Conheça 5 causas da sensibilidade nos dentes e como tratar

Toda vez que você bebe ou come algo muito gelado ou muito quente, tem aquela dor que chega a arrepiar? Pois bem, é possível que seja sensibilidade nos dentes. No entanto, o que causa isso, afinal?

Bom, as razões desse inconveniente podem ser várias, e é preciso descobri-las para fazer o tratamento adequado. Dessa maneira, você consegue voltar a saborear as delícias de que mais gosta sem os desconfortos causados por esse incômodo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira 5 fatores que levam à sensibilidade nos dentes.

Motivos da sensibilidade nos dentes e tratamento

1. Retração na gengiva

A retração gengival acontece quando a porção da gengiva que recobre a raiz do dente diminui por algum motivo. Entre eles, estão as gengivites, o piercing oral, a escovação com muita força, a periodontite, o trauma dental e outros. A raiz do nosso dente é cheia de terminações nervosas que não estão protegidas pelo esmalte, somente pela gengiva. Por isso, se ela fica exposta, há dores, tanto em contato com temperaturas extremas quanto em contato com alimentos doces e ácidos.

2. Clareamento dental

O clareamento dental é um procedimento seguro e muito eficaz na estética do sorriso se feito por profissionais qualificados. No entanto, ele pode deixar os dentes mais sensíveis durante o tratamento. Vale lembrar que o clareamento dental feito de maneira caseira, sem orientação de um dentista, pode acarretar em diversos problemas bucais, como desmineralização da matriz do dente e sensibilidade.

3. Escovação inadequada

Se você é do time que aplica muita força ao escovar os dentes ou, ainda, que gosta de escovas de cerdas duras porque acha que, assim, limpa melhor, temos uma má notícia: a sensibilidade nos dentes pode vir daí. Todo o trauma que os dentes recebem, inclusive nas gengivas, pode causar a retração gengival, que, consequentemente, deixa os dentes mais sensíveis, como explicamos no primeiro tópico.

4. Dieta ácida

Os alimentos e bebidas ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes, corroem o esmalte dos dentes. Pois é isso mesmo! O consumo exagerado deles faz com que a sensibilidade nos dentes apareça. No entanto, isso não quer dizer que você nunca mais poderá tomar um suco de limão ou laranja, por exemplo. O ideal é ingeri-los com o canudinho. Assim, eles não entram diretamente em contato com o esmalte dental, diminuindo consideravelmente os danos.

5. Problemas bucais

A maioria dos problemas bucais causa a sensibilidade, com as cáries, não é diferente. Elas são ocasionadas por bactérias que comem os açúcares depositados nos dentes e liberam um ácido que destrói o esmalte dental, e é aí que danificam a estrutura dos dentes e levam às dores. Traumas dentários, fraturas, gengivites, periodontites e outros tantos inconvenientes que ocorrem na boca também podem deixar os dentes mais sensíveis. Portanto, é importante manter a saúde bucal em dia para evitá-los.

O tratamento para sensibilidade nos dentes deve ser feito de acordo com a causa. Geralmente, é indicado um creme dental especial, que ajuda no alívio das dores, e é feita a correção do problema. Por exemplo: se os dentes estão sensíveis por conta da retração na gengiva, então, é preciso tratá-la. Se é pela má escovação, o remédio é escovar corretamente, e assim por diante.

A sensibilidade nos dentes é realmente dolorosa e muito incômoda ao ponto de limitar a alimentação e a qualidade de vida do paciente. Por isso, ao menor sinal dessa condição, é importante buscar ajuda do dentista para a avaliação do caso e a prescrição do tratamento.

Já sabe onde encontrar os melhores profissionais de Manaus? Então, conheça a Dentaly, uma clínica odontológica completa em atendimento de estética e saúde bucal para todas as idades. Entre em contato conosco e saiba mais!