carregando

Aguarde, carregando o sistema...

Formulário de Contato

carregando

Central de atendimento
SAC: 92 3659-1900 / 99222-1900
E-mail: dentaly@dentaly.com.br
Horário de Atendimento: 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 19:00

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL

Contatos Dentaly

telefone

92 3659-1900 / 99222-1900

email

dentaly@dentaly.com.br

 capa: Como usar o fio dental corretamente

Como usar o fio dental corretamente

01/10/2018

Saber como usar fio dental pode trazer uma série de benefícios à saúde bucal, já que sua aplicação adequada é capaz de eliminar as placas bacterianas. Além do mais, o hábito de passar fio dental pode diminuir os riscos de perda de dentes e de surgimento de cáries — problemas comuns nos pacientes que buscam o auxílio de dentistas.

Tendo em vista que o correto uso desse instrumento é uma dúvida recorrente, elencamos para você um passo a passo para fazer sua limpeza bucal com ele da maneira correta. Não deixe de conferir!

Separe um pedaço de fio para a limpeza

Corte um pedaço de fio dental entre 40 e 50 centímetros e enrole as pontas, levemente, nos dedos médios. Não se esqueça de deixar um espaço de 10 centímetros para passar entre os dentes. Pegue o fio com o indicador em uma mão e com o polegar em outra para auxiliar na firmeza durante os procedimentos seguintes.

Introduza o fio dental entre os dentes

Suavemente, introduza o pedaço de fio entre cada dente, utilizando o apoio dos dedos indicados no passo anterior. Leve-o até a base do dente, fazendo um movimento de ''C'' para retirar as impurezas. Após isso, arraste o fio dental contra a superfície da parede dentária, em um vai e vem. Isso garante que a formação de placas bacterianas seja removida ao máximo.

Retire o fio dental e repita o processo

Após a etapa anterior, retire o fio dental de trás para frente para que a sujeira seja removida, lembrando sempre de ter cuidado para não machucar a gengiva. Ao repetir os passos anteriores nos demais dentes, prefira utilizar uma parte ainda limpa do fio dental. Uma dica é enrolar a parte usada no dedo indicador que serve de apoio.

Cuide de cada procedimento

Vale ressaltar que a maneira como usar fio dental deve ser cuidadosa, uma vez que a força exercida pode machucar várias regiões da boca. Caso venha a sangrar a gengiva, recomendamos a higienização bucal correta e a busca por um dentista, pois essa situação pode sinalizar gengivite.

Para quem tem aparelhos ortodônticos, o passo a passo é o mesmo. Contudo, para facilitar a passagem entre os aparelhos, existe um produto chamado Passa Fio, facilmente encontrado nas farmácias.

Cuidar da limpeza bucal é de extrema importância, uma vez que previne uma série de doenças infecciosas. O uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia, já é o suficiente para remover os micro-organismos que se alojam entre os dentes, evitando complicações futuras. Além do passo a passo indicado acima, é importante realizar a escovação diária e a limpeza da língua para uma higienização mais completa.

Para finalizar, a escolha dos produtos a serem utilizados no processo é simples, não havendo muito segredo. Porém, quem tem os dentes muito unidos pode preferir a fita ou os fios plásticos, ficando a seu critério. O essencial é saber como usar fio dental, para que os benefícios dos hábitos de higiene bucal possam ser usufruídos.

E aí? Que tal ficar atualizado sobre as novidades do nosso blog? Assine nossa newsletter e receba avisos de nossos próximos posts em seu e-mail!


Mais Notícias




Notícias em Destaque

© Todos os Direitos Reservados. Dentaly 2018

Logo casa dos sites

Desenvolvido por:

DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL DENTALY - INSTITUTO DE SAÚDE E ESTÉTICA BUCAL Soluções Completas em Odontologia - Um instituto que é mais que uma clínica odontológica, é uma equipe multidisciplinar de dentistas com estrutura para atender todos os tipos de questões para saúde e estética bucal. +55 92 3659-1900 +55 92 99222-1900 dentaly@dentaly.com.br

Av.Constantino Nery, nº 2789, Edificio Empire Center - 7º andar 69055038 Manaus Amazonas Brazil