carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Conheça o exame de mapeamento genômico

Conheça o exame de mapeamento genômico

11/04/2019

O exame de mapeamento genômico em locais específicos dos cromossomos é o foco central da genética humana/odontológica. Ele proporciona conhecimento sobre a posição de um gene e sua região adjacente, permitindo o entendimento das suas relações com o restante do genoma.

Essa evolução na medicina genômica trouxe para o setor da saúde benefícios fundamentais para tratamentos e diagnósticos cada vez mais precisos.

E as características genéticas já são uma realidade no cotidiano de quem procura bem-estar e mais qualidade de vida. Com isso, a busca de análises mais detalhadas e tratamentos individualizados só aumenta.

No artigo de hoje, veremos de maneira didática qual é a importância desse mapeamento e como ele funciona. Continue lendo e confira!

O que é exame de mapeamento genômico?

Um mapa genômico é um catálogo de um cromossomo que revela marcadores genéticos e/ou a posição relativa dos genes. Basicamente, ele mostra como o corpo reage aos estímulos externos. Um paciente pode possuir genes relacionados a determinados tipos de câncer, por exemplo, mas a doença só surgirá se o gene for ativado por fatores como meio ambiente, má alimentação, estresse, tabagismo, etc.

Para construir esse modelo de mapa, leva-se em consideração 2 fatores:

  1. os genes são encontrados nos cromossomos em função linear;

  2. quanto maior for a distância entre os genes, maior é a taxa de recombinação genética e vice-versa.

Nesse caso, não se sabe exatamente a posição de uma estabelecida mutação ou gene (quanto aos pares de bases), mas sim a sua posição em determinada região de um cromossomo.

Os métodos de mapeamento genômico abrangem a avaliação de histórico familiar, por meio de estudos de ligação genética (“genetic linkage”, em inglês). Essa é uma técnica muito utilizada na identificação de genes que predispõem doenças hereditárias, principalmente.

Como ele pode evitar doenças bucais?

O mapeamento genético permite às pessoas saber, dentre outras coisas, se possuem risco de desenvolver alguma alteração devido a uma mutação genética herdada, o chamado câncer hereditário. Isso é possível por meio da procura de mutações específicas em seus genes, cromossomos ou proteínas.

Ele é realizado por meio de testes genéticos que estão disponíveis para boca em clínicas odontológicas, preparadas para esse tipo de procedimento. Assim, os testes genômicos podem ajudar em toda a jornada do paciente, da prevenção ao tratamento.

Quando ele deve ser feito?

Como dissemos, o exame é direcionado para casos em que há a suspeita de alguma mutação familiar pelo histórico ou para determinados tipos de patologias, cujas características possam levar o especialista a solicitar o exame genético das células mutantes.

Pessoas que nascem com alterações desse tipo têm mais propensão a originar diversos tipos de doenças. Então, quando em uma família existem tipos distintos de patologias — inclusive de câncer, diabetes, Parkinson, trombose, entre outros — já é desconfiado que seja um caso a se prevenir com a realização do teste. Dessa forma, o paciente é aconselhado de que os seus descendentes também realizem o mapeamento genômico.

Para quem é indicado esse exame?

Com o intuito de reduzir os custos e se concentrar na área mais importante para cada caso em estudo, são oferecidos hoje vários tipos de exames.

O mapeamento mais comum é o Genesis, indicado para controle de peso, metabolismo de nutrientes, pesquisa de sensibilidades alimentares e capacidade de desintoxicação do organismo, entre outros. Já o Longevity direciona sua análise para diversas patologias, como predisposição aos desequilíbrios hormonais, diabetes, Parkinson, osteoporose, doença de Alzheimer, trombose venosa, aterosclerose etc.

O Fitsport é indicado para aqueles que desejam estipular a atividade física mais apropriada para o seu perfil genético. O teste Androgen-trico, por sua vez, assiste pacientes com predisposição a fatores inflamatórios, nutricionais e hormonais, bem como analisa o metabolismo dos princípios ativos relacionados no tratamento.

Esses testes genéticos também auxiliam bastante a saber quais genes estão associados a intolerâncias ou alergias alimentares, em destaque o glúten e a lactose.

Como esse procedimento funciona?

A partir de células da bochecha, é possível fazer um escaneamento do DNA de modo a criar até 4 tabelas de informação individualizada do paciente. Essas tabelas constituem em:

  • fitness — direcionamento de treino definido pela análise genética individualizada, ou seja, que tipo de exercício funciona melhor para você;

  • saúde — tendência genética para desenvolver possíveis patologias;

  • nutrição — alimentação que se ajusta melhor a você;

  • fármacos — medicamentos mais indicados para o seu perfil genético.

Isso também pode ser feito pelas células do sangue. Contudo, os especialistas alertam: o teste não deve ser realizado de forma massiva pela população como ferramenta de diagnóstico sem que haja fatores que justifiquem tal medida. Nesses casos, o profissional especializado executa um procedimento de modo simples, indolor e com duração aproximada de 5 minutos.

Após 90 minutos de jejum, é feita uma escovação ou swab da mucosa da bochecha, usando escovinhas descartáveis. O material coletado na clínica é tratado em laboratório — onde é feita a análise da qualidade e quantidade de material genético e a extração do DNA — e enviado para uma central de análises clínicas.

O resultado levará em torno de 30 dias para ser entregue. Com ele nas mãos, é utilizado um software especial que ajuda a interpretação e a análise dos padrões genéticos desse paciente.

Qual é a necessidade de pesquisar por um profissional qualificado?

Por tudo que já foi falado até aqui, nota-se que não é um exame que se faz em “clínicas de esquina”. Por isso, escolher um profissional com experiência na área trará segurança e certeza de que os resultados e o mapeamento trarão as respostas eficientes. E é nesse sentido que a Dentaly trabalha para satisfazer com qualidades os seus serviços prestados.

Em resumo, vemos que a medicina preventiva prega hoje um tratamento individualizado para cada paciente. Assim, a partir do exame de mapeamento genômico, o profissional pode orientar com precisão qual será o melhor tratamento para cada pessoa, o que influencia positivamente a longevidade saudável que tanto buscamos.

Gostou deste artigo? Aproveite para tirar suas dúvidas e conheça mais sobre esse exame ao entrar em contato conosco agora mesmo!

 

 


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2019

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil