquilo e passar pelo tratamento odontológico sem o medo ou o nervosismo habitual, o que torna esse momento mais cômodo e menos traumático para ele. Além disso, ela ainda diminui a sensação de dor e incômodo na hora da aplicação da anestesia.

Como ela é feita?

Quando falamos em sedação, muita gente já pensa em agulhas e injeções, não é mesmo? Mas nesse caso é bem diferente: uma pequena máscara é colocada no paciente para que ele inale os gases responsáveis pelo processo, que são o óxido nitroso e o oxigênio.

Enquanto o dentista faz o tratamento, o paciente é monitorado para sua maior segurança. Após o término, a consciência plena é recobrada rapidamente por meio da inalação de oxigênio puro e assim o indivíduo pode retomar suas atividades logo. Embora muita gente aqui no Brasil ainda não tenha ouvido falar nesse tipo de técnica, ela já é usada há mais de 100 anos na Europa e EUA nos consultórios dentários, principalmente em crianças.

O que é o óxido nitroso?

Ele também é conhecido como o gás do riso porque tem um efeito que deixa a pessoa num estado de relaxamento e felicidade, de modo que ela fica rindo à toa, como quando se exagera um pouco na bebida, sabe? Aliás, o uso dessa substância na odontologia tem um início bem curioso.

Certo tempo depois que foi descoberta, em 1772, essa substância passou a ser inalada nas festas justamente por deixar as pessoas bem alegres. Em 1844, um dentista observou que um dos convidados que havia inalado o óxido nitroso se machucou, mas não sentiu dor. Então ele resolveu fazer o experimento consigo e foi o primeiro paciente a ter um dente extraído após usar esse gás. Interessante, não é?

Para quem ela é indicada?

Ela tem indicação, principalmente, para pacientes que não conseguem ficar muito tempo parados durante os procedimentos odontológicos — crianças e portadores de necessidades especiais — ou pessoas que ficam muito nervosas nesse momento e que isso as impede de procurar por tratamento dentário.

Por ser uma prática muito segura, pode ser usada por diabéticos, portadores de doenças cardíacas e hipertensos. No entanto, existem algumas contraindicações, como:

  • gestantes no primeiro trimestre;
  • pacientes com alteração de personalidade ou doenças psiquiátricas;
  • claustrofóbicos;
  • pessoas que respiram pela boca;
  • portadores de doenças pulmonares crônicas.

Quais são os benefícios da sedação consciente?

A sedação consciente pode ser a solução de muitos pacientes que procrastinam o tratamento dentário por conta do medo. Além disso, ela tem outros benefícios que validam o seu uso. Veja!

Tranquilidade e conforto

Imagine alguém que senta na cadeira do consultório do dentista, houve o barulho do “motorzinho” e nem se abala com isso. Pois é, com a sedação consciente isso é possível! Ela proporciona um relaxamento capaz de tranquilizar o paciente e deixá-lo confortável para passar pelos procedimentos odontológicos sem qualquer receio.

Redução da dor

Ela também atua na parte do cérebro responsável pela sensação de dor e diminui o estímulo. A partir disso, temos mais dois pontos positivos: o paciente quase não sente a aplicação da anestesia e também diminui a quantidade necessária de anestésico, o que reduz consideravelmente o desconforto após o tratamento.

Controle da ansiedade

Muitas pessoas ficam tão ansiosas no consultório dentário que chegam a passar mal de nervosismo. A sedação consciente ajuda também esses pacientes para que tenham maior controle da ansiedade, pois quem já usa esse método fica mais tranquilo antes mesmo de passar pelo procedimento por saber que não terá dor ou incômodo.

Eficácia do tratamento

O medo e o nervosismo atrapalham não só o paciente como também o próprio dentista que, por várias vezes, tem que parar o tratamento para tranquilizar o indivíduo. Com a sedação consciente, o profissional tem mais liberdade para realizar os procedimentos odontológicos e há o aumento da qualidade do serviço.

Quais são as recomendações ao optar por essa técnica?

Como todo tratamento de saúde, ao escolher pela sedação consciente é preciso buscar por uma clínica odontológica que ofereça profissionais qualificados para realizarem o procedimento.

Afinal, o que mais queremos nessas horas é ter confiança no dentista que fará o atendimento, não é verdade? Por isso, não hesite em procurar por um lugar em que proporcione conforto e bom atendimento, além de contar com aparelhos de última geração e técnicas modernas, como o Instituto Dentaly.

Viu como a sedação consciente pode ser a solução para quem tem medo de dentista ou para pessoas com dificuldade de colaboração? Esse método é seguro e facilita tanto a vida do paciente quanto o trabalho do dentista. Dessa maneira, o tratamento odontológico fica mais cômodo e ninguém vai ter motivos para fugir do consultório dentário!

Você já conhece o Instituto Dentaly? Ele está localizada em Manaus e oferece todos os tipos de tratamentos odontológicos com os melhores profissionais, equipamentos modernos e técnicas avançadas, como a odontologia digital. Quer saber mais? Então entre em contato conosco agora mesmo e agende uma visita!