Como saber se meu filho precisa de aparelho dentário, saiba aqui!

Ter os dentes na posição correta vai muito além da estética de um sorriso perfeito. A mordida cruzada, o apinhamento e outras situações similares trazem diversos inconvenientes que afetam o dia a dia do paciente. A solução para isso é o uso do aparelho dentário.

Já na infância, é possível detectar se a criança precisa de tratamento ortodôntico. Por isso, os pais devem ficar atentos ao desenvolvimento das arcadas dentárias dos filhos e levá-los ao ortodontista para uma avaliação.

Quer saber como identificar os problemas com o alinhamento dental do seu filho? Então, continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post. Acompanhe!

Como os dentes desalinhados podem prejudicar a qualidade de vida da criança?

Muitas pessoas sofrem desde pequenas com a posição incorreta dos dentes, a começar pela sua vida social. As crianças se sentem inseguras e com vergonha do próprio sorriso, por isso, ficam mais quietas e introspectivas. Já na parte da saúde, os dentes tortos dificultam a higienização bucal adequada, e, com isso, o paciente fica mais propenso a ter cáries (inclusive as ocultas) e gengivites. Além disso, essas condições podem causar dores de cabeça, dificuldades para falar, dormir e mastigar.

Quais são os sinais de que meu filho precisa de um aparelho dentário?

Você sabia que existem sinais invisíveis que apontam para a necessidade do uso do aparelho dentário? Pois é! Muita gente acha que somente dentes com desalinhamento devem fazer tratamento ortodôntico. No entanto, a verdade é que problemas com a musculatura da boca e suas estruturas também devem ser corrigidos com o uso desse recurso aliado à terapia com fonoaudiólogo, como:

  • ter dificuldade para respirar;
  • permanecer o tempo todo com a boca aberta;
  • não se alimentar direito;
  • roncar e babar muito enquanto dorme;
  • chupar o dedo ou mamar na mamadeira.

Falando sobre os sinais visíveis, que são indicativos da necessidade de uso do aparelho dentário, para corrigi-los, temos:

  • mordida aberta (dentes frontais superiores para fora);
  • mordida cruzada (arcada inferior posicionada a frente da superior);
  • apinhamento (dentes muito tortos e encavalados).

Os pais devem ficar atentos a todos esses sintomas e levar os filhos para uma consulta com um especialista, já que todos esses problemas comprometem o bem-estar da criança.

Como o tratamento ortodôntico pode ajudar?

O aparelho ortodôntico movimenta os dentes pouco a pouco para a posição correta. Dessa maneira, o sorriso é corrigido, ficando mais bonito e funcional. A infância é a época ideal para começar esse tratamento, pois a boca ainda não se desenvolveu completamente, e isso facilita o processo.

O uso do aparelho dentário não é feito somente pela beleza do sorriso. Ele trata disfunções bucais e devolve a qualidade de vida do paciente. Sendo assim, se o seu filho apresenta qualquer um dos sinais de que tratamos aqui, não hesite em procurar o dentista e conversar sobre o assunto.

Você conhece os aparelhos estéticos? Eles são do tipo fixo, mas utilizam bráquetes de material transparente, como a safira. Quer saber mais sobre isso? Então, leia o nosso artigo sobre o aparelho safira!