Como usar o fio dental corretamente

Saber como usar fio dental pode trazer uma série de benefícios à saúde bucal, já que sua aplicação adequada é capaz de eliminar as placas bacterianas. Além do mais, o hábito de passar fio dental pode diminuir os riscos de perda de dentes e de surgimento de cáries — problemas comuns nos pacientes que buscam o auxílio de dentistas.

Tendo em vista que o correto uso desse instrumento é uma dúvida recorrente, elencamos para você um passo a passo para fazer sua limpeza bucal com ele da maneira correta. Não deixe de conferir!

Separe um pedaço de fio para a limpeza

Corte um pedaço de fio dental entre 40 e 50 centímetros e enrole as pontas, levemente, nos dedos médios. Não se esqueça de deixar um espaço de 10 centímetros para passar entre os dentes. Pegue o fio com o indicador em uma mão e com o polegar em outra para auxiliar na firmeza durante os procedimentos seguintes.

Introduza o fio dental entre os dentes

Suavemente, introduza o pedaço de fio entre cada dente, utilizando o apoio dos dedos indicados no passo anterior. Leve-o até a base do dente, fazendo um movimento de ”C” para retirar as impurezas. Após isso, arraste o fio dental contra a superfície da parede dentária, em um vai e vem. Isso garante que a formação de placas bacterianas seja removida ao máximo.

Retire o fio dental e repita o processo

Após a etapa anterior, retire o fio dental de trás para frente para que a sujeira seja removida, lembrando sempre de ter cuidado para não machucar a gengiva. Ao repetir os passos anteriores nos demais dentes, prefira utilizar uma parte ainda limpa do fio dental. Uma dica é enrolar a parte usada no dedo indicador que serve de apoio.

Cuide de cada procedimento

Vale ressaltar que a maneira como usar fio dental deve ser cuidadosa, uma vez que a força exercida pode machucar várias regiões da boca. Caso venha a sangrar a gengiva, recomendamos a higienização bucal correta e a busca por um dentista, pois essa situação pode sinalizar gengivite.

Para quem tem aparelhos ortodônticos, o passo a passo é o mesmo. Contudo, para facilitar a passagem entre os aparelhos, existe um produto chamado Passa Fio, facilmente encontrado nas farmácias.

Cuidar da limpeza bucal é de extrema importância, uma vez que previne uma série de doenças infecciosas. O uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia, já é o suficiente para remover os micro-organismos que se alojam entre os dentes, evitando complicações futuras. Além do passo a passo indicado acima, é importante realizar a escovação diária e a limpeza da língua para uma higienização mais completa.

Para finalizar, a escolha dos produtos a serem utilizados no processo é simples, não havendo muito segredo. Porém, quem tem os dentes muito unidos pode preferir a fita ou os fios plásticos, ficando a seu critério. O essencial é saber como usar fio dental, para que os benefícios dos hábitos de higiene bucal possam ser usufruídos.