Confira 4 mitos e verdades sobre clareamento dentário

Sabemos que um belo sorriso pode abrir muitos caminhos, além de garantir um “up” na aparência. Até por isso, uma manchinha que apareça nos dentes já é capaz de deixar uma pessoa desconfortável na hora de sorrir. Nesses casos, muitos recorrem ao clareamento para ter de novo os dentes branquinhos.

De acordo com especialistas, o método é seguro e pode ser realizado para clarear dentes amarelados ou acinzentados. Há, contudo, quem ainda não confie nesse procedimento, por medo ou mesmo falta de informação — afinal, existem vários mitos e verdades sobre clareamento.

Por esse motivo, decidimos preparar este conteúdo diferenciando o que é mentira e verdade sobre o assunto. Continue lendo e confira!

Como funciona o clareamento dentário?

Por mais comum que aparente ser, esse método não diz respeito apenas à estética e demanda um bom critério. Em primeiro lugar, a instrução de um cirurgião-dentista é essencial: apenas um profissional poderá orientar com convicção a frequência recomendada, a maneira correta de aplicar o gel, a concentração ideal do produto e o grau possível de branqueamento.

Além disso, o procedimento pode ser feito com várias técnicas. Entre as mais usadas pelos dentistas, estão:

  • clareamento dental convencional;
  • a laser;
  • com LED;
  • combinação de laser e LED;
  • uso de kits de clareamento dental;
  • uso de fitas adesivas, canetas ou pastas especiais;
  • com gel.

Por que esse método vem sendo tão procurado?

A evolução recente no comportamento das pessoas tem influenciando diretamente a busca de técnicas estéticas como o clareamento. Afinal, apesar de a moda dos selfies ter iniciado há alguns anos, a intensidade digital na vida das pessoas jamais foi tamanha como hoje. Isso é destacado por youtubers, famosos e outros influenciadores expondo sorrisos perfeitos — dentes extremamente alinhados e branquíssimos — enquanto ditam a moda.

Ainda outro fator predominante é que ter um sorriso bem cuidado pode ser o fator decisivo para conquistar uma vaga de emprego. Hoje, os recrutadores estão de olho nas redes sociais!

Quais são os principais mitos e verdades sobre clareamento?

1. O procedimento aumenta a sensibilidade dos dentes

MITO. Geralmente, o processo poderia até causar um aumento da sensibilidade dos dentes ao frio. Contudo, graças ao avanço da tecnologia, os produtos aplicados atualmente contam com agentes que reduzem essa sensibilidade.

2. O clareamento estraga o esmalte dos dentes

MITO. Independentemente da técnica empregada, os produtos utilizados não danificam em nada a estrutura do dente, Mesmo porque eles apenas removem o pigmento corante que está na região.

3. O dente tratado pode escurecer novamente

VERDADE. Em contato com produtos alimentares pigmentados, os dentes podem sim escurecer de novo — ainda que nunca como antes do procedimento. Justamente por isso, é recomendado que se realize uma manutenção anualmente.

4. Alimentos corantes não devem ser consumidos após o clareamento

MITO. Durante o clareamento, deve-se mesmo evitar a ingestão de alguns alimentos e bebidas corantes, como beterraba, açaí, chocolate, chá, café e vinho tinto. Isso porque os dentes ainda estão com os “poros” abertos, susceptíveis a manchar no decorrer da ingestão.

Com a conclusão do processo, contudo, não existe restrição em retornar ao consumo desses alimentos. Lembre-se apenas de que a escovação correta é fundamental para a manutenção do resultado, ok?

Enfim, agora que já conhece os principais mitos e verdades sobre clareamento, você pode manter o seu por mais tempo! Busque clínicas e especialistas confiáveis e estude com o seu dentista qual é o melhor tipo de tratamento para os seus objetivos, bem como os cuidados mais adequados.

Gostou do nosso post? Então, não o guarde apenas para você! Compartilhe-o nas redes sociais com os seus amigos que também se interessam pelo assunto.